Dicas de Moda e Imagem para Novos Empreendedores

#LookdoDia

amandaAmanda Salomão

Consultora de Moda, Imagem e Estilo. 
@amandasalomaoconsultoria
abeeon.com/amanda.salomao

É  muito comum novos empreendedores terem dúvidas na hora de se vestir. Afinal, abrir o próprio negócio significa dar início a um novo ciclo e deixar para trás algumas condutas e códigos de vestimentas exigidos pelas empresas onde trabalhavam. Acontece que quando falamos sobre a nossa empresa fica difícil ter um traje já preestabelecido e é nesse momento que começam a surgir as interrogações.

Devo me vestir como um executivo do mercado financeiro ou estar mais despojado?

Para encontrar um novo cliente é preciso estar sempre mais formal? E por aí caminham as dúvidas do vestir…

Pensando em vocês, empreendedores, compartilho aqui algumas dicas fundamentais para inspirá-los na escolha do que vestir e na imagem que desejam passar para os seus clientes ao trabalharem em seus próprios empreendimentos.

look do dia

Vejamos:

i. É importante pensarmos no perfil do nosso cliente, ou seja, quem é nosso público-alvo. Quando nos tornamos empreendedores,muitas vezes, somos a personificação da nossa empresa. Então, é importante considerar: meu cliente é intelectual ou mais despojado/informal? Quando respondemos essa pergunta, já resolvemos, por exemplo,se vamos sair de casa com sapatos casuais ou com sapatos mais sociais. É importante adequarmos a nossa aparência com a do nosso consumidor.

ii. Pense no setor de atuação do seu empreendimento. Empresas envolvidas com áreas mais criativas como moda, design e música possuem como perfil o profissional com um apelo fashion grande. Eles estão sempre com alguma informação de moda ou tendência no look. Por outro lado, empresas de finanças, contabilidade e consultoria portam um estilo elegante e mais conservador,sendo assim, é importante ter uma composição de peças com símbolos de uma mensagem mais formal.

iii. Fique atento às regrinhas básicas de higiene e beleza. Não é porque agora você é o dono do seu próprio negócio que deve esquece‑las. Enquanto estiver vestido de“empreendedor” prefira sempre perfume se desodorantes com cheiros suaves, a maquiagem deve ser leve, natural e cobriras imperfeições, não aparentando que você esteja indo para o happy hour no horário de trabalho. Opte pela famosa make nada, é clássica e está sempre em alta.

iv. Sabe aquela peça de roupa que não está mais novinha, com algum fio puxado, com alguma mancha na região da axila, que possui sinais de desgaste ou até mesmo sapatos que estão com algum defeito? Eles podem passar uma imagem de desleixo, de uma pessoa que não leva as coisas muito a sério. Lembre-se: você deve cuidar da marca da sua empresa e da sua marca pessoal, ambas estão ligadas.

v. Use inspirações para montar seus looks empreendedores. As mídias sociais estão recheadas de conteúdo #lookdodia. Vale apena procurar aquela empreendedora que combina com você e com o seu negócio para conseguir várias amostras de conjuntos que você pode fazer no seu guarda-roupa.

vi. Por último, e muito importante, antes de sair de casa olhe-se no espelho e tente enxergar o que você acha que as pessoas perceberiam. Estou de acordo com a mensagem que construí para o meu negócio e para mim? Se sim, é só sair de casa confiante e empreender com sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios