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Para Otávio Lippi, ramo da Beleza exige Honestidade e pés no Chão

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Cabeleireiro de 26 anos foi inspirado pelo tio para seguir a profissão e hoje já é proprietário de um salão de sucesso em Ribeirão Preto

Logo que se formou no Ensino Médio, Otávio Lippi, 26 anos, não imaginava a reviravolta que sua vida daria nos próximos anos. Por gostar muito de jogos e de ficar no computador, ele resolveu fazer um curso técnico em Informática pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Ribeirão Preto (SP). Depois de formado, começou a trabalhar como motoboy no Platino, salão de beleza do tio, Gilson Julio.

O dia a dia intenso do lugar e o entra e sai de clientes satisfeitas com as mudanças no visual “viraram uma chave” na cabeça de Otávio. “Eu ficava observando os profissionais que trabalhavam no salão e comecei a me interessar pelo o que eles faziam. Todos foram muito receptivos comigo também e passaram a me ensinar”, lembra.

O jovem aprendiz da época resolveu correr atrás do seu novo objetivo e se matriculou na Ondina Beauty Academy, tradicional escola de formação profissional da região. Esse foi só o primeiro de muitos cursos que viriam pela frente. Atualmente, Otávio é formado pela Academia Vidal Sassoon de Londres, no Reino Unido, e já estudou técnicas e tendências na Alemanha e em Nova York (EUA). “O mercado da beleza é muito dinâmico, sempre surgem novidades e, para manter um bom atendimento, temos que nos atualizar”, afirma.

Recomeços

Até chegar a ser sócio do seu próprio salão – o Indoor Cabeleireiros – Otávio conta que passou por vários recomeços na carreira. Entre os seus 18 e 20 anos, foi assistente no estabelecimento do tio, depois chegou a ir para Jaboticabal em uma unidade do Platino que abriu na cidade. Então, voltou para Ribeirão Preto e começou a trabalhar como cabeleireiro na unidade Luminus/Platino do Shopping Santa Úrsula.

“Fiquei um pouco mais de um ano nesse emprego e depois fui trabalhar no salão de um amigo do meu tio, o Fernando Martinelli, chamado Style Cabeleireiros. Lá, comecei tudo de novo, conquistando meu espaço passo a passo”, diz. Tanta mudança valeu a pena. “Aprendi muito nesse meio tempo e consegui amadurecer como profissional, mas sempre mantive o pé no chão”, completa.

Indoor Cabeleireiros

Há três anos, nasceu o Indoor, marca criada por Otávio, junto com o tio, Gilson, e o ex-chefe, Fernando. “Temos técnicas distintas e conhecimentos complementares, o que nos permite atender às expectativas de um público bem diversificado, de todas as idades. Também procuramos estar sempre alinhados com as tendências desse mundo globalizado que vivemos hoje”, afirma.

Otávio é conhecido no meio onde atua principalmente por seu trabalho em criar mechas naturais nas clientes. “Valorizo muito a honestidade e a saúde dos cabelos. Se a cliente quer uma cor que não cairá bem ou que vá prejudicar os fios, eu a oriento e não faço. Esse tipo de relação de confiança é extremamente importante na minha área, afinal, estamos mexendo com a autoestima da mulher”, destaca. Suas principais inspirações no Brasil são os profissionais Renato Fuzz, hair stylist reconhecido internacionalmente e que atua em Santa Catarina, e Romeu Felipe, especialista em loiros e responsável pelos cabelos de celebridades como Sasha, Thássia Naves e Yasmin Brunet. Ambos são embaixadores da Wella, marca que Otávio também representa.

Desafios

Para Otávio, os maiores desafios da profissão são conseguir entender o que a cliente quer e atender suas expectativas respeitando a saúde dos cabelos e o visual que combina com cada pessoa. “Para isso, procuro escutar atentamente e sempre ser honesto e transparente. Foi o que aprendi com esses anos de profissão”, ressalta.

Apesar de jovem, o cabeleireiro já conseguiu construir uma carreira de sucesso e sabe o que quer para o futuro. “Temos planos de expansão da empresa, que colocaremos em prática no ano que vem. Acredito que ainda há muito espaço para crescer no mercado de beleza, basta ser qualificado e se manter atualizado”, conclui.

Por Mariana Pacheco

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