Queima de Estoque em Tempos de Vendas Aquecidas

mariela.fw


Mariela Passalacqua
@namarimultibrand 
Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM, trabalhou cinco anos na área de Marketing do Itaú Unibanco. Possui uma loja de roupas multimarcas no Iguatemi Ribeirão Preto há cinco anos.

Impossível falar de varejo no mês de novembro sem falar de Black Friday, bem como as grandes liquidações que acontecem no mês de janeiro. Esses assuntos que dominam quase todas as rodas de conversa e, muitas vezes, tira o sono, tanto de vendedores quanto de lojistas, por serem meses de vendas aquecidas.

Eu, particularmente, ADORO, especialmente a Black Friday. Gosto da movimentação, de receber clientes novas, da bagunça, de trabalhar trinta e seis horas em apenas três dias. Acho um evento super válido para dar um bom giro no estoque e renovar a loja para as compras de dezembro.

O pulo do gato em datas de queima de estoque como estas, é ter disposição para montar a loja apenas para a ação, e depois, ainda montar uma loja quase nova para o restante do ano. Haja trabalho, mas acredite em mim, depois que organizei e coloquei em prática essa logística, meus lucros melhoraram.

Loja arrumada e produtos separados, agora é hora de definir os descontos. O que eu mais escuto dos clientes é que nos Estados Unidos (país que deu origem à data Black Friday) os descontos são incríveis e no Brasil a ação é muito morna. Eu sempre sou muito sincera, e afirmo que não se pode comparar os dois países, pois os custos de operação no

Brasil são infinitamente mais caros, que inviabiliza para os lojistas praticarem descontos mais agressivos, sem que isso tenha impacto negativo no caixa da loja. De um modo geral, clientes fidelizados dificilmente irão à sua loja para a Black Friday, ou em qualquer outro período de liquidação.

Estes gostam de novidade, exclusividade e preferem uma venda trabalhada, com um vendedor focado especialmente em atendê-lo. Nestes casos, faça um check list com a equipe focada nos seus clientes fiéis, observe se alguma peça favorita de algum cliente estará com desconto, assim é possível oferecê-la de maneira especial, até um dia antes da liquidação.

Não perca o foco dos clientes novos, aqueles que estão apenas passando ou até buscando ofertas na concorrência. Para isso, uma vitrine atrativa fará toda a diferença, tanto na loja física quanto nas redes sociais. Em épocas de liquidações, o cliente é bombardeado com ofertas por todos os lados, então se você não inovar na comunicação, vai acabar passando batido.

Em anos de vacas magras, todo desconto é bem-vindo. Se está em busca de descontos, treine seu olho para garantir as melhores ofertas, opte sempre por produtos que você irá utilizar a longo prazo e não compre nada só por estar barato. Selecione as suas lojas de interesse antes de sair de casa feito um maluco, programe o roteiro e faça dessas datas uma experiência gostosa e não apenas um dia cheio de caos e filas.

Aproveite as promoções e boas compras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios