fbpx

Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto ganha destaque em guia Where to Drink Beer

Walfänger é uma das quatro cervejarias brasileiras listadas em guia mundial.
Foto: Rafael Cautella

Livro indica mais de 1.600 estabelecimentos do mundo que merecem ser visitados; Walfänger é uma das quatro cervejarias brasileiras listadas

O Polo Cervejeiro, que faz parte do programa Empreender da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, está representado no guia Where to Drink Beer (Onde beber cerveja) pela Walfänger. A cervejaria é uma das quatro brasileiras destacadas no manual, publicado em inglês, que indica os melhores lugares para o consumo de cerveja em mais de 1.600 estabelecimentos de 70 países.

“Ribeirão Preto tem ganhando cada vez mais destaque com o mercado de cervejas artesanais. A criação do Polo Cervejeiro, em 2015, foi justamente para promover a cultura cervejeira na cidade, fortalecendo sua identidade, além do associativismo e a união destas empresas”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP.

O autor do guia, Jeppe Jarnit-Bjergso, respeitado em todo mundo pelo seu conhecimento sobre cervejas artesanais e cervejarias globais, entrevistou especialistas de diversos países para criar um guia cervejeiro completo e diversificado. No Brasil, dos 14 locais indicados, apenas quatro são cervejarias, os demais são bares.

No manual, a Cervejaria Walfänger foi recomendada pelo jornalista Roberto Fonseca, profissional reconhecido no mundo cervejeiro, que escreve sobre a bebida desde 2006.

“Para nós é uma satisfação imensa essa indicação, pois temos vários prêmios que reconhecem a qualidade de nossas cervejas e, agora, fomos valorizados por esse ambiente que criamos em Bonfim Paulista, que já se tornou uma atração turística da região”, afirma Augusto Balieiro, membro do Polo Cervejeiro e sócio-fundador da Walfänger.

Polo Cervejeiro – O Núcleo Setorial das Cervejarias, conhecido como Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, foi fundado em 11 de novembro de 2015, com o principal objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor no município e na região. Seis cervejarias artesanais fazem parte do grupo: Invicta, Lund, Pratinha, SP330, Walfänger e Weird Barrel.

Programa Empreender – Implantando na ACIRP em 2002, em parceria com o Sebrae Ribeirão Preto, o Empreender reúne periodicamente grupos de empresários, sejam eles de um mesmo segmento ou multissetoriais, para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas, sempre orientados por um consultor da Associação.

Cervejaria Walfänger – Inaugurada em junho de 2015, em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto (SP), a Cervejaria Walfänger produz cervejas artesanais de acordo com a escola germânica, que tem como base a Lei de Pureza Alemã (Reinheitsgebot), de 1516, na qual só é permitida a utilização de água, malte, lúpulo e levedura.
Em Bonfim Paulista, a cervejaria comporta uma fábrica com capacidade de produção de 60 mil litros/mês, além de um brewpub e um Biergarten (ambiente ao ar livre em meio a um jardim) minuciosamente decorados para proporcionar uma ambientação atrativa para a degustação das cervejas especiais e harmonização com os pratos que misturam as cozinhas alemã e brasileira oferecidos pela casa.
A cervejaria também está no RibeirãoShopping, com sua primeira unidade no formato de quiosque, localizado em frente ao Centro de Eventos.

Por Jacqueline Pioli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.