fbpx

Etiqueta e Negócios

#Etiqueta&Negócios

Andréa StaciariniAndréa Staciarini

Consultora de Etiqueta. 
@mesaetiqueta
abeeon.com/mesaetiqueta

Tudo tornou-se tão dinâmico nas relações interpessoais e de negócios nas últimas décadas que a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos também se transformou. Hoje não é mais um escândalo quebrar um protocolo quando se é um chefe de Estado, pelo contrário, quando a corte inglesa festejou o casamento de um príncipe com uma pessoa sem títulos de nobreza e vinda do povo (o Príncipe Harry e a atriz Megan) a quebra de protocolos e costumes foi muito aplaudida em todo o mundo, como exemplo de legitimidade de seus governantes e uma demonstração de conexão com mundo atual. Entretanto, faltar com a etiqueta pode tumultuar e até causar rompimento nas relações de modo geral.

Um protocolo quebrado é a transformação de um paradigma em nova forma de agir, convenientemente ajustada aos moldes da sociedade. Já a etiqueta, por ter na sua essência a gentileza no trato, precisa ser muito observada, pois sua ruptura abrupta incorre na deselegante falta de bom senso e desrespeito.

FOTO Andréa.jpg
Andréa Staciarini (Foto Rafael Cautella)

Um protocolo quebrado é a transformação de um paradigma em nova forma de agir, convenientemente ajustada aos moldes da sociedade. Já a etiqueta, por ter na sua essência a gentileza no trato, precisa ser muito observada, pois sua ruptura abrupta incorre na deselegante falta de bom senso e desrespeito.
Por estarmos em um século onde o conhecimento é amplamente acessível, via mídias sociais, internet e demais meios de comunicação, a etiqueta tem voltado à baila, como ferramenta fundamental de trabalho e convivência entre pessoas, empresas e até Estados.

É pelo fortalecimento das relações que conflitos são solucionados e grandes negócios celebrados. A imprensa noticiou com grande comemoração o episódio do aperto de mãos entre Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos e Kin Jong-un, líder da Coréia do Norte que, antes desse simbólico ato, trocavam ameaças públicas. No mundo corporativo, cada vez mais, empresas investem em cursos para seus líderes, gestores e executivos, reconhecendo a importância da etiqueta no mundo empresarial.

Se pudéssemos resumir todas as regras de etiqueta em uma única palavra, esta seria gentileza. Sem dúvida gentileza e bom senso norteiam o comportamento das pessoas que deixam sua marca pessoal positiva em qualquer situação empresarial. Podemos facilmente listar algumas regras básicas a serem observadas tanto por empresários, colaboradores e empreendedores, para a garantia do sucesso!

  • Ser gentil

    Cumprimentar, conversar, agradecer, apresentar sugestões sempre tratando de maneira igual a equipe, o chefe, os clientes e até mesmo empre-sas concorrentes.

  • Saber apresentar sua ideia

    Ser gentil não é ser submisso, ou apagado. Você pode e deve brilhar por ter soluções de bom embasamento e isso exige a coragem de expor o que pensa. Entretanto, atente para a relevância da sua fala dentro do contexto e tenha tato para não parecer arrogante.

  • Discordar com diplomacia

    A ideia de uma reunião entre pessoas da empresa é construir o conhecimento de um grupo, por isso apresente seu ponto de vista com intuito cooperativo de acrescentar e não para polemizar ou chamar atenção.

  • Não explodir

    Não importa se você bateu o seu carro, se sua sogra chegou de férias na sua casa, ou colocaram sal ao invés de açúcar no café. Respire fundo: nada de birras, crises de choro e excesso de reclamações, explosões são falta de etiqueta.

  • Vestir-se sem desleixo

    Roupas impróprias ao perfil da empresa, paletó amarrotado, camisa suja e cara de ressaca sempre passarão a impressão de que você tem dificulda-des de cuidar de si mesmo. Além de ser uma des-cortesia com a empresa que você representa ou atende.

  • Ser pontual

    Trabalho é trabalho e mesmo que seja um almoço fora da empresa, não deixe o outro esperando, principalmente se você for o maior interessado nesta negociação.

  • Ter bom senso

    Se gentileza é a primeira regra de etiqueta, bom senso coroa todas as demais. Bom senso no com-portamento evita situações constrangedoras o tempo todo e isso vai desde o excesso de intimidade forçada, até a seriedade constrangedora. Como disse Aristóteles…”a virtude está no meio” então, não convém exagerar.

Bons negócios!

2 thoughts on “Etiqueta e Negócios

  • 25/04/2019 em 13:31
    Permalink

    Perfeita abordagem do assunto! Que possamos sempre lembrar a importância da gentileza, da educação e dos protocolos!

  • 21/02/2019 em 08:52
    Permalink

    Andréa Staciarini é perfeita na condução do tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.