Brilhe na sua praia, a Bíblia da Garota Negra

Yomi Adegoke e Elizabeth Uviebinené

“Dê o dobro de si no trabalho para que a considerem metade tão boa quanto as brancas – esse foi um ditado com o qual cresci, assim como a maioria das mulheres negras. Porém, isso começou a me afetar em termos mais pessoais, de fato, apenas quando eu estava com vinte e poucos anos e comecei a vivenciar mais o mundo”, Elizabeth Uviebinené. “Mulheres negras são fortes por necessidade, não por natureza. Essa força nos permite prosperar apesar de todos os pesares, encontrar a beleza em nós mesmas em um mundo que diz que não somos nada bonitas – e ocupamos espaços que nunca foram criados conosco em mente”, Yomi Adegoke.

São Paulo, março de 2019 – Brilhe na sua praiaé o fruto de uma inquietação ambientada entre a exasperação e o otimismo de duas garotas negras inglesas. Na obra, as jovens Yomi Adegoke e Elizabeth Uviebinené assumiram o desafio de entrevistar 39 das mais pioneiras mulheres negras na Grã-Bretanha para contar o curso de desenvolvimento pessoal de cada uma delas. O resultado é um sucesso editorial no Reino Unido, que traz depoimentos de mulheres bem-sucedidas como Amma Asante, atriz, roteirista e diretora premiada com o BAFTA de Cinema; Vanessa Kingori, diretora de redação da British Vogue; e Denise Lewis, medalha de ouro na Olímpiada de Sidney, em 2000, no heptatlo. Lançado pela Primavera Editorial, o livro aborda uma questão que tem inspirado o trabalho da Primavera Editorial: representatividade feminina.

Segundo Yomi, jornalista e uma das autoras, as mulheres negras fazem muito sucesso e, atualmente, estão criando um verdadeiro tsunami feminista. “No livro, destacamos a atuação de mulheres que se parecem conosco, crescem em lugares semelhantes, falam como nós e inovam em todos os setores da sociedade”, salienta. Da educação ao namoro, o livro inspira ao trazer relatos honestos que celebram os avanços das mulheres negras. Ao mesmo tempo, traz conselhos práticos para as mulheres que querem fazer o mesmo e criar um futuro melhor e visível. 

Educação, Trabalho, Avançando, Representatividade, Namoro e Saúde são temas dos capítulos, que foram construídos a partir de entrevistas, pesquisas, reflexões e análises de mulheres negras que são pioneiras em suas respectivas áreas e seguem jornadas inspiradoras. No prefácio, assinado pela doutora Karen Blackett OBE, ela salienta que se trata de um livro que conta a história de luta, resiliência e realização. “Eu acredito firmemente que seja preciso vermos algo para sermos algo. Não é de se admirar que meu conselheiro vocacional, anos atrás, achasse que o futuro que eu tinha pela frente era ser enfermeira ou professora. Ele não conseguia ver nada mais além disso para uma jovem negra das Antilhas. Modelos exemplares de mulheres negras simplesmente não eram tão visíveis na época para inspirar nem a ele nem a mim”, afirma a CEO da MediaCom.

Segundo Larissa Caldin, publisher da Primavera Editorial, a opção por um projeto gráfico similar ao original foi uma escolha baseada na proposta de manter a inspiração das autoras, permeando todos os detalhes da versão nacional. “O título Brilhe na sua Praiatambém tem esse objetivo de manter o propósito de ser uma obra inspiradora para mulheres negras de todas as idades. Essa narrativa também está presente nas redes sociais das autoras, que trazem muitos conteúdos que estimulam a reflexão e insights sobre a condição feminina na sociedade contemporânea, sobretudo no que se refere às  mulheres negras”, conta Larissa.  

TRECHOS DO LIVRO |

Página 26

“(…) Se mulheres brancas temem o teto de vidro, mulheres negras temem uma casa de vidro aparentemente impenetrável. Estamos bloqueadas por todos os lados e existe pouco ou nada na literatura que nos ofereça conselhos sobre como deveríamos continuar lutando apesar das dificuldades.”

Página 31

“(…) Até mesmo hoje em dia, quando entro em um táxi e alguém diz ‘Com o que você trabalha?’ e eu digo ‘Sou cientista espacial’, a pessoa olha duas vezes para mim. ‘Como você é cientista espacial? Isso não faz sentido’. Sou mulher e negra”, dra. Maggie Aderin-Pocock.

Página 36

“(…) Quando crianças negras entram no sistema escolar com cinco anos, elas têm um desempenho tão bom quanto o de crianças brancas e asiáticas em testes de alfabetização e habilidades matemáticas. Seus resultados são amplamente alinhados com a média do Reino Unido, com taxas de alfabetização em 67% e habilidades matemáticas em 75%, em comparação às médias nacionais de 69% e 76%, respectivamente. No entanto, quando entram na escola secundária com onze anos, o rendimento de alunos negros fica para trás.”


FICHA TÉCNICA |

Não ficção | Entrevistas

ISBN:978-85-5578-079-0

Páginas:454

Tradutora:Ana Duarte

Preço sugerido:R$ 44,90

SOBRE AS AUTORAS |

Yomi Adegoke

Jornalista premiada e escritora no The Pool, Yomi Adegoke escreve sobre raça, feminismo, cultura popular e a interrelação com classe social e política. Fundadora, em 2013, do Birthday Magazine – publicação voltada para adolescentes negras – a jornalista britânica foi listada pela The Dots como uma das 200 mulheres que redefinem a indústria criativa.

Elizabeth Uviebinené

Profissional de Marketing premiada, Elizabeth Uviebinené foi reconhecida, pela The Dots, como uma das mulheres que está definindo a indústria criativa no Reino Unido. A londrina recebeu um Rising Star pela atuação na indústria de Relações Públicas, Comunicação e Marketing, concedido pela WeAreTheCity.

IMPRENSA INGLESA |

The Guardian https://www.theguardian.com/books/2018/jun/24/black-girl-woman-bible-elizabeth-uviebinene-yomi-adegoke-slay-your-lane 

The Time https://www.thetimes.co.uk/article/young-black-and-female-race-relations-in-modern-britain-tlhs8xsd5

SOBRE A EDITORA |A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. www.primaveraeditorial.com

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Batênia Lins | Frida Luna Boutique de Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br

Anúncios