fbpx

Instituições disponibilizam Informações e Cursos Gratuitos em Plataformas Itinerantes

Foto arquivo Sebrae

O futuro empreendedor pode tirar suas dúvidas sobre investir no próprio negócio e ainda se aprimorar com formação profissional e cidadã.

Para quem quer empreender ou se profissionalizar é sempre importante se informar e aperfeiçoar os conhecimentos. Existem instituições que oferecem uma maneira especial de se preparar para o mercado de trabalho e de forma gratuita.

Um exemplo, é o Sebrae Móvel, um escritório sobre rodas, feito especialmente para receber o público, em uma van equipada com computadores, internet e cartilhas com informações para quem quer investir em um pequeno negócio. Para Luciana Maria Leal, analista de negócios do Sebrae-SP, o atendimento presencial personalizado faz toda a diferença. “O objetivo é fazer contato direto com os empreendedores, orientar quanto a questões do dia a dia da pequena empresa e incentivar melhorias nos resultados dos empreendimentos.

Durante o serviço a pessoa também recebe informativos sobre finanças, marketing, administração, inovação, empreendedorismo, planejamento e a agenda mensal das ações do Sebrae-SP”.

A presença do Sebrae Móvel facilita o acesso a esse tipo de informação e é instalado em pontos de grande fluxo de pessoas. “É um canal direto para empreendedores e futuros empreendedores, que podem tirar suas dúvidas a partir do atendimento de analistas da entidade. Muitos não conseguem se deslocar até o Escritório Regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto ou até os canais do Sebrae Aqui”.

A oportunidade também é para quem já é Microempreendedor Individual (MEI). “ Lá receberão orientações para fazer o envio da Declaração Anual, que tem o prazo até o dia 31 de maio. O procedimento é obrigatório para que a empresa continue prestando serviços sem restrições”, completa.

Segundo a analista de negócios, em 2019 foram realizados, entre janeiro e março, aproximadamente 12,5 mil atendimentos neste canal, no Estado de São Paulo. Na região de Ribeirão Preto, que contém 27 cidades, foram 468 atendimentos, sendo 338 para futuros empreendedores e 130 para empreendedores já formalizados. O Escritório de Ribeirão Preto tem esse tipo de serviço duas semanas por mês. E durante os dias 8 a 12 de abril (segunda a sexta-feira) o Sebrae Móvel estará nas cidades de Santa Rosa do Viterbo, Guariba, Barrinha, Serrana e na sexta-feira estará no Poupa Tempo, localizado na Avenida Kennedy, 1500.

Essa assistência também acontece em outros locais, como bairros mais distantes, eventos e através de parcerias. Luciana explica o que é preciso para participar do atendimento. “Para esta ação não é necessário fazer inscrições antecipadas, basta ir até o Sebrae Móvel munido da documentação pessoal e/ou o CNPJ da empresa”. Para mais informações o interessado pode enviar um e-mail para lucianaml@sebrae.com.br.

Cursos Profissionalizantes
Seguindo esse exemplo, para quem tem interesse em se especializar e aprender mais, outra opção de serviço, que também leva informação gratuita para o público é o Expresso do Instituto Sicoob, que estará em Ribeirão Preto, nos dias 17 e 18 de abril. Uma plataforma itinerante de formação profissional e cidadã, instalada em um ônibus que foi adaptado para tornar-se uma estrutura móvel de ensino, que contém computadores, televisores, notebooks, impressoras, mesas e assentos.

O programa oferecido permite que os alunos tenham acesso a 53 cursos profissionalizantes em diversas áreas, como: A arte de falar bem em público, Administração de conflitos nas empresas, Aprenda a administrar seu tempo, Assistente administrativo, Atitude empreendedora, Como conquistar seu emprego, Como fidelizar clientes, Como vender com excelência, Comunicação empresarial, Educação cooperativista, Etiqueta profissional, Hotelaria, Introdução à informática, entre outros. Todos serão são ministrados pela modalidade EAD.

O atendimento capacita o público para a conquista do primeiro emprego ou o aprimoramento de conhecimentos e habilidades pessoais e organizacionais. Com temas variados, os cursos têm duração de quatro horas e são destinados para pessoas a partir de 14 anos. Serão três turmas com 20 vagas cada. A primeira turma será no dia 17 de abril, das 14h às 18h, a segunda e terceira, no dia 18 de abril, das 9h às 13h e das 14h às 18h, respectivamente. As inscrições vão até o dia 10 de abril e devem ser feitas através do link: http://bit.ly/cursoinstitutosicoob.


Por Mari Nabor