Uma Receita de Força de Vontade e Bons Resultados

Leo Santos
Leo Santos – Foto divulgação

“Não foi promessa, nada disso, apenas me impus um desafio. Depois de milhões de tentativas de emagrecer, pela primeira vez achei uma dieta que realmente funcionava para mim.”

Após participar do Masterchef Brasil, o chef Leo Santos conta como conseguiu perder 80 quilos em um ano e mudar completamente o seu estilo de vida

Réveillon de 2018, Leonardo dos Santos, hoje com 24 anos, acordou no dia 1º de janeiro e fez aquela tradicional resolução de ano novo: “VOU EMAGRECER.” Dito e feito! Um ano depois, lá se foram 80 quilos, e o jovem passou dos antigos 174 kg na balança para os atuais 96 kg. Em resumo, é esta a história do chef Leo Santos, de Ribeirão Preto-SP, após sua participação na quarta temporada do programa MasterChef Brasil para amadores, da TV Band, em 2017.

“Não foi promessa, nada disso, apenas me impus um desafio. Depois de milhões de tentativas de emagrecer, pela primeira vez achei uma dieta que realmente funcionava para mim. Assim, fui pesquisando mais sobre os ingredientes possíveis na alimentação low carb e, sem um objetivo definido, fui fazendo esta dieta mês a mês, postando os resultados nas redes sociais e isso foi dando certo”, revela o chef qual foi a receita que utilizou para perder peso.

Com as postagens na Internet, Leo ajudou outras pessoas que também desejavam perder peso. “Acabei virando referência”, reconhece.

Depois de um ano intenso de restrições alimentares e prática regular de atividades físicas, hoje o chef Leo não segue as dietas low ou zero carb. “A restrição total de carboidratos também não é algo muito legal. Após oito meses de dieta, comecei a praticar com mais potência os exercícios físicos e a ter o acompanhamento de um nutricionista. Hoje já não perco mais peso, esta questão está estabilizada, mas continuo perdendo gordura e ganhando massa magra”, comemora.

Bullying

Mas nem sempre o chef Leo esteve assim, tão bem com a balança e com a paz interior. No auge de seus 174 kg, aparecendo na televisão, preparando seus pratos em rede nacional, ele conta que chegou a sofrer muito bullying, nas redes sociais e até nos bastidores do programa. “Na TV você está muito exposto. As pessoas pensam que isso lhes dá o direito de fazer críticas só por fazer, e não é bem assim”, avalia.

Sem saber, aqueles que o criticavam nas redes lhe forneciam combustível para seguir em frente. “De maneira alguma eu comecei a dieta por conta disso, mas toda vez que pensava em desistir, revisitava aqueles comentários, lembrava das coisas que ouvi e, assim, ganhava mais e mais motivação”, revela.

Trajetória

Leo Santos cursou dois semestres de Ciência da Computação antes de se formar em Publicidade e Propaganda pela Unip, em Ribeirão Preto, onde ainda mora. “Vivo entre Ribeirão e São Paulo, mas logo que possível pretendo mudar para a capital”, diz.

Trabalhou em lojas de telefonia e na Livraria Saraiva, primeiro no setor de TI e, depois, na seção dos livros de culinária. “Eu sempre gostei de gastronomia e ali pude ter acesso a um conteúdo mais técnico, uma vez que ficava com os livros o tempo todo e tinha que saber um pouco mais sobre o assunto para ajudar os clientes”.

Após a participação no MasterChef, a rotina profissional de Leo é totalmente outra. Hoje ele trabalha exclusivamente com gastronomia ou publicidade ligada ao tema. “A gastronomia é um ramo difícil, muito concorrido, e claro que o programa me abriu muitas portas”, comemora.

Chef Leo dá aulas de gastronomia para crianças e adultos, presta consultoria para elaboração de menus de restaurantes, realiza workshops e atua como personal chef para grupos de 10 a 15 pessoas, em jantares exclusivos. “Eu sou apaixonado e pesquiso muito sobre gastronomia brasileira contemporânea, e também confeitaria. São as duas áreas em que atuo mais, com mais propriedade e segurança”, diz.

Outra atividade de Leo é a de chef em casa. “Elaboro o cardápio junto ao cliente. No dia de seu evento, vou com a equipe, cozinhamos, servimos, o cliente fica feliz, a gente lava a louça e vai embora!”, explica.

Futuro

Depois da participação no programa e do sucesso com a dieta, Leo diz que não traça planos muito objetivos, que prefere deixar as coisas acontecerem. Mas reconhece que tem dois desejos: “Quero abrir meu próprio restaurante e também estagiar com grandes chefs que ainda não tive a oportunidade de trabalhar, apesar de já ter tido o prazer de desenvolver trabalhos com Ivan Ralston, Bel Coelho e Erick Jacquin, por exemplo”, finaliza.

Leo Santos
Leo Santos – Foto divulgação

‘Para perder peso, sinta-se na Idade Média’

O chef Leo Santos diz que perder peso de maneira saudável não é nada complicado, pelo contrário, é algo muito simples. “Você tem que cortar os alimentos industrializados e focar nos orgânicos. Costumo dizer que você tem que esquecer que está no século 21 e, toda vez que for comer alguma coisa, sentir-se como alguém que vivia na Idade Média. Pense na natureza e em produtos que não tiveram que passar por processos industriais. Se quer emagrecer com saúde, esqueça tudo o que vem em latas, em pacotes, que tenha código de barras”, aconselha o chef.

Outros conselhos de Leo Santos estão no e-book “Cozinha Pensada”, que lançou um ano após iniciar sua dieta low carb. Na publicação, ele dá receitas de pratos sem carboidratos e conta histórias dos bastidores do MasterChef. “O livro foi um sucesso e, nas primeiras 24 horas, bateu todas as metas de vendas para todo o mês de janeiro, tanto que já estamos preparando uma segunda edição para ser lançada no segundo semestre deste ano, com novas receitas, outras histórias do programa e fatos sobre minha nova rotina profissional”, planeja.

Por Angelo Davanço

Anúncios