Com vendas em Alta no setor, Agrishow chega com Boa Expectativa

Comercialização de máquinas e implementos agrícolas deve alcançar crescimento de 10,9% em 2019. Presidente da feira fala dos desafios em realizar o evento
Maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, a Agrishow 2019 já está em contagem regressiva. O evento será realizado entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
A feira reúne, anualmente, soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como palco dos lançamentos das principais tendências para o agronegócio.
Para esta edição do evento, realizado há 25 anos, a expectativa é alta, uma vez que a comercialização de máquinas e implementos agrícolas deve alcançar um crescimento de 10,9% em 2019, segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Essa tendência de um novo aumento nas vendas do segmento retrata a pujança do agronegócio brasileiro e a boa capitalização dos produtores rurais e agricultores. “Temos uma expectativa muito boa para a economia do campo. Temos o plano safra, que se inicia em 1º de julho, com os recursos já no fi m e os diálogos iniciados com a ministra Tereza Cristina (Agricultura) para sua suplementação e também para já construirmos o próximo plano safra”, avalia o presidente da Agrishow 2019, Francisco Matturro (leia entrevista ao lado).
Neste cenário otimista, a 26ª edição da Agrishow deve contar com a participação de mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais e reunir mais de 150 mil visitantes qualificados, do Brasil e de outros 70 países, em 520 mil metros quadrados de área. No ano passado, a feira gerou um volume de negócios da ordem de R$ 2,7 bilhões.

Desafios Existem para serem Superados
A revista Abeeon Empreende conversou com o presidente
da Agrishow 2019, Francisco Matturro, sobre
como é organizar a maior feira de tecnologia agrícola
do Brasil. Confira:
Empreende – Quais os principais desafios em organizar
uma feira desse porte?
Francisco Matturro – Os desafios são gigantes, mas
a equipe por trás da feira também é grande. São cinco
mil pessoas envolvidas na montagem e desmontagem
do evento. Outras cinco mil pessoas entram em
ação nos dias de realização. Ao longo dos anos, a
feira foi ganhando corpo e infraestrutura, e os desafios são inúmeros. Mas não há desafio algum que não
possa ser superado. São cinco dias de Agrishow e o
trabalho para ela acontecer não para um dia sequer.
Termina uma feira e já temos todo o planejamento
definido para ela acontecer no próximo ano.
Empreende – Por outro lado, quais as principais
motivações para a Agrishow acontecer?
Francisco Matturro – O principal é o conceito básico que acompanha a feira desde quando ela nasceu.
Desde o seu início, não queríamos mais o que
havia no passado, com cantor sertanejo, circo, parque
de diversões. Queríamos uma feira realmente de
negócios, que funcionasse de segunda a sexta, em
horário de expediente. Outro fator que nos motiva é
a localização espetacular da feira, uma área praticamente
no centro do Estado de São Paulo, uma região
com grandes rodovias, aeroporto, acesso facilitado,
em uma cidade com 700 mil habitantes e um entorno
com várias opções de hospedagem.
Empreende – Quais os principais conselhos que o
senhor poderia dar aos empreendedores rurais?
Francisco Matturro – Seria muita pretensão minha aconselhar grandes agricultores, cada vez mais profissionais e preparados, bem como os pequenos,
que têm nas grandes cooperativas a oportunidade
de suprir aquilo que eles, por uma razão ou outra,
não são capazes de fazer, mas se há um conselho que
serve para todos é este: Busquem melhorar seus processos
de gestão, tratem o campo como um negócio
que ele realmente é e, principalmente, fiquem atentos
e atualizados às questões ligadas à conectividade.
Este é hoje o principal
ponto que vai
definir as despesas
e as receitas do seu
negócio. (Entrevista a
Angelo Davanço).
Arena de Inovação
Nesta edição, a Agrishow fortalecerá o espaço destinado às startups, chamada de Arena de Inovação. Serão dez startups ligadas ao agronegócio e voltadas à conectividade no campo, que apresentarão soluções inovadoras e importantes para o segmento. “Isso é fundamental, pois no Brasil é realidade a conectividade embarcada em equipamentos como tratores, colheitadeiras e pulverizadores. As startups são fundamentais na criação de aplicações que facilitem essa comunicação e agreguem valor aos equipamentos, ao processo e ao próprio negócio”, diz Matturro.
Outras atrações do evento serão a Arena de Demonstrações de Campo, com uma nova área de plantio e tratos culturais de hortifrúti, coordenada pela Coopercitrus, além da demonstração de outras tecnologias; a Arena de Conhecimento, palco de apresentações de novas tecnologias, conhecimento e tendências, com conteúdo relevante para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo e a Arena do Produtor Artesanal, que vai reunir a cadeia de produção de alguns segmentos, ressaltando o valor agregado do produto final.
A Agrishow 2019 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB), e é organizada pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa.