Dez Dicas para Economizar muito em suas Viagens
#ViajarFazBem
Casal Nômade Jair Rebello e Nayara Rebello Viajantes Profissionais @casal.nomade casalnomade.com
Todo mundo ama viajar, mas para muita gente isso pode parecer inacessível. Independentemente se o destino é para perto ou longe, por muito ou pouco tempo, sempre é possível economizar tomando algumas atitudes antes e durante a viagem.
Pensando nisso, fizemos uma seleção de 10 dicas muito úteis para economizar nas suas próximas viagens, incluindo hospedagem, deslocamento, alimentação e passeios.
Hospedagem
1- Escolha hostels ou Airbnb:
Muitas pessoas ainda têm certo receio de se hospedar em quartos compartilhados em hostels, mas hoje em dia há muitas opções seguras e confortáveis que cobram bem menos do que um hotel convencional. Se você está viajando em grupo, pode até mesmo reservar quartos inteiros e compartilhar com quem está com você.
Outra opção que pode ser mais econômica é usar o Airbnb, que é uma plataforma que une pessoas que oferecem quartos em suas casas, ou alugam a casa inteira, por preços mais acessíveis que hotéis. Já chegamos a economizar 75% do custo da hospedagem usando o aplicativo.
2- Passe pernoites “em trânsito”:
Comprar voos e passagens noturnas de ônibus é uma forma simples de economizar e poucas pessoas se ligam nisso. Assim, você economiza um pernoite, e isso já é uma baita ajuda, principalmente quando vai conhecer vários lugares em uma mesma viagem.
3- Troque serviços por hospedagem:
Desde ajudar na recepção de um hostel até atuar como voluntário em projetos sociais, há várias opções para economizar com a hospedagem, você só precisa descobrir qual combina mais com você. Existem algumas plataformas que facilitam esse processo, e as mais utilizadas atualmente são a Workaway e a Worldpackers.
Deslocamento
4- Use buscadores de passagens baratas:
Muitas vezes, perdemos ótimas promoções por não checar buscadores de passagens mais baratas. Para esses tipos de site, vale muito a pena baixar os aplicativos e deixar as notificações ativas, para não perder nenhuma promoção. Os que mais usamos são Skyscanner, Momondo e Google Flights.
5- Caminhe e use o transporte público:
Usar táxi em viagens é uma escolha que pode te fazer gastar muito, por isso, busque conhecer a cidade a pé e se virar usando o transporte público. Andar a pé também aprofunda a experiência, pois faz com que você conheça mais ainda o local.
Alimentação
6- Cozinhe sua própria comida:
Essa é uma das melhores formas de economizar durante as viagens. Você pode comprar ingredientes no supermercado e preparar sua própria comida. Se você estiver se hospedando em uma casa ou apartamento, provavelmente você terá uma cozinha e utensílios à disposição, o que facilita bastante. Só de preparar o seu café da manhã e o jantar já proporciona uma baita economia. Agora, se o seu café já estiver incluído na diária, melhor ainda.
7- Tenha sempre uma garrafa de água:
Essa é uma dica simples, mas que muita gente ainda não se ligou. Sempre carregue com você uma garrafinha de água para ir enchendo ao longo do dia. Em muitos lugares, é possível consumir a água da torneira mesmo, além de várias cidades (principalmente no exterior) possuírem bebedouros públicos.
Passeios
8- Faça passeios por conta própria:
Há muitos passeios guiados que podem ser feitos por conta própria, partindo de uma certa pesquisa. Vale muito a pena checar e ler blogs de viagens com informações sobre passeios para fazer no seu destino, sem precisar de agências.
9- Feche passeios no local:
Tirando aqueles locais muito procurados, onde é necessário fazer reserva com antecedência, é bem mais barato fechar passeios no local. Assim, você terá como pesquisar mais e tentar descontos pessoalmente. Além disso, se houver qualquer mudança de planos ou imprevistos, você não perde dinheiro.
Zagreb – Croácia Bled – Eslovênia
10- Faça um orçamento:
Antes e durante a sua viagem, anote todos os seus gastos.
Estipule valores para usar com cada item. Aqui está a
nossa sugestão de como fazer isso:
• Veja o seu montante total livre (desconsiderando hospedagem)
e quanto tem de dinheiro por dia;
• Estipule porcentagens de gastos. Por exemplo: 40%
para alimentação, 10% para transporte, 20% passeios,
30% livre para compras etc;
• Atualize a cada dia e sempre controle se algo sair do
seu orçamento.
Não se esqueça de que sempre é possível economizar e,
principalmente, reveja seu estilo de vida. Dispense o que é
dispensável e a economia certamente vai acontecer.
Não deixe de nos acompanhar no
Instagram e no Youtube.