Dica da EMPREENDE: Veja lista de Filmes que podem Inspirar o Empreendedor

imagem Pixabay

Longas-metragens contam histórias de pessoas que mesmo diante das dificuldades se tornaram grandes empresários.

Empreender é o sonho de muita gente. Mas o caminho para o sucesso pode não ser tão simples. A persistência mesmo diante das inúmeras dificuldades é o fator comum entre os grandes empresários e pessoas que apenas gostariam de uma oportunidade no mercado de trabalho. A sétima arte pode ser uma inspiração para contar a trajetória de grandes nomes que se destacaram e sempre serão lembrados pelas suas histórias e grandes feitos. Com um feriado no meio da semana nada melhor que uma pipoca e um filme para te incentivar ainda mais.

Joy: O nome do sucesso
Começamos nossa lista com um filme que conta a jornada de uma mulher que passou por diversos situações complicadas até se tornar uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. A atriz Jennifer Lawrence dá vida a Joy Mangano, uma empresária que criou um esfregão de limpeza que higieniza sem muito trabalho. Com uma ideia simples, que começou dentro da própria casa, ela acreditou e persistiu. Negociou e chegou a decretar falência, mas superou com inteligência e perseverança, mostrando que o mundo dos negócios nem sempre são flores. Rica, ela se tornou uma grande incentivadora de jovens inventores. Joy: O nome do sucesso ,foi indicado ao Oscar em 2016.

O Lobo de Wall Street
O protagonista não é nem de longe um herói. O filme estrelado por Leonardo DiCaprio conta a história de Jordan Ross Belfort, um ex-corretor de ações da bolsa nos Estados Unidos. Uma obra provocativa e insana, que leva o expectador para dentro do universo dos negócios da Wall Street.
Apesar de não ser um modelo a ser seguido por envolvimento com atitudes ilegais, o protagonista, mostra a fantástica habilidade de convencimento e o poder da venda. Saber vender um produto pode ser o caminho para o sucesso.
O Lobo de Wall Street é um filme que faz refletir, conta com grande elenco e com direção do renomado diretor Martin Scorsese.

Walt antes do Mickey
Um mundo que encanta todas as idades com suas histórias sobre magias, princesas e encantamentos. Mas quem vê o universo da Walt Disney nos dias de hoje, nem imagina, que seu criador começou suas realizações em uma sala pequena. Um sonho, uma ideia na cabeça e coragem para criar algo que iria tocar a vida de muitas pessoas. O lado empreendedor de Walter Elias Disney é possível ser observado nesse filme e mostra como uma mente criativa pode inventar algo de muito sucesso.
O empresário enfrentou muitas dificuldades e não conseguia bancar seu próprio negócio. Foi um longo caminho até mesmo antes de criar o famoso personagem Mickey. Walt antes do Mickey é um grande incentivo para não desistir mesmo diante das adversidades, além de deixar claro, que a arte pode se tornar um grande empreendedorismo.

Steve Jobs
O protagonista desse filme dispensa apresentações. Steve Jobs foi o inventor e empresário que deixou seu nome na história quando fundou a Apple. O longa mostra como ele foi um visionário que levou a empresa a outro nível. As dificuldades, fizeram parte da trajetória. E ela é mostrada de forma mais profunda, destacando também o lado pessoal de Steve.
O filme começa com o lançamento do modelo Macintosh, deixa nítido o poder que Steve tinha de inspirar as pessoas com um belo discurso e conta com grandes atores como Michael Fassbender e Kate Winslet.

Em Busca da Terra do Nunca
É um longa um pouco diferente para essa lista, mas que traz um ponto que muitas vezes é esquecido pelos empreendedores, o poder de se reinventar. Em Busca da Terra do Nunca conta a história do escritor J.M Barrie, um famoso dramaturgo britânico, que escrevia peças teatrais de sucesso, até começar a enfrentar dificuldades com um fracasso de uma obra.
Desanimado e preocupado, ele sente que precisa escrever algo que o estimule e recupere sua grande paixão pelo trabalho. Nesse processo, ele conhece e faz amizade com uma família formada por uma mãe viúva e quatro crianças. Com o convívio e observando-os no dia a dia, ele começa a criar uma história que mudaria para sempre sua vida e faria parte da infância de diversas gerações. J.M Barrie escreve a obra do garoto que não queria crescer, o famoso Peter Pan. O elenco é formado por grandes estrelas como Johnny Deep, Kate Winslet, Freddie Highmore e Dustin Hoffman.

À Procura da Felicidade
Um filme que talvez seja preciso um lenço do lado para assistir, mas que no final você vai aplaudir com uma sensação de orgulho do Chris Gardner, interpretado pelo ator Will Smith. Uma história motivacional, que mostra o poder que o ser humano tem de superar as dificuldades. O empreendedor chegou a dormir em banheiros públicos e estações de trem com o filho de cinco anos. O problema financeiro chega ao ponto de escolherem refeições e ficarem em filas de abrigos para terem lugar para ficar durante a noite.
Chris mesmo passando por todos os problemas, usa seu talento para vendas e consegue uma vaga de estágio não remunerado em uma empresa. Se dedica muito com a esperança de ser efetivado e ter um futuro melhor. À Procura da Felicidade emociona e faz perceber a importância de nunca desistir.

Um Senhor Estagiário
Uma comédia que mostra o empreendedorismo no e-commerce. Com os astros Robert de Niro e Anne Hathaway, o filme conta a história da jovem empresária Jules Ostin e de seu estagiário de 70 anos, Ben Whittaker. Jules fundou uma empresa de sucesso e precisa enfrentar os desafios no mundo dos negócios.
Outro fator abordado no filme: Um Senhor Estagiário é como ela tenta equilibrar a vida familiar com a profissional. O divertido de assistir ao longa é se inspirar no programa de estágio para idosos e ver diferentes gerações lidarem com os problemas. E como um pode aprender com o outro.

Por Mari Nabor