Especialistas discutem em Ribeirão Preto Soluções para Sistema de Saúde Brasileiro

NOME DA FOTO?
imagem arquivo Pexels

Uso racional de recursos públicos e privados passa por incluir o paciente no processo de decisão; encontro na USP também discutirá pagamento por resultado e impactos de novas tecnologias

O Grupo de Pesquisa em Administração e Economia da Saúde (PAES) da Universidade de São Paulo promove, dia 4 de julho, o Encontro de Economia e Logística da Saúde. O evento reúne especialistas em administração hospitalar que atuam no setor público e privado de diversas instituições no País e no governo para discutir soluções que melhorem a eficiência do sistema de saúde nacional.

Médicos, engenheiros, administradores e diversos outros profissionais estarão reunidos a partir das 8h no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

“Economia em saúde é tudo o que está ligado à eficiência do processo, relacionando custos com a efetividade dos serviços e produtos. Da mesma forma acontece com a logística que busca otimizar recursos por meio de processos, produtos e serviços que possam melhorar o acesso e garantir saúde com qualidade”, explica o Coordenador do PAES e um dos organizadores do Evento, André Lucirton Costa, professor do departamento de administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP.

O evento será formado por quatro painéis: “Perspectivas de acordos inovadores com o SUS”, “Value Based Health Care”, “A participação do paciente na tomada de decisão em saúde” e “Impactos da incorporação de novas tecnologias em saúde”.

No primeiro painel, especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde mostrarão acordos de compartilhamento de risco entre fornecedores e prestadores de serviços de saúde que podem impactar positivamente os custos da introdução de novos fármacos e tecnologias. O modelo inovador relaciona custo com efetividade e permite a negociação mais flexível com o fornecedor.

No Painel “Value Based Health Care”, profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Israelita Albert Einstein apresentarão novos métodos de gestão hospitalar que já começam a ser utilizados no Brasil e no exterior e que se baseiam no valor percebido por cada agente do processo, inclusive os pacientes, para avaliar e direcionar ferramentas e esforços.

Um dos temas mais atuais sobre gestão hospitalar, a inclusão dos pacientes no processo de tomada de decisão na área de saúde, será tema do terceiro painel, com a participação de representante do Ministério da Saúde e da Casa Hunter, associação que atua com crianças portadores de doenças raras.

Gabriela Ferreira, pesquisadora do PAES e uma das organizadoras do evento, explica que o processo chamado patient advocacy inclui a participação do paciente ou de seus cuidadores no processo de decisão junto ao profissional de saúde, mas, também, na relação à medicina de grupo e ao Sistema Único de Saúde.

No quarto painel, sobre novas tecnologias na saúde, especialistas da Agência Nacional de Saúde Suplementar e da Universidade Federal da Amazônia abordarão os impactos das novas tecnologias em saúde e a atualização do rol de procedimentos, incluindo novas regras e seus impacto na saúde suplementar.

Encontro de Economia e Logística da Saúde

O encontro está em sua segunda edição e é uma realização do Grupo de Pesquisa em Administração e Economia da Saúde (PAES), formado por professores e pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O evento tem o apoio institucional da Jansen e da Roche e tem apoio operacional da Fundace.

Serviço:
Encontro de Economia e Logística da Saúde
Onde: Salão Nobre da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP.
Quando: 04 de julho de 2019 às 8h
Inscrições: Site

Programação:
08:00 às 09:00 – Credenciamento

09:00 às 09:15 – Abertura
André Lucirton Costa (Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP)

09:15 às 10:30 – Perspectivas de acordos inovadores com o SUS
Acordos de compartilhamento de Risco: oportunidades e desafios no Sistema de Saúde Pública do Brasil – Palestrante: Renata Curi Hauegen (Pesquisadora FIOCRUZ)
Exemplos de acordos inovadores em saúde no mundo – Palestrante: Paulo Henrique Ribeiro (Consultor ATS DGITS Ministério da Saúde)
Moderador: Altacílio Aparecido Nunes (Coordenador NATS HCRP – FMRP – USP)

10:30 às 11:00 – Intervalo – Coffee break

11:00 às 12:15 – Value Based Health Care
Transformação do mercado de saúde e Value-Based Health Care – Palestrante: Marcia Makdisse (Green Belt Value Based Health Care)
The proposition of a Shared and Value-Oriented Work Structure for Hospital-Based Health Technology Assessment – Palestrante: Ana Paula Beck da Silva Etges (Pesquisadora IATS)
Moderador: Renato Picoli (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP)

12:15 às 14:00 – Intervalo – Almoço

14:00 às 15:15 – A participação do paciente na tomada de decisão em saúde
Patient advocacy: Uma perspectiva do Ministério da Saúde – Palestrante: Patrícia Paim (Coordenadora de Assessoria Jurídica da Secretaria de Atenção à Saúde – MS)
A importância das associações de pacientes na ampliação do acesso a saúde – Palestrante: Raphael Boiati (Casa Hunter)
Moderador: Gustavo Assed Ferreira (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP)

15:15 às 15:45 – Intervalo – Coffee break

15:45 às 17:00 – Impactos da incorporação de novas tecnologias em saúde
Atualização do rol de procedimentos: novas regras e impacto na saúde suplementar – Palestrante: André Almeida Magalhães (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Impacto das incorporações de tecnologias em saúde – Palestrante: Marcus Tolentino (UFAM e UNISO)
Moderador: Sebastião dos Santos (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP)

17:00 ás 17:30 – Encerramento
André Lucirton Costa (Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP)
Maria Regina Torcheti (Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Jacqueline Pioli – OPA Assessoria
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br

Anúncios