Detalhes que Fazem a Diferença

#LookdoDia

amandaAmanda Salomão

Consultora de Moda, Imagem e Estilo. 
@amandasalomaoconsultoria
abeeon.com/amanda-salomao

Amanda Salomão – Foto Rafael Cautella

Entre os principais deslizes, em relação à aparência, que cometemos no ambiente de trabalho, estão aqueles relacionados aos pequenos cuidados de beleza e higiene pessoal. Por exemplo, maquiagem carregada, esmalte descascando, perfume muito forte, roupa amassada e tintura do cabelo por fazer são situações até comuns no dia a dia, mas que podem passar uma imagem não muito legal sobre você e sua empresa.

Lembre-se que a primeira impressão se forma nos primeiros cinco segundos de contato visual, e os detalhes acima podem te associar a uma imagem de desleixo ou falta de profissionalismo.

Bom, então como já é um costume por aqui, vou deixar algumas dicas para vocês evitarem essas pequenas “gafes” que todos nós cometemos. Sim, a vida é muito corrida e tem dias que não conseguimos pensar em tudo, porém, são nesses momentos que podemos esbarrar com o chefe ou surge aquela reunião surpresa com futuros investidores.

Vamos lá, cuidar dessa imagem pessoal?

Vou começar com as dicas sobre a maquiagem. No ambiente de trabalho, menos sempre é mais. Por isso, recomendo uma base ou corretivo para disfarçar as imperfeições e olheiras das noites mal dormidas, blush para dar um ar de saúde e um brilho labial ou batom mais neutro. Se você é do time que ama batom com cores fortes, sombras mais escuras ou aquele blush super carregado, a dica é escolher uma dessas opções para não ficar demais ou parecendo que você está indo para a balada em vez do trabalho.

Ainda sobre maquiagem, vale dizer que é legal ficar de olho nos retoques. A máscara de cílios pode escorrer ao longo do dia, o batom pode atingir os dentes, a base pode manchar a gola da camisa etc. Fique atenta, sua imagem pessoal fala muito sobre você.

Acho importante, também, ter um kit “primeiro socorros” com tudo duplicado dentro da gaveta do escritório ou do carro. Nele, vale colocar acetona e algodão, base para as unhas, pente, spray e elástico para o cabelo, corretivo para os olhos, lenço umedecido, além de um mini Kit costura para os acidentes que podem acontecer. Se você achar difícil montar tudo isso sozinha, pode combinar com as suas colegas de trabalho para cada uma contribuir com um item desse estojo “S.O.S. Beleza”. Você vai ver como ele pode facilitar muito a sua vida.

A última dica preciosa é fazer um “follow up” quando possível. Sei que nos dias muito corridos, não lembramos de passar no espelho mais próximo só para checar se está tudo bem, mas vale tentar. Olhe para os cabelos, maquiagem, unhas, e faça disso uma rotina. Se você não cuidar de você mesma todos os dias, quem cuidará?

Arrase na autoimagem e no autocuidado, que tenho certeza que para os seus negócios já é meio caminho andado!

Anúncios