Escola Bilíngue transforma morador de rua em Professor de Inglês do Projeto de Inclusão

Ao lado do cachorro Rabisquinho, o morador de rua Leandro Barbosa comemora a oportunidade de trabalho como professor de inglês – divulgação

Conheça o projeto social, criado pela Recreio School, que dá aulas que empoderam e já colocou o primeiro morador de rua no mercado de trabalho

Rio de Janeiro, agosto de 2019: Pouco mais de 6 meses o empresário Gabriel Frozi, deu início a um projeto que iria transformar a vida de diversas pessoas. Ele que criou a primeira escola da América Latina destinada para classe de alta renda e que atende também alunos com déficit de atenção. E foi dentro da Recreio School que nasceu a ideia de realizar um projeto de inclusão social: aulas de inglês gratuitas para os moradores de rua do bairro Santa Cruz, toda quinta feira às 13h00.

Começou o segundo semestre e o projeto solidário continua com vagas abertas para aulas semanais de inglês gratuitas para jovens, adultos e moradores do bairro. O curso é montado baseado na grade curricular do ensino médio e tem inglês básico. Inicialmente, as aulas serão ministradas no Campus Santa Cruz, mas a ideia é expandir para demais regiões. A expectativa é de que, no período de um ano, cerca de 100 alunos sejam beneficiados semanalmente. Os alunos trabalharam como voluntários na preparação das aulas

A primeira turma foi ministrada pelo nativo Stephen Kuzel, professor da RCS, original de New Jersey e formado em Ciências Políticas na universidade do Colorado, para 40 alunos, muitos deles eram profissionais graduados que passaram a morar nas caçadas do Rio de Janeiro por causa das limitações financeiras.

A vida de muitos deles comprova o resultado da pesquisa feita pelo Programa de Apoio e Inclusão Social à População de Rua, realizada no período de 2017 a 2018. Segundo os dados, o número de moradores de rua com ensino superior completo no Rio de Janeiro aumentou de 40 para 70, representando um crescimento de 75%, de acordo com dados estatísticos do Programa de Apoio e Inclusão Social à População de Rua.

A escola encontrou na sala de aula o perfil mencionado na pesquisa. Leandro Barbosa, maranhense, 41 anos, morador de rua. O ex estudante de arquitetura e graduado em letras pela FAMA, Faculdade Atenas Maranhense, foi um dos alunos do projeto.

O ex funcionário da região da área portuária com inglês fluente, se inscreveu nas aulas gratuitas da Recreio School para relembrar o que aprendeu durante 7 anos no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). “ Identificamos o talento e a capacidade técnica. Foi o suficiente para oferecer uma oportunidade de trabalho”, comenta Frozzi, ao informar que Sr. Barbosa foi contratado pela escola para ministrar as aulas aos moradores de rua.

Ao lado do cão, que ele chama carinhosamente de Rabisquinho, Barbosa já trocou as ruas geladas pelo albergue Vida Plena em Guaratinga e já sonha com mais um trabalho para complementar a renda. “… essa oportunidade e confiança fez renascer a esperança de que tudo dará certo”, finaliza

Para participar

Ainda tem vagas e as inscrições continuam abertas. A próxima turma deve começar a partir de quinta feira- 29 de agosto. A ideia do projeto é ajudar os que estão fora do mercado de trabalho a conseguir um emprego, e o inglês é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população mais carente.

Os interessados devem ligar para a Recreio Christian School e agendar uma entrevista presencial, onde será avaliado o interesse do candidato, e se ele possui condições de permanecer no curso até o final. Os agendamentos são feitos somente por telefone. É preciso que o candidato tenha concluído a 4ª série do ensino fundamental. Não é exigido que o interessado more na zona leste, mas se residir em outros bairros, precisa ter condições financeiras para o transporte.

Para participar

Objetivos: Prevê o ensino da língua inglesa com a finalidade direta de comunicação básica.

Programação: Ao término do curso, os alunos estarão em condições de aprender como se inicia uma conversa simples em inglês, preencher documentos importantes, o alfabeto, números de 0 a 100, o verbo Be e verbos importantes, adjetivos para definir pessoas, alimentação e lugares turísticos do Rio de Janeiro Cada turma possui 10 vagas, totalizando 150 vagas. No momento, muitas dessas ainda não foram preenchidas.

Projetos Futuros

No momento, o idealizador do projeto e fundador do Colégio Recreio School pretende impactar mais pessoas – e, consequentemente, oferecer mais oportunidade a mais mulheres em situação de risco de Rio de Janeiro –além de melhorar a busca de trabalho do morador de rua.

Para isso os alunos vão auxiliar na produção de um CV em inglês. Para tanto, pensam em desenvolver em parceria com empresas de tecnologia uma sala em realidade virtual para que as aulas possam ser mais didáticas e imersivas em parceria com outras escolas de várias partes do pais.

“Com um óculo de realidade virtual, o aluno e o professor vivenciarão a experiência do dia a dia em inglês. Por exemplo, se a aula for sobre restaurantes, o aluno e o professor irão virtualmente passear por dentro do estabelecimento e percorrer o ambiente como se fosse real”, adianta Gabriel Frozi.

Leandro Barbosa – divulgação

Serviço

Projeto: Aulas gratuitas de inglês para moradores de rua 
Quando: Toda quinta-feira
Horário: 13h00 – almoço seguido das aulas
Local:  RCS – Recreio Christian School
Endereço: Lopes de Moura, 29 – Bairro Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ
Vagas abertas

Sobre Gabriel Froz

Aos 44 anos, ele se reinventou, deixou uma carreira de advogado consolidada para trás e partiu em busca de uma lenda pessoal: montar a primeira escola da América Latina bilíngue especializada também em alunos com Transtornos de Déficit de Atenção, após a filha ser diagnosticada com o TDAH. Hoje ao lado da caçula, a cantora Vitória Frozi – que inspirou a fundação da escola – ele treina gratuitamente os professores da rede pública do Rio de Janeiro.

Sobre Recreio Christian School

Escola bilíngue cristã, localizada no bairro do Recreio, Rio de Janeiro/Brasil. Com Sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, é um dos diferenciais da RCS, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação a RCS atende turmas do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio. Prepara os alunos de 11 a 16 anos para melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Claudia Cristina | Cla Cri Com
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br