Notas Sociais


CASACOR Ribeirão Preto

Até o dia 22 de setembro, Ribeirão Preto recebe a 2ª edição da maior mostra de arquitetura, designer de interiores e paisagismo das Américas: a CASACOR. Com 41 ambientes, a mostra traz exemplos de espaços aconchegantes para todos os gostos, assinados por mais de 60 profissionais que traduzem o tema “Planeta Casa”. Além disso, o evento conta com uma área de lazer completa, com loja, restaurante, bar e café que garante o melhor da gastronomia e reforça o objetivo de proporcionar experiências incríveis aos visitantes. Para completar a programação da mostra, de terça a quinta-feira, diversos conteúdos relacionados ao universo do morar estão disponíveis ao público. Já as novidades deste ano ficam por conta da aula show de gastronomia em parceria com o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto às quintas-feiras e música ao vivo toda sexta. Mais informações: casacor.abril.com.br.

Maurício Siqueira, diretor da CASACOR Ribeirão Preto

Academia de Empreendedorismo

Ribeirão Preto ganha sua primeira Academia de Empreendedorismo: A Moura Academy – Empreendedores de Elite. Os sócios Jorge Moura, Julio Siqueira e Anderson Silva promoveram um coquetel de inauguração bem descontraído, com a participação de vários empresários e executivos. O principal objetivo da Academia de Empreendedorismo é potencializar as empresas que possuem o perfil de crescimento no mercado. Muitas empresas têm dificuldades de consolidar sua marca, crescer e obter uma rentabilidade significativa. A Academia possui um grupo de mentores que vão estruturar o projeto do empresário para transformá-lo em empreendedor de elite, fazendo com que a empresa cresça de forma rápida em um tempo mais curto.


Mostra de Startups no Inova Ribeirão 2019

A Mostra de Startups encerrou o último dia do Inova Ribeirão 2019, evento que reuniu, entre 16 e 18 de julho, mais de mil pessoas para falar sobre inovação e empreendedorismo.

Centenas de empresas que atuam no ecossistema de inovação em Ribeirão Preto e região estiveram presentes. O encontro foi uma vitrine para que empreendedores apresentassem seu modelo de negócio e uma oportunidade de networking.

“O Inova Ribeirão tem grande potencial de continuidade pois cria um ambiente de aproximação e negócios do ecossistema de inovação de Ribeirão Preto e região.

As instituições realizadoras acreditam que a inovação em produtos, serviços e processos é uma questão central para a sobrevivência econômica das empresas e, também, do país”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.


Ex-CEO da Chanel mostra o novo tipo de líder feminina

Ser uma pessoa bem-sucedida no trabalho pode trazer implícita a ideia de uma vida totalmente dedicada a ele, onde se abdica da constituição de uma família, de momentos de descanso e até de lazer. Entretanto, o livro da executiva Maureen Chiquet, CEO da marca de luxo Chanel por 10 anos, nos abre os olhos para uma nova perspectiva de sucesso para as mulheres.

Do Nosso Jeito foi lançado pela editora Seoman em agosto e nos apresenta um novo estilo de liderança feminino, onde a predominância masculina no mundo corporativo perde cada vez mais espaço para mulheres de personalidade, livres de quaisquer rótulos e donas de seus destinos.

Maureen prega que é possível para a mulher atingir o patamar que deseja independente do seu estado civil, número de filhos ou gosto pela moda. Em sua vida profissional esteve à frente de grandes companhias e liderou equipes tendo como pilares o encorajamento, a curiosidade e estar aberta a ouvir opiniões divergentes.


Smart City Business Brazil

O Smart City Business Brazil marcou a consolidação da parceria entre Governo Federal, Prefeituras e Empreendedores para impulsionar o ecossistema de “Smart Cities” em todo País. O evento aconteceu em São Paulo e atraiu visitantes em três dias de debates, reuniões estratégicas e a apresentação dos maiores especialistas em tecnologia e inovação social do mundo preocupados em promover um novo modelo de gestão pública baseado na infraestrutura de tecnologia, inovação e comunicação voltados ao bem-estar social, ambiental, cultural e econômico da sociedade.

O secretário nacional de Telecomunicações e Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Vitor Menezes, esteve presente e, na ocasião, lançou o Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis, que estabelecerá indicadores e metas para a transformação dos municípios brasileiros em cidades inteligentes. De acordo com o secretário, o plano de estratégias do governo federal começaria já em agosto com a criação da Câmara Nacional de Cidades Inteligentes, para traçar os alvos, indicadores e demandas para estruturar o projeto.

foto: Divulgação

Novas cidades, investimentos e vagas de emprego

O evento Smart City trouxe grandes oportunidades de nos unimos às prefeituras e desenvolvermos projetos assertivos que beneficiem tanto as empresas, quanto a população. O resultado da feira foi muito positivo, pois os principais formadores de decisões estão presentes, certamente vamos ter um retorno muito grande”, ressaltou o gerente de vendas da empresa Christie, Daniel Monteiro, sobre as negociações iniciadas no evento.

O cenário aponta que a tendência é que todo o ecossistema de Smart City aumente a atuação no País, incentivando a geração de novas vagas de emprego e de economia de recursos aos cofres públicos. Assim, é natural que cada vez mais pessoas busquem se qualificar. “Essa é a terceira edição que participamos e dessa vez sentimos uma presença diferente. Além das empresas, vimos cidadãos e estudantes interessados em saber como as novas tecnologias podem ajudar em projetos que beneficiem a população. Com certeza estaremos presentes no próximo ano”, declarou o diretor comercial da Engie, Matheus Amorim, maior geradora privada de energia do Brasil.

foto: Divulgação

Projeto European Space Talks

A Terra é um grande laboratório para a exploração de outros planetas em busca de recursos naturais”. A afirmação é do engenheiro aeroespacial ribeirão-pretano Gustavo Baldo Carvalho, 46 anos, que no dia 6 de agosto, participou de palestra na Escola Estadual Professor Alcides Corrêa, onde fez o primeiro grau nos anos 1970 e 80, época em que descobriu a paixão pelas coisas do espaço ao assistir no cinema ao filme “Flash Gordon”.

Durante sua fala, dirigida a estudantes, professores, pais de alunos e ao público em geral, Gustavo relembrou sua trajetória profissional até chegar à Agência Espacial Europeia, na Alemanha, e aconselhou: “Encarem a vida como uma missão guiada. Nunca parem de sonhar, nunca desistam de uma paixão, não briguem com seus sonhos”.

A palestra de Gustavo Baldo Carvalho em Ribeirão Preto integrou a programação oficial do projeto European Space Talks, desenvolvido pela ESA, a Agência Espacial Europeia, para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua. O Brasil é o único país fora do continente europeu a sediar as atividades do programa. Além de Ribeirão Preto, São José dos Campos e São Carlos também receberam as palestras do engenheiro aeroespacial ribeirão-pretano.


Futuro dos Negócios e da Educação

Especialistas em Inteligência Artifi cial discutiram sobre o futuro dos negócios e da educação no Instituto SEB, no último dia 20 de agosto, evento que reuniu 400 pessoas. As palestras foram ministradas por Rick Sommer e Vinicius David, ambos do Vale do Silício.

Rick Sommer participou do desenvolvimento de cursos on-line para o Programa de Educação para Jovens Super dotados de Stanford (EPGY), usando tecnologia inovadora para oferecer oportunidades educacionais exclusivas a estudantes talentosos do mundo todo.

Vinicius David é bacharel em engenharia industrial, MBA em administração de empresas e está completando uma especialização em Inteligência Artificial aplicada para negócios na Stanford Graduate School of Business.