Sorria, você está sendo vigiado!

#Mesa&Etiqueta

Andréa StaciariniAndréa Staciarini

Consultora de Etiqueta. 
@mesaetiqueta
abeeon.com/mesaetiqueta

Se nem ministro, juiz ou presidente têm escapado da Exposição de suas conversas na Mídia, que lição fica para nós, Simples Mortais?

Estamos na era da informação e ela voa ao ritmo digital. Todos querem saber tudo: Empresas querem conhecer seus clientes, clientes querem saber o que há por trás das empresas. As redes sociais, os sites de pesquisa e os aplicativos formaram um conglomerado que informa tudo a nosso respeito: Gostos, preferências, hábitos, padrões. Somos estudados, tabulados e transformados em algoritmos. Nunca se teve tanto acesso ao conhecimento, mas muitos não sabem o que realmente fazer diante dele e da exposição demasiada dessa era.

Estamos assistindo, diariamente, vazamentos de conversas entre personagens graúdos da vida política nacional e o que parecia ficção científica há algumas décadas, agora, já faz parte do trivial pacote sensacionalista das redes de notícias: Fotos, áudios, vídeos e um acurado rastreamento da movimentação financeira, da conduta moral e até dos gostos particulares de quem está sob os holofotes. Candidaturas desmoronam por conversas de WhatsApp e mocinhos tornam-se vilões da noite para o dia com o vazamento de uma opinião mal proferida.

Para o mundo dos simples mortais, dos que empregam e dos que são empregados, fica a lição, muitas vezes vergonhosa, que nossos protagonistas superstars dos poderes executivo, legislativo e judiciário deixam para nós: Falar é prata, calar é ouro e não escrever bobagens nas mídias sociais é diamante!

imagem pexels

Agora, confira algumas dicas de como não queimar o filme – e até a carreira –, por falta de etiqueta na internet:

1- Preconceito é abominável.

Todo comentário preconceituoso é mal visto, seja ele de caráter sexista, racista, religioso e até político. O respeito deve prevalecer sempre.

2- Agressividade se trata no consultório.

Discussões em grupos de WhatsApp e em redes sociais são um atestado da sua saúde emocional. Se você não quer passar recibo de que está precisando trabalhar melhor seu autocontrole, contenha-se.

3- Escreveu e não leu.

Você já sabe, mas não custa relembrar: sua imagem profissional pode ser arranhada por excessivos erros gramaticais e conteúdo de baixo calão. Não propague mensagens falando mal de pessoas e empresas, muito menos repassando informações duvidosas.

4- Positivo SIM, chato NÃO.

Ser otimista nas conversas, compartilhar mensagens úteis e responder atenciosamente são qualidades louváveis, mas tentar agradar demais, estender muito a conversa e querer ser o mais simpático sempre é cansativo para seus interlocutores.

5- Cuidado com os nudes!

Fotos sensuais ou imagens íntimas nas redes sociais podem ser uma ameaça à sua carreira ou a dos outros. Não propague pornografia nas redes e grupos e sempre cuide para que nada sobre você ou seus amigos circule. As fotos do agito da noite anterior não acrescentam conteúdo à sua vida profissional.

6- Aborde as pessoas com bom senso.

Cada vez mais o mundo dos negócios se vale das ferramentas da internet para chegar até o cliente ou parceiro comercial. Aborde com bom senso e, se possível, explique quem o indicou.

7- Mantenha uma boa imagem de você.

Como líder ou liderado, é importante manter uma imagem dentro dos padrões éticos de comportamento, importando–se com a família, com a saúde e com a comunidade.

8- Não enrole durante o trabalho.

Pega mal (muito mal mesmo!) você conferir a cada cinco minutos o que está rolando nas redes sociais e grupos dos quais você participa. Não importa se você é o líder ou um membro da equipe, lembre-se, “você está sendo vigiado”.


Para acertar no uso das redes sociais no ambiente empresarial, tenha em mente que elas podem ser uma importante ferramenta de trabalho, no qual se prospectam clientes, interage-se com parceiros comerciais e acompanha-se o mercado. Para as mentes criativas, a rede é o próprio mercado do futuro, onde se vendem imagem e sonhos.

E, na dúvida do que dizer ou postar, é bom lembrar-se de um conhecido ditado indiano: “Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio”.

Um cordial abraço a todos e bons negócios.