Médicos convidados realizam procedimento de Redução de Estômago por Gastroplastia Endoscópica na Santa Casa


Uma equipe médica convidada realizou na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto (SP), no dia 20 de julho, um procedimento para redução do estômago por meio da Gastroplastia Vertical Endoscópica – nome técnico da redução do estômago por Endoscopia utilizando o OvertStich, equipamento acoplado a um endoscópio, que permite a realização de pontos com agulha e fio para realizar uma redução no volume do estômago, sem a necessidade de cirurgias ou incisões externas.

A técnica permite a realização de sutura na parede do estômago, fazendo com ele adquira a forma de um tubo, comportando uma menor quantidade de comida. “A Gastroplastia é uma técnica endoscópica segura, que necessita de prévio treinamento por parte da equipe médica e tem apresentado resultados bastantes satisfatórios, em torno de 15,6% de perda de peso total em estudo médico por meta-análise, incluindo vários centros do mundo. O procedimento não substitui as técnicas de cirurgias bariátricas existentes, mas aparece como uma alternativa bem menos invasiva”, explica o médico Dr. Norberto Katsumi Osaki (CRM 58509), chefe do serviço de endoscopia digestiva da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o procedimento é indicado a pacientes que não respondem à terapêutica habitual e que não têm indicação cirúrgica. Ainda de acordo com a entidade, a Gastroplastia Endoscópica tem durabilidade de dois anos e pode ser repetida quando necessário e com indicação médica. A técnica, que surgiu em grandes centros médicos nos Estados Unidos e na Europa, é aprovada no Brasil desde julho de 2017.

A aplicação do procedimento por médicos convidados foi assistida pela equipe do Serviço de Endoscopia e Colonoscopia da Santa Casa. “Sem dúvida, esta é uma técnica bem interessante”, avalia o médico Dr. Paulo Mega (CRM 60140), um dos endoscopistas do hospital presentes no procedimento.

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Santa Casa Ribeirão Preto