#HeadLines


Vencedor do Arena Acham Ribeirão

Já pensou em controlar todos os gastos de viagem dos seus colaboradores através de um aplicativo? Sem sofrimento e burocracia? Foi com essa ideia e produto que a VExpenses conquistou o título de campeã do Amcham Arena, etapa de Ribeirão Preto (SP).

O “Amcham Arena”, é um projeto criado há dois anos na sucursal de Porto Alegre (RS) para contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação de startups em todo país.

Em Ribeirão a VExpenses foi eleita pelos jurados: Alexan-dre Gobbi, CEO da Netafi m; Dirceu Guaglianoni, diretor industrial da Faber Castell; Kleber Gomes, CFO e diretor de relações com investidores da Ourofi no Saúde Animal; José Renato Colaferro, sócio e fundador da BlueSol; Janaína Cruz, diretora da Santa Emília Caminhões e Ônibus; Philip Stéfani, diretor de projetos do Grupo Stéfani Ribeirão Die-sel; Henrique Dias, diretor de novos negócios na Construtora Stéfani; Claudio Fernandes, CEO da Midas Solutions; Felipe Barbosa, gerente geral do Shopping Iguatemi; Eduardo Cic-coni, gerente do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia.

Startup Vexpenses – Káliman Borges,Thiago Campaz, e Bruno Pain

Vencedor Nacional

Com a proposta de inovar a partir de fontes renováveis, a Biosolvit foi a campeã da final nacional do Amcham Arena. A última fase do concurso que conectou mais de 750 startups a um cardume de mais de 5 mil empresas associadas à Amcham aconteceu em 17 de outubro em São Paulo.

Segundo a CEO da GE e jurada na fi nal nacional, Viveka Kaitila, além do estado de maturação da Biosolvit e a clareza do produto que está desenvolvendo, o impacto de sustentabilidade foi algo marcante. “Existe um viés ainda de efeito de como isso pode ser aplicado no desastre que está acontecendo do derramamento de óleo no Nordeste do País”, comentou.

Arena Amcham Ribeirão – Thiago Campaz eAnderson Criativo

Nasa Space Apps Challenge

Promovido pela incubadora da Nasa, o Space Apps Chal-lenge é uma competição internacional que acontece ao mesmo tempo em todo o planeta, com o objetivo de co-criar junto aos participantes, soluções para alguns dos maiores desafi os na Terra e no Espaço. O evento acontece anualmente e no Brasil, este ano, ocorreu em 43 cidades, incluindo Ribeirão Preto (SP). Foi a primeira vez que o município participou da competição. Nos dias 18 à 20 de outubro, na praça de eventos do RibeirãoShopping, os participantes no Hackthon, puderam desenvolver soluções para problemas reais durante 48 horas, ininterruptas de evento.

imagem divulgação

A equipe vencedora do desafio, em Ribeirão Preto, desenvolveu uma solução para a limpeza do lixo nos oceanos. Formada por estudantes universitários, o grupo desenvolveu o projeto “Horizon”, onde um barco autônomo monitora e identifica regiões de lixo no oceano, por meio de um sistema inteligente conectado a satélites.

Os vencedores regionais poderão competir na categoria global. As informações sobre as equipes vencedoras, serão divulgadas no site da Space Apps. Os vencedores do prêmio global, receberão a oportunidade de visitar, no ano que vem, o Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos.


Soft Bank lidera aporte de R$190 mi em brasileira Olist

A SoftBank Group Corp lidera a terceira rodada de financiamento de 190 milhões de reais no integrador de marketplaces Olist, informaram as empresas em comunicado conjunto no mês passado.

Fundada em 2015, a Olist atende pequenos varejistas físicos, disponibilizando seus produtos em lojas virtuais em marketplaces maiores. Tiago Dalvi, presidente-executivo e fundador da Olist, disse que a empresa planeja usar parte dos recursos para expandir o número de vendedores que atende a 100 mil em dois anos, dos atuais 7 mil.

A Olist “oferece muito espaço para crescer, já que poucos pequenos varejistas ainda estão em marketplaces”, disse Paulo Passoni, sócio-gerente de investimentos do SoftBank Group International.

Tiago Dalvi, presidente-executivo e fundador da Olist – foto divulgação

Google proclama ter atingido “supremacia quântica”

Em outubro deste ano, o Google anunciou que fez um grande avanço na pesquisa de computadores ao usar um computador quântico para resolver em minutos um problema complexo que levaria milhares de anos para ser resolvido pelo mais poderoso supercomputador da atualidade.

O presidente-executivo da Alphabet, controladora do Goo-gle, Sundar Pichai, comparou a conquista à construção do primeiro foguete que conseguiu deixar a atmosfera da Terra e tocou a borda do espaço, um avanço que colocou as viagens interplanetárias no domínio do possível.

Fonte: Thomson Reuters.

foto: Pxhere.com

O Futuro do Agronegócio

Durante três dias, membros da academia, profi ssionais do mercado e lideranças do agronegócio estiveram reunidos no ESALQSHOW – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, com o objetivo de estreitar e fortalecer cada vez mais a relação entre universidades e demais elos do segmento. O evento, realizado entre 9 e 11 de outubro, na Esalq/USP, em Piracicaba (SP), proporcionou mais de 24 horas de conteúdo, contou com a presença de 112 painelistas, além de 65 expositores na Feira de Inovação e Tecnologia.

Para o presidente do Conselho Consultivo do ESAL-QSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o evento reafirma o papel de ser um agente de ligação entre as esferas do setor, além de se tornar um fórum permanente para debater sobre os profissionais do futuro. “Estamos muito contentes com os resultados desse terceiro ESALQSHOW, que é o show do agro. Tivemos a presença de todos os atores, das cadeias produtivas, das universidades, do mundo produtor e institutos de pesquisa”, afirma.

Presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW,Luiz Carlos Corrêa Carvalho – foto divulgação

Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores

Para a edição deste ano, o ESALQSHOW contou com uma programação exclusiva para os empreendedores e startups que desenvolvem inovações para o agronegócio. A “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores” ofereceu sessões de consultoria individual, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das atividades a fim de materializar ideias em soluções e formatar os modelos de negócios.

O ESALQSHOW contou ainda com painel “Startups no Agronegócio – AcademyDay”, que tratou sobre a transformação de conhecimento em inovação e o papel das universidades e dos institutos de pesquisa. Já o painel “Startups no Agronegócio – StartupDay” contou com pitchs de startups e investidores, além do “Startups no Agronegócio – Integração e Inovação no Vale do Piracicaba”, com a participação de representantes de hubs de inovação e incubadoras.

O papel e a missão dos profissionais do futuro

O ESALQSHOW foi encerrado com um painel temático sobre o profissional do futuro, que abordou as visões da academia e do mercado. Segundo o diretor da Esalq/USP, o momento é de fazer um diagnóstico e um prognóstico para o futuro. “Qual é a nossa grande preocupação? Definir o que temos que fazer agora para não perdermos o bonde da história em termo de formação do profissional do futuro. Nós diagnosticamos que qualquer profissional terá que ter noções de inteligência artificial, big data e internet das coisas. Ao mesmo tempo, somos usuários de tecnologia e os dois grandes players são EUA e China, daí a importância de se ter também, na sua formação, o inglês, que acredito ser sufi ciente para atender as duas demandas. Mas, para uma pequena parcela, o mandarim seria um diferencial do profissional do futuro”.

ESALQ-ACOM – Abertura Semana Luiz de Queiroz

Startups de Ribeirão vão participar do eMerge Americas

O ecossistema empreendedor da região de Ribeirão Preto estará representado no eMerge Americas, uma das principais plataformas de promoção de inovação e captação de investimentos do mundo. Três das cinco startups selecionadas para participar do encontro são do município. O evento ocorre nos dias 30 e 31 de março de 2020 em Miami, nos Estados Unidos. A seleção nacional aconteceu em São Paulo no dia 17 de outubro.

Segundo Felice Gorordo, CEO do eMerge Americas, o momento de financiamento mundial é positivo e as startups que participarem do evento poderão ter acesso a investimentos particulares. Até hoje, as mais de 70 startups que participaram do eMerge Americas desde o início do programa, em 2014, arrecadaram um total de US$ 500 milhões em financiamento.

Startups selecionadas para o eMerge das Americas 2020 – foto Divulgação

Com a seleção, as startups Carefy (pla-taforma de gestão de internação), Insitu (criação de biocurativos para o tratamento de feridas e queimaduras) e Glucogear (controle do diabetes através do uso de inteligência artificial) vão apresentar os seus trabalhos durante o eMerge Americas 2020 Startup Showcase, microevento inserido dentro do eMerge Americas.

Além das startups de Ribeirão Preto, as startups Agromakers e Flexmedical também foram escolhidas pelo júri conjunto da eMerge Americas e Universidade de São Paulo (USP) para irem a Miami. As cinco vão participar de treinamentos gratuitos e, ao final, será realizada uma última competição de lançamento dos produtos para possíveis financiadores, executivos e demais participantes.

À esquerda, Carolina Calari, fundadora da Insitu, e a pesquisadora Adriana Manfi ol – foto Divulgação

Polo de tecnologia

A indicação das startups de Ribeirão é uma prova do crescimento da importância da cidade no cenário do empreendedorismo brasileiro. No total, a cidade conta com mais de 50 programas de pós-graduação e está entre as campeãs de bolsas de pesquisas concedidas pela Fapesp para empreendedorismo de alto impacto, de acordo com o levantamento realizado pelo Supera Parque.

Além do parque tecnológico, fazem parte do ecossistema de inovação de Ribeirão Preto as aceleradoras Sevna Startups, Founder Institute (que possui um capítulo local) e, mais recentemente, a Pluris, que acelera negócios na área da educação e impacto social.


O Futuro do Trabalho

A transformação dos espaços de trabalho, visando o bem-estar do profissional, e a cultura na qual trabalhar pode ser muito divertido e prazeroso já são realidade nas grandes cidades. A WeWork, empresa que oferece soluções de espaço de trabalho que conecta as pessoas em um ambiente projetado para favorecer a criatividade e o networking, é uma grande colaboradora para esta transformação no Brasil e no mundo.

Sintonizada com esse cenário, a LIDE Ribeirão Preto promoveu uma palestra com Lucas Mendes, general manager da WeWork Brasil, no dia 30 de outubro, no hotel Wyndham Garden. O evento contou com a presença dos principais empresários da cidade e levantou especulações sobre a possibilidade da abertura da WeWork em Ribeirão Preto.

O trabalho não precisa ser uma tortura, segundo Lucas Mendes. As pessoas podem gostar de trabalhar e se divertir no ambiente corporativo, onde não é mais preciso separar o seu “eu profissional” do seu “eu pessoal”. Isso pode garantir maior qualidade de vida ao indivíduo e, consequentemente, melhorar a sua produtividade.


O Futuro do Trabalho

A 9ª edição do Workshop GESTI sobre gestão hospitalar aconteceu no dia 18 de outubro, no auditório do Centro Médico Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), em um único dia de evento com quatros mesas de ideias abordando como principais temas: as novas tendências da economia para os próximos anos, conduzido pelo palestrante Nicolas Saad; gestão de pessoas com José Luiz Bichuetti; empreendedorismo com o palestrante e destaque do evento, Carlos Alberto Júnior; e novas tendências na gestão de saúde com o palestrante Luiz Sérgio Santana.

Participaram do evento profissionais da área de saúde, incluindo administradores de hospitais e médicos, além de empresários e profissionais liberais de Ribeirão Preto e região.