Empresa lança Franquia para Escalar a ISO de Inovação


Com o objetivo de preparar as empresas para o futuro, PALAS decidiu iniciar a expansão por franquias


Alexandre Pierro e Marília Cardoso, fundadores da PALAS, consultoria de inovação

“Vamos inovar o Brasil!”. Esse é o maior objetivo da PALAS, consultoria de inovação e gestão, fundada em 2017, por Alexandre Pierro e Marília Cardoso. A empresa, que é pioneira na implementação da ISO 56.002, de gestão da inovação, acaba de anunciar o plano de expansão por franquias.

O propósito de preparar as empresas para o futuro nasceu quando Pierro, que é especialista em sistemas de gestão e trabalha com a implementação de normas ISO há mais de 20 anos, identificou uma importante dificuldade que Marília encontrava em seu trabalho como consultora de inovação e facilitadora na metodologia Design Thinking, uma das mais utilizadas no mundo para a busca de novas soluções. “Eu percebi que as pessoas conseguiam gerar uma grande quantidade de ideias, mas praticamente nenhuma delas era realmente implementada”, lembra o profissional.

Foi a partir dessa inquietação que ele percebeu a necessidade de uma norma que ajudasse as empresas a criarem processos capazes de fazer com que a inovação acontecesse na prática. “As pessoas tendem a achar que as normas engessam, criam barreiras e que isso seria totalmente contraproducente em relação ao mindset da inovação, que é aberto, ousado e colaborativo. Mas, a verdade é que, quando bem implementadas, as normas de gestão representam um pilar fundamental para que empresas de todos os portes e segmentos definam suas metas e realmente as atinjam”, explica.

Pierro entrou em contato com a sede da ISO, que fica localizada em Genebra, na Suíça, e descobriu que desde 2008 havia um grupo de estudos pesquisando as melhores práticas para a gestão da inovação nos 163 países membros da instituição, que não tem fins lucrativos. Ele então se candidatou para atuar diretamente na formatação do documento, contribuindo para a criação dessa norma a partir do que estava acompanhando no Brasil

Depois de muitas versões e retrabalhos, a norma ISO 56.002 foi finalmente publicada em 15 de julho de 2019. Naquela mesma semana, a PALAS conquistou a primeira certificação industrial da América Latina, provando todo o potencial e a demanda das empresas por uma metodologia realmente eficaz para criar uma política de gestão voltada à inovação. “A primeira implementação nos trouxe muitos aprendizados. Fizemos várias experimentações e tivemos a oportunidade de testar os benefícios da ISO na prática”, lembra Pierro.

De lá para cá, a empresa tem atuado fortemente na divulgação dessa norma, buscando ampliar o acesso das empresas de todos os portes e segmentos a esse novo sistema de gestão que está atento ao futuro. “A empresas já entenderam que estamos vivendo a fase da inovação ou morte. Quem não souber se adaptar e tirar proveito das oportunidades que o presente e o futuro irão apresentar, está fadado ao fracasso. Nosso objetivo é ajudar as empresas a encontrarem seus próprios caminhos, baseados nos pilares dessa norma, que foi elaborada por uma das instituições de negócios mais importantes e conceituadas no mundo”, destaca Marília.

Como a demanda tem sido grande, a PALAS decidiu iniciar a expansão por meio de franquias. “Queremos formar uma geração de gestores de inovação baseados na ISO 56.002. Se fizermos isso sozinhos, levará muito tempo e o Brasil tem pressa para inovar!”, salienta a profissional. O objetivo é oferecer aos franqueados todo o know how necessário para que esses profissionais estejam aptos a preparar o maior número de empresas possível para a implementação da ISO de Inovação.

Os candidatos a franqueados PALAS precisam ter experiência na área de gestão. “É necessário ter conhecimento em gestão de projetos, sendo um diferencial a formação de auditor em normas ISO. O conhecimento e interesse pela área de inovação é fundamental”, destaca Pierro. Além de conhecimentos técnicos, o franqueado deve dominar os conceitos básicos de administração para fazer o controle de receitas e de custos, além de capacidade de expandir o negócio sem comprometer o fluxo de caixa.

Sobre a franquia:

Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: R$ 8 mil
Payback: 12 a 18 meses
Royalties: 15% sobre o faturamento

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Por Lais Miyagawa | InformaMidia
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