Tatiana Zanin trocou o consultório para produzir Conteúdo sobre Saúde e Bem-estar


Descubra como a nutricionista transformou um período de descanso em um site referência na área de cuidados com a saúde

Tatiana Rodriguez Zanin – divulgação

Paulista natural de Santos (SP), Tatiana Rodriguez Zanin é uma daquelas pessoas de espírito inquieto e curioso, sempre procurando meios para tornar a vida dos outros menos complicada e, principalmente, mais saudável. Foi combinando a expertise no ramo da nutrição com a facilidade de se comunicar, de forma clara e espontânea, que a empresária encontrou um propósito para sua profissão, e, de quebra, um motivo para colocar em prática toda a sua desenvoltura frente às câmeras.

O interesse pela nutrição desabrochou ainda na infância, quando Tatiana decifrava os rótulos de produtos no supermercado. “Basicamente, aperfeiçoei a minha capacidade de leitura, por volta dos 7, 8 anos, com as embalagens de alimentos”, diverte-se ao lembrar. Contudo, segundo ela, o interesse não perdurou apenas nessa fase. “Sempre tive muita curiosidade com os alimentos. Gostava de fazer testes, inventar receitas de bolos e preparar refeições para minha família. Adorava imaginar como determinado ingrediente estaria agindo no meu organismo depois de comê-lo”, conta.

Nem precisa dizer que a vocação tornou-se realidade, quando se formou em Ciência da Nutrição, em 2001. Porém, Tatiana afirma que o curso de Engenharia de Alimentos também estava nos seus planos. “Eu adoro falar com as pessoas e me interesso muito em poder ajudar, por isso, a clínica ganhou quando tive que escolher entre as duas graduações”, explica.

Mudança de Ares

Ao terminar os estudos, Tatiana foi fazer um intercâmbio que, a princípio, duraria três meses em Portugal, mas que já perdura 20 anos. “O começo, como em qualquer lugar, foi duro. Trabalhei em bares, cafés, shoppings, com promoções de marca e, até mesmo, em recepção de academia. Sou grata por cada dia duro que vivi, pois me tornou quem sou hoje e me orgulho disso”, destaca.

Nessa fase, a empresária conta que os trabalhos eram para bancar a continuidade de seus estudos. “Estava determinada a pagar o mestrado, que fazia enquanto procurava oportunidade de trabalho na minha área profissional. Foram anos bem difíceis, mas olhando para trás, foi um tempo de amadurecimento importante na minha trajetória”, diz.

Já estabelecida profissionalmente, atuando como nutricionista, Tatiana engravidou de seu primeiro filho, em 2007, e teve que ficar de repouso em casa, o que a impossibilitou de atender seus pacientes na clínica. “Comecei a escrever artigos sobre alimentação na gestação e desenvolvimento do bebê, já que todas essas questões faziam parte do meu cotidiano. Desse modo, surgiu o TuaSaúde, como meio de sanar as principais dúvidas relatadas pelos pacientes”, explica.

Entretanto, o site só foi ganhar corpo e atenção integral de Tatiana durante a gravidez de seu segundo filho, no final de 2011. “Decidi que o portal deveria alcançar um número maior de pessoas e tinha, sim, potencial para isso. Por esses motivos, parei de atender no consultório para me dedicar apenas ao site e aos meus filhos”, conta.

Canal Destinado à Saúde

Com o site bem colocado, ela e sua equipe notaram a necessidade de atingir outro nicho de pessoas e levar conteúdo de uma maneira diferente, mas sem perder o caráter informativo. Desse modo, surgiu “o irmão mais novo”, como gosta de chamar, que é o canal no YouTube. “Pensamos em começar o canal pelo menos um ano antes de lançarmos o primeiro vídeo para entender se eu teria coragem, carisma e se as pessoas iriam gostar dessa forma de comunicação com mais leveza”, conta. “Não tenho receio de afirmar que essa plataforma é um reflexo real da nossa equipe: pessoas que se importam com os outros e que dão o máximo para ajudá-los”, afirma.

“Foram anos bem difí ceis, mas olhando para trás, foi um tempo de amadurecimento importante na minha trajetória”

A nova fórmula deu tão certo que rendeu participações especiais e chamou a atenção de profissionais conceituados na área médica. “A parceria com o doutor Dráuzio Varella surgiu de forma orgânica. Sempre admirei aquele homem. Ele é como um ídolo para mim, fora que me identifico muito com a sua missão de vida”, conta. “Nós contatamos a agência de Dráuzio para propor uma participação. Contudo, na mesma semana que fizemos a solicitação, eles também entraram em contato conosco. Foi uma das coincidências mais felizes da minha vida”, lembra.

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir, Tatiana conta, com carinho, qual foi a participação mais engraçada que teve com o médico. “O vídeo que mais me orgulho de ter feito foi quando o levamos a um banheiro para ensinar o jeito certo de fazer cocô. Foi um vídeo que viralizou na internet”, diz. A empresária garante que a parceria continua consolidada. “Todos os anos nos encontramos para produzirmos conteúdo novo”, completa.

Equipe Comprometida

Na parede do escritório, está a missão do TuaSaúde para que ninguém se esqueça do propósito que os movem e, desse modo, possam produzir conteúdo sério e de qualidade – divulgação

Por trás do site TuaSaúde – que conta, segundo o balanço feito em agosto deste ano, com mais de 1.050.000 de visitas diárias, sendo 90% de acessos de brasileiros, e com 77.775.944 de visualizações só no canal do YouTube -, há uma equipe de profissionais comprometidos. “Todas as pessoas que escrevem no site são profissionais de saúde e escolhidos a dedo, não apenas pelas suas competências acadêmicas, mas pelo que acrescentam como pessoas”, salienta. Tatiana enfatiza que todos participam do processo de decisão de contratação de um novo membro da equipe.

Mesmo morando em Portugal, o site é escrito em português falado no Brasil, já que, desse modo, torna-se mais fácil o entendimento de um número maior de pessoas. “No YouTube, temos um português muito charmoso e carismático, que é o Manuel Augusto Rocha Reis, nosso enfermeiro, que se esforça muito para falar um pouco do português do Brasil, para ser melhor compreendido”, conta.

Ela alegra-se ao dizer que, por mês, o site conta com mais de um milhão de acessos vindos de Portugal. “O que importa realmente é que a informação alcance o maior número de pessoas possível. Todas as nossas decisões têm isso em consideração: alcançar mais pessoas com uma informação que pode aliviar algum sofrimento, esclarecer alguma condição ou trazer esperança”, finaliza.

Por Camila Rodrigues