Geração High-Tech impulsiona Mudanças no setor de RH

Startup de recrutamento digital utiliza novas soluções para otimizar processos, selecionar e desenvolver pessoas

Segundo o ranking do Brazil Digital Future in Focus, o Brasil ocupa o 5º lugar entre os países que mais utilizam a internet e é responsável por 40% da audiência da internet de toda a América Latina. Esse é um dos motivos que impulsiona mudanças nos campos comportamentais e no de negócios, porém, é a evolução tecnológica a verdadeira aliada dos maiores impactos causados nos últimos anos, inclusive, para o setor de RH.

“Não são só as pessoas, mas o mundo está mais conectado e tecnológico, isso faz com que surjam novas necessidades. Foi assim nos departamentos de RHs, por exemplo, por isso hoje o nosso papel é acompanhar essa mudança e oferecer soluções que traduzam a qualidade da empresa e facilite os processos que até então eram considerados antigos e analógicos”, avalia Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma online de recrutamento digital.

A era tecnológica conduziu também o movimento das HRTechs, que já são reconhecidas como precursoras das mudanças no setor e que são responsáveis em buscar inovações e facilities. Segundo um estudo da Liga Ventures, hoje já existem cerca de 122 startups de RH no Brasil, as HR Techs representam cerca de 1,5% do total, porém, com potencial de expansão. Para se ter uma ideia disso, o mercado global das HR Techs atraíram mais de 1,87 bilhões de dólares em investimentos entre 2016 e 2017. Os dados são do relatório HR Technology Disruptions for 2018.

A Connekt traz mudanças para o processo de recrutamento e seleção, tornando-o totalmente automatizado. Com o serviço da startup uma empresa pode abrir uma vaga, escolher a jornada do candidato utilizando ferramentas que integram testes de múltipla escolha, dissertativos e até, entrevista em vídeo e, com o auxílio da IA, a plataforma capta candidatos por sites e redes sociais. Ao final do processo, a Connekt ainda entrega um relatório detalhado sobre o fit entre empresa e candidato, por meio de um layout com porcentagem e ranqueamento de candidatos.

O futuro do RH

As equipes de RH, de modo geral, ainda vivem de controles em planilhas e da subjetividade na análise de pessoas, tanto para os processos de recrutamento e seleção quanto para desenvolvimento e carreira. Modelos matemáticos e estatísticos ainda estão distantes da maioria dos RHs, mas é aqui que a Inteligência Artificial ganha espaço: no futuro do setor.

Mesmo que o processo de recrutamento e seleção, o desenvolvimento de lideranças, folhas de pagamento, controle de horário, avaliações de desempenho e armazenamento de arquivos já tenham ganhado novos formatos, a inteligência artificial poderá ajudar a encontrar pessoas com maior possibilidade de adaptação à função e à cultura da empresa, a tornar mais inteligentes os processos de migração entre áreas ou de desenvolvimento e ainda, a identificar potenciais situações de estresse ou conflito, contribuindo assim para a melhoria do clima organizacional, redução de turnover ou absenteísmo, aumento de performance individual e de grupo.

“A ideia, sobretudo, é somar os processos à tecnologia, quebrar padrões, personificar e automatizar os processos. Inovar significa não apenas pensar em lucratividade, mas em sustentabilidade e responsabilidade. Só com a tecnologia que uma empresa pode otimizar a rotina, integrar atividades internas, gerar economia e entregar mais eficiência e transparência para os processos, resultados urgentes para uma empresa se manter à frente de concorrentes atualmente”, finaliza Hupfer.

Sobre a Connekt

A Connekt é uma plataforma inteligente de recrutamento digital, que oferece um sistema completo de atuação em todas as etapas do processo seletivo, desde a criação de novas vagas até a seleção de pessoas para contratação efetiva. A empresa tem como expertise a estratégia de marketing para atração de talentos, experiência digital simples para empresas e candidatos e o ranqueamento dos candidatos de acordo com o perfil da vaga e a cultura da empresa. Fundada em 2017 por Celson Hupfer e Henry Novaes para potencializar o trabalho de consultores de recrutamento e seleção, a empresa traz vantagens para gestores e equipes de Recursos Humanos, como maior autonomia, otimização de tempo para atividades estratégicas, redução de custos com processos seletivos e capacidade de mensuração dos níveis de compatibilidade dos candidatos. A Connekt é uma das unidades de negócio da 2HRH, grupo de investimentos em startups HR Techs, e já trabalhou quase 20 mil vagas de empresas como Grupo BIG, Teleperformance, Natura, Centauro, Raia Drogasil, Riachuelo, Restoque, Kumon, dentre outras.

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Paula Oliveira | Fala Criativa Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br