fbpx

CIP e R3 firmam Parceria para rede Blockchain do Sistema Financeiro

NOME DA FOTO?
imagem pixabay

Iniciativa disponibiliza a arquitetura Corda para a primeira rede de blockchain do setor financeiro do País, protegendo dados de forma acessível, ágil e segura.

São Paulo, março de 2020 – A CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos e a R3, empresa especializada no desenvolvimento de blockchain corporativo, firmaram parceria para a Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), que foi anunciada durante o CIAB Febraban de 2019, principal evento de TI para o sistema financeiro da América Latina.

A iniciativa, implementada pela CIP e pela Febraban, é a primeira rede de blockchain do setor no Brasil. Ela permite o compartilhamento de informações entre as instituições parceiras protegendo dados de forma acessível, ágil e segura.

Com a nova parceria, a rede passa a implantar também a arquitetura do Corda, criada pela R3, em 2017, e que já conta com mais de 300 entidades participantes de seu ecossistema, incluindo bancos, seguradoras, corporações, empresas de tecnologia e reguladores de todo o mundo.

“Com o Corda R3 ampliamos as opções para os participantes da RBSFN, fornecendo opções de plataformas adequadas a cada modelo de negócio e caso de uso. Futuramente forneceremos a interoperabilidade entre plataformas. Acreditamos que será uma parceria de sucesso e que agregará muito valor ao sistema financeiro”, afirma Joaquim Kavakama, Superintendente Geral da CIP.

O Diretor Geral da R3 no Brasil, Keiji Sakai, acredita que a parceria representa uma grande oportunidade para que instituições financeiras que já utilizam o Corda possam implementar soluções em uma rede já consolidada com maior agilidade e segurança. “Por sua arquitetura única, que garante privacidade em ambientes de ledger distribuído, acreditamos que o Corda se encaixa perfeitamente nos casos de uso em que a confidencialidade das informações é o principal requisito”, afirma. “Para nós, é um grande privilégio contribuir com a experiência global que a R3 tem no mercado financeiro, junto aos projetos da CIP e Febraban”.

Porque Corda R3

A plataforma Corda foi construída seguindo os requisitos de segurança, privacidade e escalabilidade definidos pelas instituições financeiras que fizeram parte do consórcio original da R3.

Considerado como a Terceira Geração de plataformas Blockchain, ao contrário das tecnologias blockchain tradicionais onde os dados são compartilhados para todos os participantes, Corda foi concebido para que os dados das transações entre as partes sejam totalmente privadas, ou seja, não distribuídas para os outros nós da rede.

“A privacidade e segurança das informações aliadas à interoperabilidades de aplicações em sua rede tornaram Corda uma escolha natural para instituições financeiras, seguradoras e infraestruturas de mercado financeiro como a CIP, para os casos de uso onde a confidencialidade das informações são críticas para a operação” explica Sakai.

p style=”text-align: justify; font-size: 20px; color: #00c4cc;”>Sobre a CIP

A CIP é uma associação civil sem fins lucrativos que integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Com isonomia e neutralidade, provê soluções que promovem a evolução do mercado financeiro e o desenvolvimento da sociedade. Seu portfólio de soluções e serviços integra tecnologia, inovação e segurança às transações financeiras efetivadas no País. A CIP fornece infraestrutura aos movimentos do mercado financeiro ou, segundo a definição do Bank for International Settlement, é uma “Financial Market Infrastructure”, portanto, proporciona confiabilidade, disponibilidade e segurança às movimentações financeiras e ao seu tráfego, além de contribuir para um mercado financeiro sólido e estável em benefício de toda a sociedade.

p style=”text-align: justify; font-size: 20px; color: #00c4cc;”>Sobre a R3

A R3 é uma empresa de software de blockchain corporativo que conta com um ecossistema global de mais de 300 participantes de diversas indústrias, dos setores público e privado. Este ecossistema vem desenvolvendo o Corda, plataforma open-source de blockchain, e o Corda Enterprise, uma versão comercial do Corda para uso corporativo.

Com mais de 200 profissionais em 13 países, o time global da R3 é suportado por mais de 2 mil especialistas em tecnologia, finanças e legislação, todos parte de seu ecossistema. Atualmente, a plataforma Corda é utilizada em diversos segmentos, de serviços financeiros à saúde, passando por seguros, logística e outros, gravando, gerenciando e executando os acordos financeiros das instituições em perfeita sincronia com seus pares, criando um mundo de comércio sem atritos.

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Fábio Barros | F2 Conteúdo
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br