fbpx

Iniciativa busca realizar 30 mil testes da Covid-19 em Ribeirão Preto


NOME DA FOTO?
imagem shutterstock

Uma iniciativa conduzida pelo Supera Parque Tecnológico e cerca de 20 startups incubadas na instituição busca apoiar o sistema de saúde regional com as demandas causadas pela pandemia da Covid-19. O objetivo é disponibilizar 30 mil testes do novo coronavírus na região de Ribeirão Preto (SP) em caráter emergencial. Para o projeto ser colocado em prática, os idealizadores estão arrecadando fundos por meio de uma plataforma online. Qualquer pessoa ou empresa pode doar.

A ideia é converter laboratórios e parque de equipamentos das empresas voluntárias do Supera em laboratório diagnóstico capaz de oferecer testes da Covid-19 para atender a demanda da região, principalmente oferecendo uma alternativa à população mais vulnerável. “A cidade tem capacidade limitada de fazer exames, então nos organizamos e estamos disponibilizando nossos laboratórios de forma conjunta para oferecer, muito em breve, um número expressivo de exames na cidade. Isso vai desafogar o sistema de saúde e salvar muitas vidas”, afirmam Daniel Dentillo e Dante Gavio, fundadores da startup DGLab.

A meta final é realizar 30 mil testes no laboratório do Supera, começando com 5 mil procedimentos na primeira fase do projeto. Para atingir o objetivo, será necessário alcançar R$ 500.000 em doações. Até o momento, mais de R$100.000 já foram arrecadados. “Nosso trabalho é voluntário, mas para viabilizar o projeto precisamos de doações para compra de insumos e de equipamentos de proteção para quem vai para a linha de frente. Estamos correndo contra o tempo”, destacam Dentillo e Gavio. Quem tiver interesse em ajudar a iniciativa, basta acessar o Link. Outras informações estão disponíveis no Site.

O Supera Parque é uma instituição pública de fomento à inovação e empreendedorismo, gerido pela Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto), com suporte da Prefeitura Municipal, Universidade de São Paulo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, com apoio de vários órgãos governamentais estaduais e federais. Ao todo, são 74 empresas instaladas no parque.

67 casos confirmados e duas mortes na região

Os últimos dados oficiais obtidos nesta quarta-feira (01/04) mostram que a região de Ribeirão Preto tem 67 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que dois pacientes, sendo um em Ribeirão e outro em Cravinhos, morrerem em função da doença, de acordo com as autoridades. A Covid-19 já matou 240 pessoas no Brasil, segundo balanço do Ministério da Saúde, que informou, ainda, que 6.836 pessoas foram infectadas até agora.

Por Mariana Pacheco