fbpx

Como se Diferenciar num Mar de Produtos e Serviços Iguais?

Como se Diferenciar num Mar de Produtos e Serviços Iguais
imagem Pexels

Em um mercado tão competitivo, muita gente se pergunta como se diferenciar. O que fazer para que minha empresa seja destaque? Como ganhar seguidores no meu perfil? O que posso fazer para as pessoas conhecerem e comprarem o meu produto ou serviço?

Se você pesquisar algo do tipo no Google, verá uma infinidade de dicas dos mais variados tipos e sobre os mais diversos nichos de mercado. E a diferenciação é, realmente, um elemento-chave num mercado tão competitivo. As pessoas já têm praticamente tudo e há muitos produtos iguais. Então, como se diferenciar? Como ser notado nesse oceano azul de pessoas e negócios?

Então, como se diferenciar? Como ser notado nesse oceano azul de pessoas e negócios?

A minha resposta é: não sei, me responda você. Qual é o seu diferencial?

Lembro-me do meu primeiro dia de aula no curso de Direito. Eu fui com um boné na cabeça, enquanto os professores – e até alguns alunos – se apresentavam de terno e gravata. Esse meu jeito diferente de ser me fez sair, mais tarde, de uma rotina comum de escritório, das 8h às 18h, para trabalhar em casa, nos meus próprios termos e horários.

Tendo uma profissão originalmente tradicional, eu achava que tinha feito a coisa mais inovadora – ou diferente – do mundo quando comecei a trabalhar em casa, até que conheci as histórias de vários outros advogados e advogadas que também carregam seus escritórios na mochila, moram em outros países ou rodeados pela natureza.

A diferença é que eu escrevi sobre isso. E só. Por isso, eu acho que não tem fórmula mágica e a resposta está com você. O seu diferencial vai ser encontrar um jeito diferente de fazer as coisas.

Já pensou como a vida seria entediante se todo mundo fizesse sempre as mesmas coisas? A gente tem a tendência de fazer o que é comum e o que todo mundo está fazendo. O comum é menos arriscado e mais confortável, eu sei. Mas tudo o que ganhou alguma notoriedade um dia partiu de ideias e jeitos diferentes de fazer as coisas.

Não é só sobre fazer um bom trabalho. Tem muita gente fazendo isso também. O tempo todo você encontra um texto bem escrito, um vídeo bem editado, uma música linda e bem produzida. Estamos na época em que tudo é alto nível e alta performance e, provavelmente, seu trabalho já é muito bom.

Mas, ao mesmo tempo em que o mercado exige excelência em tudo, somos seres únicos e nada sai exatamente igual. Alguma coisa diferente você tem.

Algum detalhe você sabe. Talvez uma forma diferente de enxergar o mundo e o mercado à sua volta.

E a sua chance, provavelmente, está aí, dentro de você.

Você também vai gostar de ler: Pare de procurar um Propósito: Viva a Vida


Pedro Custodio

Pedro Custódio

abeeon.com/pedro-custodio
Advogado que carrega o escritório na mochila, escreve e ajuda outros advogados a terem mais tempo e mobilidade.


One thought on “Como se Diferenciar num Mar de Produtos e Serviços Iguais?

Fechado para comentários.