fbpx

Mesa redonda vai debater Pós-graduação e pesquisa antes e depois da pandemia


Evento on-line será na quinta-feira, 16h30, e terá representantes da área da farmácia na CAPES e no CNPq

Nesta quinta-feira, a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) promoverá a mesa redonda Ciências Farmacêuticas no #paCTopelaVida: pós-graduação e pesquisa antes e depois da pandemia com docentes representantes da área da farmácia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento on-line faz parte da programação da Marcha pela ciência, mobilização virtual liderada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que reúne mais de 60 entidades científicas de todo o país.

O tema foi escolhido, segundo Flavio Emery, presidente da ABCF, para expor os desafios da pesquisa científica no Brasil, especialmente em momentos de urgência, como o atual, e com histórico de redução de recursos para as agências de fomento.

“Há alguns anos convivemos com uma política de destruição dos ambientes de pesquisa, desestimulados pela falta de recursos. Hoje vemos como esse caminho é danoso e perigoso para o conjunto da sociedade, principalmente em momentos de crise como o de agora. Os impactos são dramáticos”, avalia Flavio, que é professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP) e membro do subcomitê Drug Discovery and Development da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

Participarão da mesa redonda: Silvia Guterres, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora da área da Farmácia na CAPES; Sandra Farsky, da USP e vice-presidente da ABCF, e Lucindo Quintans, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Comitê de Assessoramento da área de Farmácia no CNPq. O evento será transmitido ao vivo na página da ABCF no Facebook (Facebook.com/ABCFarmaceuticas) e começará às 16h30.

A entidade reúne associados em todo o Brasil, dentre eles profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação. Na área de Farmácia, é a entidade científica que faz indicação de membros de representantes para os respectivos comitês nas agências de fomento nacional – CNPq e CAPES.

Sobre a ABCF

A ABCF é a responsável pela realização do Congresso da ABCF e coorganizadora do CIFARP, tradicional evento em Ribeirão Preto da área de Ciências Farmacêuticas, que ocorre a cada dois anos, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir e debater o estado da arte em assistência farmacêutica, descoberta de fármacos, tecnologia farmacêutica, produtos naturais, farmácia clínica, toxicologia, análises clínicas, alimentos, e o ensino na área da Farmácia.

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Daniela Antunes | TEXTO & Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br