fbpx

CEOs de 8 startups indicam opções de Leitura para o período de Quarentena


Empreendedores selecionaram obras de diversos gêneros para se distrair e adquirir conhecimento neste momento de isolamento social

O mundo entrou em regime de isolamento social e ainda é incerto quando a rotina normal será instaurada. É possível garantir, porém, que as pessoas terão tempo suficiente para aprenderem coisas novas – e os livros podem ser uma ferramenta importante neste cenário. Com tanto conteúdo disponível, no entanto, a decisão de qual obra ler pode ser difícil. Para ajudar nesta curadoria, CEOs de grandes startups brasileiras indicam livros para ler neste período.

Eduardo Baer, CEO da DogHero – Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos, de Hans Rosing

Escrito por um médico e professor sueco especialista em saúde mental, este livro busca destruir mitos apresentando fatos e estatísticas de forma clara para os leitores. “Acredito que o ‘Factfulness’ não poderia ser mais relevante no momento atual. Em tempos de ‘fakenews’, opiniões sem embasamento e informações descontextualizada, ele traz uma visão otimista do mundo, baseado em dados e fatos, que nos mostram, sem sombras de dúvidas, que embora tenhamos percalços, a humanidade caminha na direção correta”, comenta Baer.

Dener Lippert, CEO da V4 Company – Na Raça, Guilherme Benchimol

O caminho entre uma demissão e a consolidação de uma empresa que vale dezenas de bilhões de reais é abordado neste livro que narra a história de empreendedorismo de Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP. O trajeto, preenchido por obstáculos, resultou em uma revolução na vida financeira dos brasileiros. “Esta obra aborda a necessidade e a importância do pensamento a longo prazo”, explica Dener, da V4 Company.

Carlos Terceiro, CEO e fundador do Mobills – A psicologia do Dinheiro, Dan Ariely e Jeff Kreisler

“Este é um livro que li recentemente, na verdade, o primeiro do ano. Ele aborda muito bem um assunto muito importante, mas ainda pouco conhecido entre os mais leigos: a economia comportamental.” A obra discute nossa visão e o modo como lidamos com o dinheiro frente às nossas emoções, por exemplo. “Com desafios que irão nos estimular a corrigir nossos erros, esse livro é ótimo para refletir no momento atual sobre a nossa relação com as finanças pessoais”, finaliza o empreendedor.

Paula Gusmão, CEO da eÓtica – O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Neste livro Charles Duhigg demonstra um profundo estudo sobre os hábitos e a explicação de como eles podem ser transformados para ter resultados melhores em diversos âmbitos da vida. “Sem dúvidas as dicas descritas nesta obra tem nos ajudado a re-criar a rotina e internalizar os novos hábitos durante a quarentena”, afirma Paula.

Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá – O Investidor Inteligente, de Benjamin Grahan

Este best-seller compartilha com os leitores ferramentas práticas de construir um negócio que possa ter bases sólidas para sobreviver. Com isso, o livro apresenta as quatro maiores áreas de decisão que toda empresa deve buscar acertar: pessoas, estratégia, execução e dinheiro. “O interessante é que o conteúdo traz como pauta como os líderes podem fazer seus negócios se moverem em busca de um sucesso significativo”, finaliza Garcia.

Rudá Pellini, co fundador Wise & Trust – Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Nicholas Taleb

Este livro mostra como é importante manter a resiliência da antifragilidade durante crises, saindo mais robusto e resistente de situações de estresse, apto para resistir melhor aos impactos externos, se adaptar e crescer. “Acredito que a leitura é mais do que a apresentação de ensinamentos sobre o mercado financeiro e podem, sim, servir de reflexão para a tomada de decisão na vida de modo geral, até para que nossos hábitos sejam muito mais verdadeiros e coerentes com o que acreditamos de verdade”, comenta Pellini.

Celson Hupfer, CEO da Connekt – A montanha Mágica, de Thomas Mann

Um clássico da literatura alemã que conta a história do jovem engenheiro Hans Castorp, que durante uma estadia de sete anos em um sanatório, relaciona-se com uma miríade de personagens enfermos que lidam com conflitos espirituais e ideológicos que antecedem a Primeira Guerra. “Para quem quer entender como é viver num contexto de isolamento o livro é ideal, provavelmente é o maior romance do século 20 e, nas primeiras páginas nos ajudam a compreender como uma mudança inicial nos parece estimulante e como a rotina posterior nos coloca de volta à mesmice da vida”, afirma Hupfer.

Guilherme Junqueira, fundador e CEO da Gama Academy – O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz

O livro conta a história de Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício. O conteúdo da obra vem para mostrar como ele fundou, dirigiu, venceu , geriu e investiu em empresas de tecnologia. “Essa leitura me ensinou a liderar em tempos difíceis e em diferentes momentos, além de trazer empatia para o empreendedor que acaba sendo uma profissão solitária e que lida com muitos problemas sozinho. São ensinamentos para quem já está empreendendo e busca um crescimento favorável para a sua empresa”, comenta Junqueira.

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido
Por Thais Scarlat | Fala Criativo
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br