Como usar suas roupas para sair da preguiça nessa quarentena

Um dos grandes sentimentos que a quarentena tem nos despertado é a preguiça! Sim, estamos fora da nossa rotina “normal”, nossos horários estão bagunçados e, por isso, precisar trabalhar de casa neste momento pode nos deixar mais preguiçosos, menos produtivos e com menos vontade de nos arrumarmos.

Essa mudança tem sido o motivo para muitas clientes e alunas se queixarem sobre a vontade de se arrumar no dia a dia, que já não é mais a mesma e que a produção com as atividades de trabalho em casa caiu.

Você também se sente assim? Se sim, tenho uma notícia bem legal para lhe dar!

Sabia que as suas roupas podem te ajudar muito neste momento?

Exatamente, um estudo da Universidade de Northwestern pesquisou os significados que as roupas têm no nosso cérebro, interpretando os seus efeitos nas nossas reações psicológicas.

O estudo escolheu um jaleco como peça de roupa e foi feito em três etapas, na primeira, formaram-se dois grupos de pessoas: um vestindo jaleco de médico e o outro não, todas essas pessoas foram submetidas a testes que precisavam de atenção e raciocínio, ao final, quem estava com jaleco acertou mais da metade das perguntas.

Na segunda etapa, o grupo foi divido em pessoas com jaleco de médico e pessoas com jaleco de pintor, ao final do teste, novamente, quem achou que estava com jaleco de médico se saiu melhor.

Na terceira etapa do estudo, as pessoas não vestiram os jalecos (eles ficaram pendurados) e ao final do teste de foco e atenção não houve uma diferença significativa no resultado.

O que podemos pensar sobre essa pesquisa? Como o significado simbólico das roupas é importante para nós! Os jalecos eram exatamente iguais, porém o grupo que achava que estava vestindo o jaleco de médico teve mais foco e atenção na hora de responder os exercícios, por associar que médicos são profissionais com bastante foco e atenção.

Agora vamos pensar nos significados simbólicos que cada roupa tem para nós? Normalmente, uma roupa mais velhinha ou um pijama é mais confortável, não é? Para a maioria das pessoas significa conforto, tranquilidade, o que pode, sem querer, estar associado à preguiça e despertar o desejo de “não fazer nada”.

Já, por exemplo, colocar uma camisa, um blazer, uma blusa um pouco “mais arrumadinha” pode estar associado a dias de trabalho e muitas coisas para fazer, então para tentar ser produtivo dentro de casa, esses tipos de peças podem te ajudar mais. Assim como passar um batonzinho, arrumar o cabelo como costumava usar para ir ao trabalho irão trazer associações relacionadas a sua rotina de serviço.

Claro que o significado simbólico de cada peça é muito associado àquilo que ela traz para você, pense nas emoções que determinadas roupas e acessórios lhe despertam, que isso, com certeza, irá te ajudar a sair da preguiça nesta quarentena.

Essa com certeza é uma dica de ouro para esse momento, que em breve irá passar. Agora você já sabe o que fazer quando aquela preguiça bater, não é mesmo?

Então se cuide e bons negócios!

Veja aqui mais artigos sobre looks para o trabalho


Como usar suas roupas para sair da preguiça nessa quarentena
Amanda Salomão

Consultora de Moda, Imagem e Estilo. 
@amandasalomaoconsultoria
abeeon.com.br/amanda-salomao