fbpx

Educação corporativa: canal para ativar a transformação dentro das empresas

A vida e o ambiente corporativo se encontram em constante mudança. São novos tempos, que demandam novas atitudes, tecnologias e culturas. E o que nos resta é nos adaptarmos. Nesse cenário, temas como gestão de mudanças, inteligência emocional, criatividade e cultura se tornaram pontos chaves para o desenvolvimento. Por isso, a educação corporativa se tornou um ótimo caminho para transformar e os profissionais estão cada vez mais no centro das ações.

Educação corporativa: canal para ativar a transformação
Mariana Achutti CEO da Sputinik – Crédito Rodrigo Paiva

Hoje, alguns profissionais de recursos humanos constroem jornadas de aprendizagem com altos investimentos sem, necessariamente, ouvir as necessidades que seus funcionários consideram relevantes para a mudança e transformação. Por isso, antes de mais nada, é preciso colocar essas pessoas no centro para a construção de qualquer jornada educacional. Criar experiências e metodologias que coloquem isto em prática, tornando-o participante de todo o processo e não apenas como observador.

Incluir a capacitação de funcionários em temas que vão auxiliá-los nas tarefas e no crescimento profissional, é fazer com que a própria organização alcance seus objetivos rapidamente. Sem contar que, um colaborador qualificado comete menos erros, é mais criativo e tem uma capacidade analítica e um conhecimento maior que os demais.

Na minha visão, as melhores questões que envolvem a educação corporativa como forma de integrar as mudanças de novos tempos são:

Ensino fora da sala de aula
A grande tendência em relação à educação, principalmente no formato corporativo, é promover modelos de aprendizagem híbrida – que vão além das salas de aulas tradicionais. É necessário ter um olhar mais cuidadoso por parte das companhias para atrair e estimular seus profissionais. Usar canais como cursos, palestras, experiências presenciais e online que carregam conceitos, ferramentas e reflexões alinhados aos valores contemporâneos para formar novos líderes e aplicar novas metodologias, são ações que auxiliam e transformam as empresas.

Redesign – mude a rota, se for preciso
É importante dar o primeiro passo quando verificar que a empresa ainda está navegando por caminhos diferentes e mais distantes do digital. No mundo que estamos vivendo, investir em tecnologia é quase uma obrigação e quem não se adaptar certamente ficará para trás. Com isso, a busca por esse destino deve ser constante e servir como ponte de mediação para novas possibilidades que só vão trazer impactos positivos para o trabalho dos colaboradores e para os negócios de forma geral. Logo, se sua empresa precisa percorrer essa caminhada, a criação de métodos mais práticos e funcionais de treinamento precisam ser uma tendência. Afinal, o futuro do trabalho demanda de pessoas cada vez mais capacitadas e ágeis.

No cenário atual, cabe à gestão das empresas um olhar sistêmico e participativo para ver as competências técnicas e socioemocionais de seus colaboradores. Investir na qualificação é um caminho estratégico para uma equipe mais capacitada e, ao mesmo tempo, engajada. Basta os gestores e o time de RH ter esse olhar e perceber que treinamentos à distância e métodos de uma jornada contínua de aprendizado transforma a empresa como um todo e são parte fundamental para lidar com um mundo novo.

Por Mariana Achutti, CEO da Sputnik

Você também pode gostar de ler: Papel da Liderança na Gestão de Crises


Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Dayane Ippoliti – Pineapple Hub
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br