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6 dicas para lojistas alavancarem as vendas no Dia dos Pais

Data celebrada no dia 9 de agosto traz oportunidades para empreendedores, porém, será preciso adequar os produtos e serviços às expectativas ao momento

O Dia dos Pais é sempre comemorado no segundo domingo do mês de agosto e, assim como em outras datas comemorativas do calendário brasileiro, a época traz grandes expectativas para os varejistas que desejam alavancar suas vendas. De acordo com Davi Magalde, coordenador de vendas da iugu, startup de meios de pagamento, o consumidor busca as melhores ofertas e só presta realmente atenção quando elas o encantam. “A época é daqueles que desejam comprar com o melhor custo-benefício. Para isso, é preciso se reinventar, principalmente nas soluções de pagamento. Essa medida pode criar barreiras entre a procura, a escolha e a decisão do consumidor que, ao perceber tanta dificuldade, desiste da compra”, explica. O executivo listou seis dicas para auxiliar os lojistas a alavancarem suas vendas no período. Confira:

1. Planeje suas vendas: o planejamento é a peça chave para o sucesso de vendas sazonais e evita imprevistos. Isso porque ações feitas de última hora, mal pensadas ou executadas, têm poucas chances de ter um bom desempenho e, pior, ainda podem causar um ônus, como no caso de aumentar o estoque mais do que o previsto. Por este motivo um planejamento antecipado é o principal aliado à uma estratégia de vendas sazonal. Com ele é possível estar com a equipe e estoque prontos para o aumento de fluxo. Sabendo a data, já é possível analisar tendências de mercado, conferir dados de mercado, pensar em cenários possíveis, saber quais investimentos priorizar, usar os dados que possui sobre seu consumidor para entendê-lo, planejar ações e, assim, ter alguma previsão sobre o seu possível desempenho.

2. Experiência do cliente: Garantir uma boa experiência de compra para os consumidores é muito importante, principalmente durante as datas sazonais. Esse momento pode ser determinante para a fidelização desse cliente. Uma das ferramentas utilizadas nesse caso são os reviews. É preciso aposta na sinceridade para vender mais, evitando que sejam publicados comentários de pessoas que não tenham adquirido o produto, proporcionando transferência entre as marcas e clientes, mesmo que sejam comentários negativos.

3. Invista na presença online: Anúncios e reviews online são o segundo canal que mais influencia a decisão de compra, seguido das redes sociais (Facebook, twitter,etc). Além disso, entre 2015 e 2017, o crescimento médio das buscas pela data subiu 51%, contabilizando 10 milhões de procuras, segundo dados do Google (Search e E-bit). Por esse motivo, ter uma estratégia focada na presença online é essencial.

4. Aposte em soluções que facilitem o pagamento: como o movimento do varejo cresceconsideravelmente em datas comemorativas, é normal que as companhias do setor enfrentem problemas com suas demandas financeiras. O novo consumidor não tem a paciência de esperar. Por isso, é importante não criar burocracia virtual e permitir que suas compras sejam definidas em um clique. A experiência sistematizada determinará a permanência do consumidor dentro do site. É fundamental ter uma ferramenta que tenha checkout transparente onde permita que a transação seja finalizada no seu site, sem redirecionamentos. Uma dica fácil é o uso do boleto bancário que ajuda a ampliar o seu público. Se o pagamento por boleto bancário é funcional para o cliente, ele também apresenta vantagens para o gestor, principalmente para aqueles que trabalham com serviços de recorrência, como acontece com um clube de assinaturas.

5. Não deixe as entregas de lado: vivendo uma pandemia, atualmente, mais do que nunca, a logística é um fator muito decisivo para e-commerces. É extremamente importante que você antecipe soluções extras de logística para não comprometer seu controle, execução, transporte e armazenamento seguro para garantir a integridade da entrega dentro do seu prazo. 6. Faça ofertas e promoções para sair na frente da concorrência: Por que oferecer descontos e vantagens se o consumidor já estará comprometido a gastar na data? Justamente porque o mercado todo sabe disso e essa é uma ótima forma de destacar sua marca da concorrência e, também, porque oferecendo com antecedência você consegue entrar no planejamento do seu consumidor. Você pode pensar em cupons de desconto, vale presente, frete grátis, combos promocionais, e etc.

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