Eleições nos EUA: Relatório analisa agenda econômica pós-pandemia de candidatos à presidência dos Estados Unidos

Brasil – Material elaborado pela Amcham Brasil em parceria com a Prospectiva Consultoria traz cinco temas para pensar sobre a corrida presidencial

A pouco menos de dois meses das eleições norte-americanas, a Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) e a Prospectiva Consultoria traçam um panorama da corrida eleitoral nos Estados Unidos e analisam a agenda econômica pós-covid proposta pelos dois candidatos e as possíveis implicações para o Brasil em relação ao comércio e investimentos. A segunda edição do relatório ‘Trump vs. Biden’ está disponível para download neste link.

O relatório é dividido em cinco temas: panorama do cenário eleitoral, processo eleitoral (colégio eleitoral, primárias, partidos e posicionamento macropolítico), os partidos e suas posições gerais, covid-19 e as eleições, e possíveis implicações para o Brasil. Esta é a segunda edição de uma série de quatro documentos com interesse especial sobre os efeitos para as relações bilaterais com o Brasil e para as empresas sediadas no País.

No relatório, aponta-se que, com Trump, a agenda de retomada econômica do sEstados Unidos deverá ter um caráter mais nacionalista, com viés protecionista na área de comércio. A proximidade da família Bolsonaro com Donald Trump pode ser um facilitador para o aprofundamento da agenda bilateral de comércio e investimentos. No caso de vitória de Biden, o Brasil pode esperar um maior engajamento dos Estados Unidos em temas internacionais. E maior foco em temas como mudança do clima, preservação da Amazônia e direitos de minorias. Os dois cenários abrem oportunidades interessantes para o comércio e investimentos entre os países.

“O resultado das eleições presidenciais americanas influenciará os contornos políticos e econômicos do mundo inteiro nos próximos anos. Acompanhar esse processo é fundamental para nós, principalmente se quisermos traçar uma agenda bilateral mais ambiciosa entre Brasil e Estados Unidos”, comenta a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas.

As últimas duas publicações serão lançadas até novembro deste ano, avaliando questões como cooperação internacional, agronegócio e energias. Na primeira edição, foi abordado o processo de eleição norte-americano, os eventos-chave do pleito e as visões dos candidatos para o comércio internacional e política externa.

Além disso, a Câmara realizará uma série de debates online, com especialistas de cada uma das áreas e análises exclusivas sobre os desdobramentos da disputa americana. O próximo será em outubro e terá como tema a reta final do processo eleitoral.

Acompanhe aqui mais notícias sobre negócios.


Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Amcham Brasil
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br