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Sudeste cresce 47,58% nas vendas online em setembro de 2020, frente ao mesmo período do ano passado

O faturamento da região, considerando o mesmo período, também teve bom desempenho: 54,99%

São Paulo, novembro de 2020 – A região Sudeste continua em expansão nas vendas praticadas pela internet. Ao observar o mês de setembro, ante o mesmo período do ano passado, verificou-se alta de 47,58%. O faturamento do setor também teve crescimento de 54,99%, considerando a mesma base de comparação. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Ao analisar a composição regional das vendas por e-commerce, setembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2019, mesmo com um bom resultado, o Sudeste ficou em último lugar. Na sequência apareceram: Nordeste (92,25%), Norte (66,88%), Centro-Oeste (64,42%) e Sul (60,19%).

“Notamos uma pequena redução no volume de compras no e-commerce da região Sudeste se comparado com os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus. Isso é reflexo do aumento de compras de produtos de valor agregado mais alto devido às promoções da Semana do Brasil e também por falta de estoque de alguns produtos que vinham em ritmo forte de vendas”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e fundador do Neotrust | Compre & Confie.

Vendas online no Sudeste

As vendas online do Sudeste, na comparação entre os meses de setembro e agosto, neste caso, tiveram queda de (-10,31%). Já no acumulado do ano, variou positivamente em 41,05%. Na composição regional, mais uma vez ocupou a última posição. Na liderança, apareceu o Nordeste (74,59%), seguindo por Sul (55,37%), Centro-Oeste (47,47%) e Norte (44,58%).

Faturamento do Sudeste

O faturamento do e-commerce no Sudeste apresentou baixa em setembro frente a agosto (-7,17%). Já no acumulado do ano, teve alta de 43,73%, em último lugar por região. A configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (80,22%), Sul (56,66%), Norte (46,39%) e Centro-Oeste (46,32%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: http://www.mccenet.com.br/

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Por Insight Comunicação
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