fbpx

Evento discute Marco Legal das Startups, que deve ajudar no fomento ao empreendedorismo e à inovação

Projeto de Lei tramita no Congresso; debate gratuito “Teias da Inovação”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações”, está com inscrições estão abertas

Dezembro, 2020 – O projeto Teias da Inovação MCTI encerra a sua agenda em 2020 nesta quinta-feira (17), em mais um evento gratuito on-line. Para se despedir da temporada, abre uma discussão em nível nacional com o tema “O Marco Legal das Startups superando barreiras para acelerar a competitividade”. O encontro, o 15º virtual do projeto, debaterá como os ambientes regulatórios podem contribuir para o nascimento de inovações de impacto: criando um melhor universo para o fomento de negócios, simplificando a criação de startups e estimulando investimentos em inovação e geração de empregos. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: https://www.teiasdainovacao.com.br .

O Projeto de Lei Complementar que cria o Marco Legal das Startups está em trâmite no Congresso Nacional desde outubro. Segundo seu texto, o foco está em empresas cuja característica principal é a inovação aplicada aos seus respectivos modelos de negócios, produtos ou serviços. Caso seja aprovada, a proposta poderá: simplificar a criação de empresas inovadoras; estimular o investimento em inovação; fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação; facilitar a contratação de soluções inovadoras pelo Estado; e regularizar o ambiente regulatório experimental. O grande objetivo é fornecer subsídios para novos empreendimentos e também para que as empresas brasileiras sejam mais competitivas e inovadoras. Por consequência, melhorando a geração de renda e de emprego e a oferta de bens e serviços inovadores à sociedade de forma geral.

Segundo estudos da Abstartups (Associação Brasileira de Startups), o Brasil tem, hoje, aproximadamente 13 mil startups. Deste total, 73,2% nunca receberam investimentos e mais da metade (50,5%) sentiu o maior impacto na venda e aquisição de clientes pela Covid-19.

O evento terá a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). “A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Entre os palestrantes estão:

Igor Nazareth

Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, faz parte da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Entre 2009 e 2018, atuou na Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Foi Coordenador-Geral de Inovação, Diretor de Inovação e Propriedade Intelectual e Secretário de Inovação e Novos Negócios – Substituto. Em 2019, assumiu o cargo de Subsecretário de Inovação e Transformação Digital, do Ministério da Economia. É responsável por elaborar e supervisionar políticas públicas de inovação, empreendedorismo inovador, Indústria 4.0 e propriedade intelectual no âmbito do Ministério.

Maria Rita Spina Bueno

Diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA (Mulheres Investidoras Anjo), atua com o desenvolvimento de startups e com a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada à gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

Vinícius Poit

Vinicius Poit é empreendedor e deputado federal (NOVO-SP), eleito com 207.118 votos em 2018. Atualmente, é vice-líder de seu partido na Câmara dos Deputados e relator do Marco de Startups. À frente da Coordenação da Bancada Paulista na Câmara e, mais recentemente, contemplado com o Selo Portal da Integridade, pelo IBRA. É considerado um dos principais parlamentares no Congresso Nacional, de acordo com a Arko Advice, o Congresso em Foco e o Ranking dos Políticos. Formado em Administração de Empresas pela EAESP – FGV, tem experiência no mercado financeiro e atuou na Poit Energia, empresa líder em soluções de infraestrutura elétrica na América Latina. É cofundador da startup Recruta Simples e sócio da Ibira Investimentos, focada em reestruturação de empresas e gestão temporária de negócios. Atua em mentoria de empreendedorismo de alto impacto. É um grande entusiasta de causas sociais, como o resgate de pessoas em situação de rua, promovido pela ONG Make Them Smile e também pela ARCAH, organização sem fins lucrativos da qual é embaixador. Tem como missão “fazer a diferença positiva na vida das pessoas em meio a um ambiente desafiador”.

Sobre o Teias
O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e tem o apoio da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. “O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

Edições anteriores

Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia e do consequente isolamento social, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas: “Communities Meeting – Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together – Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.

Já on-line, o projeto teve 14 edições, tendo somado mais de mil inscrições e chegado a mais de 112 cidades brasileiras:

– Quatro de foco nacional (edições 1, 3, 5 e 8, em 04/06, 07/07, 06/08 e 09/09, respectivamente), com os temas, na ordem: “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”; “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”; “Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia”; e “Organização, funcionamento e replanejamento dos ecossistemas brasileiros de inovação para competitividade global”.

– Dez edições de foco regional (2, 4, 6, 7, 9, 10, 11, 12, 13 e 14). As cidades e temas abordados foram na seguinte ordem:

• 18/06 – Caxias do Sul-RS – “Instrumentos de Fomento e Incentivo à Inovação e Empreendedorismo”;

• 21/07 – Juazeiro do Norte-CE – “Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro”;

• 18/08 – Macapá-AP – “Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá”;

• 25/08 -Jaraguá do Sul-SC“Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica”;

• 24/09 -Boa Vista-RR – “Inovação na prática: desenvolvimento de atores regionais”;

• 08/10 – São Luís-MA – “Vocação Regional: Organização do Ecossistema Maranhense para Inovação Aeroespacial”;

• 22/10 – Goiânia-GO – “Tendências de futuro para Goiás: educação e mercado”;

• 05/11 – Londrina-PR – “Startups e indústria: acelerando a relação para maior integração do ecossistema e geração de valor mútuo”;

• 19/11 – Maceió-AL – “O empreendedorismo e inovação: o impulsionamento para o sucesso dos negócios”.

• 03/12 – Angra dos Reis-RJ – “Startups e indústria: acelerando a relação para maior integração do ecossistema e geração de valor mútuo”.

Serviço

“O Marco Legal das Startups superando barreiras para acelerar a competitividade”.

Data: 17 de dezembro, quinta-feira

Horário: das 16h às 17h30

Inscrições: https://www.teiasdainovacao.com.br/

Programação:

16h00 – Boas-vindas com Paulo Alvim

16h15 – Ponto de Vista com Vinícius Poit

16h20 – Ponto de Vista com Maria Rita Spina Bueno

16h25 – Ponto de Vista com Igor Nazareth

16h30 – Debate + Quiz

17h05 – Perguntas do público

17h25 – Encerramento

Acompanhe aqui mais noticias para empreendedores

Este conteúdo de divulgação foi fornecido
Por WGO Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br