fbpx

Pesquisa Tax Trends 2021 revela que o investimento em tecnologia nas empresas do setor é de apenas 50 mil por ano

Com o objetivo de disseminar os temas que serão tendências no mundo fiscal, a Dootax , startup que simplifica as rotinas fiscais das empresas e a Arquivei , referência em captura, estruturação e gestão de documentos fiscais para empresas, realizaram o TAX Trends com lives trazendo especialistas do setor com foco em cinco tópicos de extrema importância e que ganharão relevância ao longo deste ano: Cenário Atual e Perspectivas para 2021, Tecnologia Alavancando a Carreira em Tax, Contactless e Automação, PIX para Empresas e Reforma Tributária.

Após os cinco dias de realização, foi compartilhado com os participantes, uma pesquisa realizada com 397 profissionais do setor e com dados relevantes sobre a área de TAX no Brasil.

Em relação ao departamento fiscal, a pesquisa Tax Trends 2021 mostra algumas atividades que já foram automatizadas, e outras que há o desejo de automação: “Tarefas manuais, repetitivas e que não agregam valor ao negócio precisam ser realizadas por robôs. Além de trabalharem 24/7, eles são altamente escaláveis.” conta Thiago Souza, head of marketing e cofundador da Dootax.

Thiago Souza – Foto Divulgação

Ele complementa ainda que “Os humanos precisam ser usados para as tarefas estratégicas onde realmente exige um pensamento crítico e diferenciado da situação”.

Avanço tecnológico acessível

Segundo a pesquisa, a tecnologia da informação evolui para ser cada dia mais inteligente e automática. A escalabilidade de recursos como machine learning, RPA e inteligência artificial tem reduzido o custo de implementação e possibilitado a adoção das mais modernas técnicas por empresas de todos os portes. O que antes era um diferencial competitivo, agora é obrigatório para a sobrevivência dos negócios.

Um grande exemplo ao falar de inteligência artificial, antes essa tecnologia era de uso exclusivo à grandes empresas que possuíam laboratórios próprios de PeD, Contactless na Pesquisa. Mas essa tecnologia agora é acessível a qualquer um por meio da IBM, Amazon,
Google e vários outros players, que além de treinamento, só cobram pelo tempo que a máquina realmente fica em operação, cobrando apenas alguns centavos de dólares por hora.

Pesquisa Tax Trends 2021

Outro exemplo acontece com o RPA, inicialmente, usado somente para operações complexas pelo próprio time de TI, agora essa tecnologia já passa a ser programada pelo próprio usuário da área administrativa, reduzindo custo e popularizando o acesso à tecnologia.

Conclusão

A era da Covid-19 nos levou a uma disrupção forçada, mas os avanços por ela trazidos não vão sumir com a chegada da vacina. A união de um ambiente de negócios mais digital, a busca por trabalhos mais estratégicos e o acesso a tecnologias modernas para automatizar os processos do início ao fim sem a intervenção humana devem fazer do contactless não uma tendência, mas uma realidade presente de 2021 em diante.

A automação de processos fiscais pode ajudar muitas empresas na otimização de suas rotinas e na diminuição de erros de processo. Ao serem questionados se a empresa em que trabalham pretende investir em automação de processos fiscais em 2021, a grande maioria (65,5%) respondeu que sim.

No entanto, em relação ao investimento financeiro em automação de processos fiscais realizado pela empresa nos últimos 3 anos, mais da metade respondeu que o investimento não passou de R﹩ 50 mil, ou seja, um pouco mais de R﹩ 16 mil por ano. 50% das empresas envolvidas na pesquisa realizaram menos do que R﹩ 50 k de investimento em automação nos últimos 3 anos.

Leia também:

De uma hora para outra o Brasil parou e a Economia foi parar na UTI

Vamos Superar esse Momento, mas Não voltaremos ao estado de Antes

A Hora e a Vez das Startups. Você está Pronto para a Jornada?

Este conteúdo de divulgação foi fornecido
Por Hochmuller Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br