fbpx

3 coisas para saber sobre o roteiro de desenvolvimento da IBM para construir um Ecossistema de Software Quântico Aberto

A IBM divulgou em setembro de 2020 seu Quantum Development Roadmap (Roteiro de Desenvolvimento Quântico), que traz a visão integrada e um cronograma para o avanço quântico full-stack da empresa, incluindo hardware, software e aplicações.

Neste roteiro para escalar a tecnologia quântica, a empresa apresenta uma visão clara de como chegar ao ponto de inflexão de 1,000+ qubits até 2023, além de abordar sistemas quânticos poderosos o suficiente para explorar soluções para desafios que seriam impossíveis de serem realizados em máquinas tradicionais sozinhas. O roteiro de desenvolvimento dá a milhões de desenvolvedores profissionais mais oportunidades de explorar a computação quântica dentro de suas indústrias e especialidades, sem a necessidade de aprender novas ferramentas ou linguagens de programação.

Compartilhamos três coisas que você precisa saber:

1. Construído sobre o roteiro de tecnologia quântica da IBM, anunciado em setembro de 2020, divulgamos o roteiro de desenvolvimento quântico, que integra o progresso de software quântico, com o objetivo de acelerar o poder de processamento quântico e entregar serviços baseados em nuvem para que qualquer desenvolvedor possa usar.

Os principais recursos destacados no roteiro são: o tempo de execução Qiskit em 2021, que permitirá umaaceleração de 100 vezes na execução de programas e a capacidade de operar em circuitos dinâmicos em 2022, o que possibilitará uma maior variedade de circuitos e a expansão da complexidade algorítmica nos sistemas quânticos da IBM.

O sistema quântico da IBM continuará a progredir em direção à aceleração de 100 vezes até o final de 2021. A companhia irá lançar exemplos desse progresso ao longo do ano. Um exemplo é a simulação do hidreto de lítio (LiH), que pode levar até 100 dias para ser realizada com precisão. Quando uma aceleração de 100 vezes é atingida, é possível simular o LiH em um dia.

2. Até 2023, o roteiro de desenvolvimento da IBM permitirá aos desenvolvedores partir do nível de operação em kernel para o trabalho com módulos de aplicativos, estabelecendo a base para os modelos de serviços quânticos e fluxos de trabalho sem atrito. Isso inclui abrir a variedade de circuitos quânticos para incluir circuitos dinâmicos, trazendo a computação tradicional em tempo real para os circuitos quânticos, com o objetivo de aumentar a precisão e reduzir potencialmente os recursos requeridos.

Os desenvolvedores que explorarem a computação quântica hoje serão capazes de fazê-lo mais e mais rápido, enquanto a IBM implementa tecnologias projetadas em OpenShift para trabalhar ao lado de computadores quânticos. Um número maior de desenvolvedores de diferentes indústrias terão mais razões e oportunidades para explorar a computação quântica dentro de seus fluxos de trabalhos, sem precisar aprender novas ferramentas ou linguagens de programação.

3. IBM Quantum vislumbra um futuro de computação quântica que não exige o aprendizado de uma nova linguagem de programação nem a execução de código separadamente em um dispositivo, mas em vez disso estará integrado em um fluxo de trabalho de computação tradicional, como uma placa gráfica ou qualquer outro componente de computação externo.

Nós imaginamos um fluxo de trabalho quântico de uma forma que os diferentes tipos de desenvolvedores possam trabalhar perfeitamente em uma mesma estrutura integrada, baseada em nuvem. Chamamos essa visão de computação quântica sem fricção (frictionless quantum computing), e nossa equipe está animada em anunciar o Roteiro de Desenvolvimento (Development Roadmap) em direção a este futuro, no qual os avanços de software e hardware também se estenderão à variedade de circuitos e expandirão a capacidade dos nossos sistemas de executar circuitos em um ritmo mais acelerado.

Leia também:

Inteligência Artificial: Ameaça ou Oportunidade?

Os Desafios de Camila no Mercado (ainda) Masculino da Programação

Inteligência a Serviço das Cidades

Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Weber Shandwick
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br