fbpx

Plataforma ambiental cria calculadora gratuita da “pegada de carbono”

Com base num questionário online, plataforma estima a quantidade de emissões individuais de CO2 no prazo de um ano e permite com que as pessoas comprem créditos para se tornarem neutras em carbono

A MOSS, maior plataforma de créditos de carbono do mundo, lança na Semana da Terra a Calculadora de Carbono da MOSS. O recurso permite que qualquer pessoa calcule a sua pegada de carbono individual referente ao ano de 2020. O objetivo da iniciativa é informar e conscientizar sobre a importância da compensação das emissões e, ainda, conectar os usuários a projetos de preservação da floresta Amazônica.

O recurso permite a moradores de todos os estados do país identificar os pontos do dia a dia que mais contribuem para a emissão de CO2. Por meio de 12 perguntas de múltipla escolha sobre temas como moradia, uso de transporte individual e coletivo, estilo de alimentação e quantidade de calorias ingeridas diariamente, além de hábitos de viagens aéreas e compras, a Calculadora MOSS apresenta o resultado individual e, também, compara as informações com a média global. 

A partir das emissões estimadas, o usuário pode fazer a compensação de sua pegada ambiental por meio da plataforma MOSS. A startup facilita a aquisição de créditos de carbono de projetos de preservação ambiental certificados, que já levaram mais de R$ 60 milhões para a Amazônia. Para isso, criou a MCO2, um ativo digital baseado em blockchain – cada token adquirido na plataforma pode compensar uma tonelada de CO2. 

“Há um movimento global de empresas e instituições comprando créditos para se tornarem neutras em carbono. Aqui no Brasil, a MOSS tem parceria com iFood, C6 Bank e até com as equipes de futebol do Flamengo”, afirma  Luis Adaime, fundador e CEO da MOSS. “A calculadora é mais um passo para quem se preocupa com seu impacto ambiental no mundo e acredita em uma economia mais sustentável. As pessoas também querem se tornar ‘neutras em carbono’”.

Para o desenvolvimento da calculadora de emissões de gases de efeito estufa (GEE) foram utilizados os fatores de emissão da Ferramenta de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol, e os demais dados foram retirados de fontes oficiais, tais como relatórios governamentais, estudos de companhias ambientais, artigos científicos e dados de fornecedores.  

O lançamento da Calculadora Moss acontece em um momento importante. Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 22 de Abril como Dia Internacional da Mãe Terra como uma forma de reconhecer a necessidade de proteger a Terra e os seus ecossistemas para melhorar a subsistência das pessoas, combater  as mudanças climáticas, e parar o colapso da biodiversidade. O tema de 2021 é Restaurar a Terra, com destaque para ações de mudanças para uma economia mais sustentável que funcione tanto para as pessoas como para o planeta, conforme comunicado do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Leia também:

Indústria de Bens de Consumo passa por Transformações

Digitalização é palavra-chave para Empresas durante Pandemia

Vamos Superar esse Momento, mas Não voltaremos ao estado de Antes

Este conteúdo de divulgação foi fornecido
Por NovaPR Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br