fbpx

Startup brasileira mostra que R$ 2,6 mi poderiam ser economizados se população não desperdiçasse alimentos

Lançado pela plataforma de receita do Carrefour, o Aproveitômetro calcula o quanto seria economizado com o reaproveitamento total dos alimentos utilizados nas receitas

A busca por uma alimentação saudável, aliada a uma maior preocupação em não desperdiçar alimentos, tem se tornado algo cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Para ajudar as pessoas nesse caminho, o CyberCook, plataforma de receitas do Carrefour, lançou em 2020 o Índice Aproveitômetro, que consegue mensurar o valor poupado em cada preparo e, desta forma, quantificar o desperdício dos alimentos que sobram das receitas nos lares brasileiros.

Com esse levantamento, a plataforma constatou que, em 2020, o valor economizado com o reaproveitamento de ingredientes seria de aproximadamente R$ 2,6 milhões. Para chegar a esse número o CyberCook analisa, a cada três meses, os resultados a partir da aplicação no site na qual o consumidor informa o que sobrou de ingredientes em seus preparos. São calculados o volume de buscas feitas nesse recurso e a economia estimada se todos os ingredientes selecionados fossem utilizados em sua totalidade na realização de novas receitas, sendo esse o valor que teria sido evitado com o desperdício de alimentos.

O Aproveitômetro se integra ao recurso “Aproveite o que sobrou” do CyberCook, que ajuda a encontrar novas receitas para transformar sobras de ingredientes em novos preparos. O botão está disponível em todas as receitas e, ao clicar sobre ele, é possível selecionar quais ingredientes sobraram na sua despensa. A partir disso, o portal sugere novas opções de preparos com esses alimentos.

“Nossas ações no CyberCook se guiam pelo objetivo de reaproveitar ao máximo a integralidade dos alimentos. Disso, surgiu a ideia de criar o Índice Aproveitômetro e mostrar para as pessoas o quanto o reaproveitamento impacta na vida delas, tanto no uso consumo consciente de alimentos e, principalmente, na questão financeira. Além disso, esse novo olhar sobre a comida deixa mais claro que é possível cozinhar bem, aproveitar os ingredientes ao máximo e, ainda, economizar”, diz Alexandre Canatella, CEO do CyberCook e Diretor de Negócios Digitais do Carrefour Brasil.

Entre os ingredientes mais buscados em 2020 estão açúcar, ovo, farinha de trigo, leite e cebola, refletindo o que está presente com grande frequência na despensa das pessoas, assim como nas receitas mais buscadas no CyberCook durante o período. Shoyu, ricota e banana nanica foram os alimentos que tiveram menos buscas realizadas e, curiosamente, manjericão esteve logo após as primeiras posições, antes mesmo de fermento em pó e manteiga, geralmente considerados produtos mais básicos.

O Índice Aproveitômetro está alinhado ao programa Desperdício Zero do Carrefour, criado em 2015, visando escolhas mais conscientes de compras e a redução do desperdício de alimentos. Em paralelo, a iniciativa integra ainda a estratégia de digitalização do Grupo Carrefour Brasil que, desde 2018, tem como um dos pilares centrais da sua estratégia de negócio a transformação digital da companhia.


Leia também:

Digitalização é palavra-chave para Empresas durante Pandemia

Vamos Superar esse Momento, mas Não voltaremos ao estado de Antes

Indústria de Bens de Consumo passa por Transformações

Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Loures Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br