Dicas essenciais para quem quer começar um negócio do zero

Durante a pandemia, observamos um crescimento massivo no número de negócios online, demonstrando que cada vez mais pessoas buscam boas ideias para começar um negócio do zero. Com 14 milhões de pessoas desempregadas, o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de microempreendedores cadastrados no MEI (microempreendedor individual) no último ano.

Existem diversas formas de empreender e, para começar em qualquer uma delas, é preciso definir estratégias. A Printi, gráfica online focada em produtos personalizados, criou a série “Começando meu negócio do zero” para ajudar quem tem o sonho de empreender e oferece um verdadeiro passo a passo para criar uma marca de sucesso. Confira algumas dicas:

Dê o pontapé inicial
Marcas são como pessoas e precisam ter uma razão para existir. Vale pensar na marca como uma pessoa que está nascendo. Como eu quero que essa marca se apresente para a sociedade e principalmente, que tipo de valor e propósito essa marca vai exercer no mundo.

Defina seu público-alvo e concorrência
O empreendedor deve entrar no universo de pesquisa para entender o público-alvo. Com isso, é definido quem é o cliente principal, mesmo que tenham outros possíveis alvos.

De acordo com Ellen Pretel, gerente de Marketing, Branding e Comunicação da Printi, a pesquisa é dividida em três momentos. “A primeira é conhecer a estratégia de negócio – sobre o que vai oferecer, como e qual é o diferencial da marca. Na segunda etapa, é importante conhecer o cliente – quem é ele, o que é importante para ele, o que ele enxerga em relação ao produto. Por último, entender como o mercado funciona – saber se tem concorrência, o que dá certo e o que pode ser feito para se destacar das outras empresas”, comenta.

Aprender a partir do que já foi feito também é importante. “Entender o mercado e como os concorrentes se posicionam, aprender com o que dá certo, mas também com o que dá errado. A gente costuma estudar casos de sucesso, mas casos de insucesso também nos dão grandes insights do que pode dar errado no caminho”, finaliza Ellen.

Estabeleça Metas
É importante colocar no planejamento uma meta possível de cumprir. O empreendedor deve levar em consideração o cenário atual, onde a marca quer chegar e o espaço que deseja conquistar.

Escolha o nome da empresa
Muita gente pensa que o nome da empresa vem em uma epifania, mas na verdade, precisa ser parte da construção da marca. O nome tem que representar o diferencial do seu produto. Tem que refletir o DNA da marca que está sendo criada.

Propósito de marca
Independentemente do tamanho da empresa, toda marca precisa de um propósito para existir. Ele corresponde à essência da marca e aquilo que deseja transmitir para o mundo. Além disso, é a forma como a empresa atua na sociedade, sendo consciente sobre seu papel e sobre o impacto que produz na vida dos consumidores e da sua comunidade.

Após definir o propósito, o próximo passo é voltado para posicionamento de marca, uma estratégia técnica construída junto ao profissional de marketing, que tem o objetivo de focar na percepção do cliente sobre a marca e pode ser transmitido de várias formas, como um slogan, por exemplo.

Outros conteúdos sobre como começar um negócio do zero estão disponíveis no blog da Printi. Lá é possível encontrar dicas jurídicas para começar o negócio, sugestão de produtos para começar a empreender e como a experiência do cliente desempenha papel importante na transformação das empresas.

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