Cia. Hering publica seu Relatório Anual

Esta é a 9ª edição do reporte, que tem o objetivo de reforçar o compromisso da empresa com a gestão transparente

Junho de 2021 – Acaba de ser lançado o Relatório Anual da Cia. Hering. O material traz o consolidado referente ao modelo de negócios, cultura, compromissos e resultados atingidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020, período em que a Cia. completou 140 anos. Todas as atividades são abordadas na edição – industriais, administrativas, gestão das marcas Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Dzarm e de canais – com o mesmo escopo das Demonstrações Financeiras da Cia. Hering.

O relatório foi construído com base nas principais diretrizes internacionais de reporte e gestão de Sustentabilidade: Relato Integrado (IR) de capitais, Global Reporting Initiative (GRI) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E está disponível no site relatoriosustentabilidade.ciahering.com.br/

Para a Cia. Hering, a Sustentabilidade é um dos três habilitadores estratégicos para desenvolvimento do negócio. Seu legado se manifesta em ações, como a manutenção de uma reserva ambiental com 4,2 milhões de metros quadrados, o apoio – há mais de 25 anos – a causas sociais como a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, o fortalecimento de marcas que valorizam a expressão da diversidade, além do orgulho em ser nacional e contribuir para o desenvolvimento do País. A Cia. Hering planeja e implementa uma estratégia sustentável que tem como pilares a cadeia de valor, o meio ambiente, a diversidade, as ações das marcas e a governança.

Impactos

Para a Cia. Hering, o ano de 2020 representou uma narrativa de aprendizados e transformações, e que contribuiu para a empresa se tornar uma varejista contemporânea digital de ponta a ponta e com a cultura de impulsionar negócios no cerne de tudo.

Em 2020, a Cia. Hering ativou uma rede de 4.635 colaboradores, 3.027 fornecedores, 682 franqueados e 7.907 clientes multimarcas. E, através da sua rede de parceiros, também gerou e continua gerando empregos indiretos. No ano, 5.613 colaboradores foram empregados nas franquias. E, os fornecedores de sourcing nacional, que juntos movimentaram cerca de R﹩13 milhões de reais, sendo R﹩2 milhões provenientes da Cia. Hering, geraram 54 mil vagas de emprego. Esta relação da Cia. com os fornecedores proporciona o fomento à economia local, principalmente em GO e SC, onde a empresa tem suas unidades fabris, administrativas e centros de distribuição.

Do ponto de vista econômico, a Cia. Hering atingiu R﹩1,3 bilhão de reais de receita em 2020. No ano, R﹩78.124 milhões de reais em impostos e taxas foram revertidos aos governos para projetos de desenvolvimento do País. R﹩35,3 milhões de reais em juros sobre o capital próprio foram pagos aos acionistas. Com confiança para alta performance, a Cia. Hering busca gerar valor para todos seus parceiros nos pilares ASG.

Olhando para a ecoeficiência, a Cia. Hering teve, em 2020, 93% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, reduziu em 15% o consumo de água nos processos de tingimento, implementou análises de ciclo de vida de produto e ressignificou 2,8 toneladas de malha.

No pilar social, R﹩255 mil reais de investimento social privado foram destinados a desenvolvimento social, com protagonismo da Fundação Hermann Hering, em parceria com a Cia. Hering e com a marca Hering, no lançamento do Programa Vestir o Brasil, que visa fomentar o empreendedorismo e estimular jovens através da moda.

A Cia. Hering aperfeiçoa continuamente os altos padrões de governança corporativa e, foi reconhecida por duas premiações no quesito Transparência, tanto no que diz respeito a práticas éticas e justas com a cadeia, quanto na governança dos negócios. O primeiro reconhecimento veio através do Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) – promovido pelo Fashion Revolution, no qual a Cia. Hering ficou entre as 5 primeiras colocações. Além deste, a Cia. Hering concorreu com todas as corporações listadas na Bolsa de Valores e recebeu o Troféu Transparência da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

Inovação

A estratégia de sustentabilidade da Cia. Hering é desdobrada em ações sociais, no desenvolvimento de produtos e processos, e no aperfeiçoamento do negócio pela inovação.

Dentre produtos com insumos e matérias-primas sustentáveis desenvolvidos pela Cia. Hering, estão peças feitas com malhas de poliéster PET (de garrafas de plástico), fios orgânicos e malhas recicladas. Em 2020, pela marca Hering, foram lançados dois produtos derivados da World T-shirt, com a eficiência no core de sua existência, desde a criação até a produção: as camisetas H+ e Reuse. Estes produtos trazem a convergência de tendência com propósito, utilizando a tecnologia a favor da sustentabilidade. A Camiseta H+ possui tratamento antiodor e o suor não é absorvido pela malha, portanto não é necessário lavar a peça com tanta frequência. Já a Reuse, é produzida pelo reaproveitamento de fibras diversas, reforçando sua circularidade.

Além destes produtos especiais, cerca de 20% da coleção da marca Hering são feitos com a tecnologia Body Size, criada há mais de 30 anos com pioneirismo da Cia. Hering. Neste modelo de produção, a malha já é tecida no formato da peça, sem necessidade da costura lateral e sem geração de aparas. A cada peça produzida, há uma economia de 33% em sobras e desperdícios e, ao longo destes 30 anos utilizando a tecnologia Body Size, a Cia. Hering já evitou o consumo de 23,3 mil m³ de água, deixou de gerar 150 toneladas de CO2, economizou energia equivalente a 1.072 árvores e deixou de consumir malha extra em mais de 1 milhão de camisetas.

Em 2020, a Cia. Hering investiu na aquisição de novos equipamentos automatizados que promovem redução de consumo água, insumos, e ganho de produtividade, se dedicou a estudos para minimizar e/ou eliminar a utilização de plástico em embalagens, acelerou o desenvolvimento de Business Inteligence (BI) para acompanhamento e análise de dados que tornem nas ações mais ágeis, com intuito de reduzir os retrabalhos da tinturaria. A gestão consciente dos recursos hídricos sempre foi um ponto de atenção para a Cia. Hering. Na unidade de Itororó (SC), a empresa concentra investimentos para maximizar a eficiência e conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) automatizada.

No ano, a Cia. Hering deu novos passos na estratégia de mitigação das mudanças climáticas: realizou seu inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). E, neutralizou 27,35 ton de CO2 por meio do Programa CO2 Neutro.

Digitalização

A Cia. Hering segue sua jornada para intensificar a proximidade e facilidade de serviços, com estabelecimento de uma cultura orientada por dados. A atuação com um e-commerce robusto foi fundamental para minimizar as perdas que ocorreram com o fechamento das lojas físicas. O canal cresceu ao longo do ano e os resultados se deram em função da agilidade na tomada de decisão e na execução.

Foi atingido um novo patamar na digitalização, com uma evolução vista em todos os indicadores, e, mais importante, sentida pelos consumidores e clientes. O comércio eletrônico registrou o crescimento de 158,7% em relação ao ano anterior e o segmento online aumentou 18,11% no faturamento mesmo com a abertura das lojas físicas. A expansão da rede física foi mantida, com 130 inaugurações. A Cia. se consolidou com a omnicanalidade totalmente integrada ao negócio: com presença em 9 marketplaces, 14,5% das vendas realizadas através do e-commerce, quase toda a rede integrada ao omnichannel e mais de 10 milhões de clientes cadastrados na base de dados.

Ações de responsabilidade social durante a pandemia

Utilizando a sua expertise no mercado têxtil e no varejo de vestuário, a Cia. Hering direcionou parte da sua produção para a doação de uniformes e camisetas a unidades de saúde e de máscaras de proteção à população. Por meio de suas marcas, também foram lançados produtos com significado social, como os da coleção “Camisetas com Amor”, que reverteu 100% do lucro para a compra de ventiladores pulmonares, e, os da coleção “Amor Essencial”, que teve parte do lucro revertido para o projeto Mães de Favela, da CUFA (Central Única de Favelas). No total, foram mais de 1,5 milhão de itens doados, o que corresponde a um montante de mais de R﹩3,2 milhões.

Parcerias estratégicas

Visando se conectar com outras empresas na discussão dos principais assuntos relacionados à sustentabilidade, a Cia. Hering passou a fazer parte do Conselho Empresarial para Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). A associação ao CEBEDS se deu através de uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade, com envolvimento do COO e do CEO, diretores e conselheiros.

Além destas iniciativas, a Cia. Hering manteve sua participação e estreitou relacionamento com diversas organizações e associações do setor têxtil e do varejo como: Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (ADIAL) e Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

Leia também:

Vida a.c. e d.c.: Antes e Depois do Coronavírus

Indústria de Bens de Consumo passa por Transformações

Vamos Superar esse Momento, mas Não voltaremos ao estado de Antes


Este conteúdo de divulgação foi fornecido
Por MktMix Assessoria de Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br