fbpx

Você sabe o que é Payroll? Especialista explica impacto nos investimentos

Você sabe o que é ou já ouvir falar sobre Payroll? É um indicador que apresenta a folha de pagamentos dos setores secundário e terciário (portanto, exceto o setor agrícola) dos Estados Unidos. O dado mostra a força de trabalho da economia norte-americana, medindo quantas pessoas estão empregadas e recebem salário no país.

O relatório é apresentado na primeira sexta-feira de cada mês, às 8h30 do horário de Washington, e sempre mexe com o mercado financeiro e com os traders.

A seguir, o especialista em investimentos e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Marcelo Cambria explica por que é importante ficar de olho no Payroll.

“O Payroll é um proxy sobre o nível de emprego da população americana com atividade regular no momento. Portanto, é um índice importante por conta de arrecadação de impostos federais, além da geração e distribuição de renda e o consumo nos EUA”.

Os principais indicadores divulgados com o Payroll são o ganho médio por hora trabalhada, balança comercial e taxa de desemprego na economia americana.

“O mercado é mais sensível à taxa de desemprego, balança comercial e ganho médio por hora trabalhada, nesta ordem, na minha avaliação. Como a taxa de desemprego envolve o nível de ocupação, este indicador é uma proxy de como acontecerá a geração de renda daquele mercado. Portanto, incentiva ou não a geração de investimentos.”

Como os dados refletem a folha de pagamento, há uma sinalização de quais indústrias e setores estão contratando mais. Em última análise, indica o rastro do investimento. E investimento de longo prazo gera emprego o que, por sua vez, promove o aumento de renda média.

“Assim, equipes de research de grandes bancos fazem análise de qual setor da economia está contribuindo mais para o indicador de payroll, gerando oportunidade ao investidor de bolsa”.

Segundo Cambria, se o mercado entende que o Payroll virá aquém das expectativas, é momento de ficar vendido e ganhar com a queda de preço. Se a expectativa é a divulgação de um resultado acima daquele já precificado pelo mercado, é o momento de ficar comprado e ganhar com a alta.

“É assim que o mercado busca aproveitar as informações de Payroll. E ele, em geral, também influencia o mercado de capitais brasileiro”, finaliza.

Leia também:

Digitalização é palavra-chave para Empresas durante Pandemia

Indústria de Bens de Consumo passa por Transformações

Vamos Superar esse Momento, mas Não voltaremos ao estado de Antes

Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br