Criador do Business Model Canvas é a estrela de painel no Brasil

Tecnopuc traz Alex Osterwalder, o responsável por mudar a forma de desenhar negócios no mundo

Alex Osterwalder transformou a forma de desenhar negócios. O criador do Business Model Canvas é uma referência global no universo do empreendedorismo e da inovação. E para comemorar os 18 anos do Parque Científico e Tecnológico da PUC do Rio Grande do Sul (Tecnopuc), um ecossistema de inovação conectado e global, o Parque e o Sebrae RS trazem Osterwalder para um Tecnopuc Talks transmitido pelo Youtube. O evento será no dia do aniversário do Parque, 25 de agosto, às 11h. Clique aqui e inscreva-se para receber um lembrete no dia do talk .

Alex Osterwalder – foto divulgação



Alex Osterwalder: uma linguagem visual para modelos de negócios
Alex é autor do best-seller Business Generation. Para construir o livro, ele e seu orientador de Doutorado, Yves Pigneur, pesquisaram e coletaram material para chegar a uma lista de nove pontos que são necessários para qualquer negócio através de um Canvas com linguagem direta, objetiva e acessível. O livro já foi traduzido para mais de 30 idiomas e hoje o Canvas é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo dos negócios.

Alex teve uma startup em 1999. Perguntamos qual conselho daria hoje para sua versão empreendedora da época, com 25 anos: “Teste e se adapte mais rápido. Sempre experimentei. Sempre tentei coisas. Há uma enorme diferença entre uma pequena empresa que você administra com cinco a 10 pessoas e uma empresa mais escalonável. É um jogo completamente diferente. Portanto, o que eu aconselho é testar mais rápido em direção a um modelo de negócios escalonável”.

18 anos do Tecnopuc: maioridade de um ecossistema consolidado
O painel marca os 18 anos do Tecnopuc, um ecossistema de inovação cada vez mais conectado e global. Hoje, o Parque conta com mais de 178 organizações e 150 conexões com ambientes de inovação em todos os cantos do mundo. Transformando conhecimento em desenvolvimento social e econômico desde o início dos anos 2000, o time do Parque atua de forma colaborativa, promovendo um ambiente de negócios de classe mundial que envolve pessoas, criatividade, inovação e impacto.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, lembra da inauguração oficial do Parque e da Incubadora RAIAR (hoje Tecnopuc Startups), quando o sonho era criar um ecossistema de inovação que aproximasse a área de pesquisa das demandas da sociedade, gerando novas oportunidades de formação e desenvolvimento acadêmico e profissional para estudantes e pesquisadores. “Ao longo deste período recebemos algumas das maiores autoridades mundiais da área de inovação, como Henry Etzkovitz, Burton Clark, Regis Mckenna, Steve Blank e, agora, para a maioridade do Parque, o Alex Osterwalder”, celebra Audy.

História e evolução do universo das startups
A trajetória do Parque e a carreira de Alex caminham na mesma direção: a de apoiar o desenvolvimento de novos negócios. E a pesquisa do autor transformou e impactou a forma como o Parque se estrutura para apoiar startups. Com a evolução dos modelos de negócio – e consequentemente com a pesquisa de Alex, a equipe do Parque percebeu o valor destas startups para as grandes corporações que estavam no ambiente, e o valor que elas também viam na conexão com as grandes empresas. Por isso, o modelo evoluiu, e o formato de incubação transformou-se em Programas de Desenvolvimento de novos negócios liderados pelo Tecnopuc Startups, que hoje é um dos nodos da estrutura em rede do Parque. A área está conectada com toda a equipe do Parque, além de estar mais próxima das empresas, do ecossistema como um todo e da Universidade.

Para Leandro Pompermaier, Gestor de Relacionamento e Novos Negócios do Tecnopuc, o evento mostra a magnitude do Tecnopuc e esta ação está alinhada a estratégia do Tecnopuc como um ambiente de inovação e negócios. “Nosso projeto do Tecnopuc Anywhere levará a expertise do Parque para todos os cantos. Queremos nos conectar com o mundo, compartilhar conhecimento e apoiar startups em qualquer lugar. Este evento conecta o conhecimento e a experiência do Alex, reconhecido mundialmente, com a nossa comunidade empreendedora auxiliando no desenvolvimento dos seus negócios”, destaca Pompermaier.

Experiência empreendedora na graduação: da sala de aula ao mercado
Em 2020, o Brasil contava com 43,9 milhões de empreendedores. Os números são da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada com apoio do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Em 2019, a mesma pesquisa apontava 53,4 milhões de empreendedores. Com o propósito de apoiar a trajetória empreendedora dos alunos a PUCRS conectou iniciativas de disciplinas, eventos e programas por meio do Track Startup: o caminho do empreendedorismo na Universidade. O Talk com Alex Osterwalder integra a programação da Maratona de Inovação PUCRS, evento que conecta alunos das 7 escolas das universidades em desafios sobre a sociedade hiperconectada em um mundo híbrido.

Para Flávia Fiorin, Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, oportunizar vivência empreendedora durante toda a trajetória acadêmica em um ecossistema global de inovação é um dos diferenciais de uma formação voltada a conectar o conhecimento teórico a experiências práticas de mercado. “Aproximar os participantes da Maratona de Inovação da principal referência em modelagem de negócios global, é um marco importante nessa trajetória. Alex Osterwalder representa o novo olhar sobre a dinâmica de negócios, sob uma perspectiva clara, visual e dinâmica”, explica Flavia.

Para o Sebrae RS, “apoiar um evento que promove uma imersão dos estudantes no empreendedorismo é ajudar no despertar da consciência de sua posição no mundo e da responsabilidade por suas próprias escolhas”, finaliza o diretor-superintendente, André Vanoni de Godoy.

Leia também:

Brian Requarth lança um olhar estrangeiro para o mercado em ascensão das startups no Brasil

A Hora e a Vez das Startups. Você está Pronto para a Jornada?

Digitalização é palavra-chave para Empresas durante Pandemia

Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Moglia Comunicação Empresarial
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br