IPT inicia desenvolvimento de projetos de inovação em parceria com a Lenovo

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalhará em aplicações para produtos da Lenovo; empresa investirá em profissionais e na construção de um laboratório dentro do IPT Open Experience 

Inauguração do espaço Lenovo no IPT – Crédito: Divulgação

A Lenovo, empresa que atua com o fornecimento de tecnologia inteligente, inaugurou, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), um laboratório próprio dentro do IPT Open Experience. A inauguração marca o início de um projeto entre o Instituto e a empresa, cuja parceria prevê investimento da Lenovo na construção do espaço dentro do IPT Open Experience na modalidade “Centro de Inovação”, sendo responsável por projetar e configurar o local com equipamentos, infraestrutura e identidade visual da empresa. Além disso, a Lenovo investirá na contratação e capacitação de cerca 100 profissionais entre engenheiros, arquitetos de software, estudantes e outros profissionais da tecnologia da informação que atuarão com dedicação exclusiva nos projetos da empresa.
 

O IPT atuará como um braço da área de pesquisa da companhia e será responsável pelo desenvolvimento de aplicações na área de software para produtos do portfólio de notebooks de consumo, mercado corporativo e computação gaming da Lenovo no Brasil e no mundo, com foco em acessibilidade e inclusão. Dentre os projetos, está o grupo de pesquisa em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que irá transformar a experiência de uso de teclados virtuais para pessoas com deficiência auditiva, a partir de uma patente desenvolvida por pesquisadores brasileiros da Lenovo, e inédita no mundo.

Além disso, será criado um Centro de Excelência em Linux, onde serão desenvolvidos projetos para os PCs da Lenovo, Internet das Coisas, servidores e computação em nuvem. Para fortalecer o ecossistema de tecnologia, haverá, ainda, capacitação de profissionais em segurança cibernética.
 

O prazo para a conclusão do primeiro projeto está estimado em dois anos.
 

“A parceria entre Lenovo e o IPT criará um ambiente com oportunidades para profissionais qualificados trabalharem em nossos projetos estratégicos”, afirma Hildebrando Lima, responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Lenovo no Brasil. Os profissionais irão colaborar com o ecossistema de pesquisa e desenvolvimento global da companhia, que conta com cerca de 8 mil profissionais em 18 países. “Desenvolveremos, no Brasil, softwares que farão a diferença em como as pessoas usam a nossa tecnologia, com foco em acessibilidade e inclusão”, explica Hildebrando Lima.

Ricardo Bloj, presidente da Lenovo no Brasil, destaca a parceria com foco em inovação: “Essa interação entre o Instituto, universidade e empresa privada é um passo importante para o desenvolvimento de produtos inovadores adequados às realidades do mercado brasileiro.”
 

Para ele, o Brasil tem um papel fundamental de referência no desenvolvimento de tecnologias. “A Lenovo investe cerca de 170 milhões de reais anualmente em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, que é um país-chave para a companhia. Esperamos que os produtos inovadores projetados em parceria com o IPT possam ultrapassar barreiras e facilitar a vida das pessoas de todo o mundo por meio de tecnologia inteligente”, completa.

Este plano de trabalho marca o início da parceria entre a Lenovo e o IPT na execução de uma série de projetos de inovação previstos para 2021 e faz parte do acordo firmado no final de 2020, quando a empresa ingressou no IPT Open Experience, inaugurado em novembro do ano passado. O espaço é a pedra fundamental do CITI – Centro Internacional de Tecnologia e Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa criar um ecossistema aberto de inovação para reunir organizações de todos os portes e setores econômicos que demandem soluções inovadoras.
 

“O mundo de inovação é altamente dinâmico e passa por momentos de inovação aberta a projetos inovadores em plataformas modernas, que é o caso da Lenovo. Essa integração dos pesquisadores do IPT, que contam com vasto conhecimento em tecnologia, com equipamentos, infraestrutura e ideias da Lenovo é uma união promissora no desenvolvimento da tecnologia do país”, afirma Alessandro Santiago do Santos, gerente de apoio da unidade de negócios e tecnologias digitais do IPT.
 

O IPT Open Experience conta hoje com empresas nas mais diversas áreas, como biotecnologia, energia, indústria 4.0, sustentabilidade e transformação digital, nas modalidades “Centro de Inovação”, como no caso da Lenovo, quando a empresa parceira cria um centro próprio de pesquisa aplicada nas mais diversas áreas e “Hub de Inovação”, um ambiente criado para solucionar desafios tecnológicos, desenvolver e incorporar inovação hardtech nos negócios das empresas, integrado por startups, pesquisadores, universidades, órgãos de governo e outros atores do ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.
 

Para Maria Cristina Machado Domingues, Diretora da Unidade de Negócios e Tecnologias digitais do IPT, as parcerias com empresas inovadoras são um caminho para fortalecer o desenvolvimento de tecnologias nacionais. “Estamos satisfeitos em saber que a tecnologia desenvolvida no Instituto será utilizada em produtos inovadores da Lenovo. Uma das nossas missões no IPT é de exportar o que fazemos de melhor em termos de tecnologia e as parcerias são parte importante deste processo”, afirma.


Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido

Por Hill + Knowlton Brasil
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br