5 dicas para não errar na fidelização do cliente no mercado imobiliário

Apto separou alguns conselhos para corretores de imóveis que desejam estreitar relação com o público e fechar vendas durante as férias

Em um ramo tão disputado como o imobiliário, mostrar-se atencioso e buscar sempre o melhor atendimento atrai a lealdade do consumidor. Pensando nisso, o Apto, plataforma que anuncia imóveis novos em fase de lançamento, em construção e prontos para morar, separou dicas para ajudar profissionais do mercado a fidelizar clientes e converter vendas em janeiro.


“Preocupar-se em fidelizar clientes faz toda a diferença na carreira dos profissionais do mercado imobiliário. A curto prazo, evita que suas prospecções sejam atraídas pela concorrência, a médio e longo prazo, pode render indicações e o retorno do consumidor, caso precise vender ou comprar imóveis”, afirma Alex Frachetta, CEO do Apto.

Confira cinco dicas para conquistar e fazer com que seu cliente volte sempre:

  1. Nunca deixe uma pessoa esperando – Você sabia que terá até sete vezes mais chances de qualificar um cliente, desde que ele seja atendido em até uma hora?! É muito chato quando pedimos alguma informação e demora horas, em alguns casos até dias, para recebermos uma resposta, não é mesmo? Esteja de prontidão para atender seu cliente e tirar todas as suas dúvidas.
     
  2. Seja proativo – Não é incrível quando estamos em contato com alguma pessoa e ela oferece informações e ajuda além do solicitado? Isso se chama proatividade no atendimento. Muitas vezes, os clientes vão se deparar com situações que não eram exatamente o que estavam em sua expectativa e o nosso dever é tentar de alguma forma ajudar, seja oferecendo novos produtos ou até mesmo indicando onde ele conseguiria encontrar. Afinal, analisar caso a caso e oferecer as melhores soluções, cria laços e garante uma excelente experiência.
     
  3. Insistir demais pode não ser uma boa ideia – Sabemos que vender é essencial para um negócio, mas a experiência do cliente é de extrema importância. Indica-se fazer o follow-up até os 6 primeiros meses do primeiro contato. Durante esse tempo, se mesmo com todo o atendimento o cliente optou por não dar sequência em sua compra, não seja insistente. A compreensão é a melhor alternativa. Você não perde tempo e ainda finaliza o atendimento de portas abertas, gerando a oportunidade dele procurar você em uma próxima vez.
     
  4. Faça follow-ups com conteúdo relevante – Mantenha o contato com seu cliente por meio de follow-ups criativos e que sejam interessantes ao seu cliente. Como? Envie conteúdos de decoração direcionado ao tamanho de planta que ele está pesquisando, ou então, fale sobre dados do mercado.
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  5. Conheça seu cliente – Conhecer o cliente é essencial para o sucesso do negócio. Ao iniciar um contato, mantenha uma conversa ativa com perguntas simples. Essa é a hora de descobrir tudo sobre seu cliente! Enquanto conversa com ele, analise seu perfil para ser certeiro na comunicação. Então, se perceber que ele fala gírias, use também em meio às frases. Se ele for uma pessoa mais formal, haja igual. O contato mais humano e empático trará conexão e informação para seu atendimento.


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Por Nr7 Comunicação
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