fbpx

Anywhere Office: conheça as vantagens do modelo e desafios de gestão de talentos

Empresas como Brex, CondoConta e MasterBarter deixaram de exigir a presença no escritório e passaram a avaliar os colaboradores conforme resultados e entregas

A necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia acelerou a inovação e consolidou tendências para os formatos de trabalho. A principal delas é o modelo híbrido que, em 2022, tornou-se realidade para 48% das empresas, conforme indica a 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH). Mas empresas mais atentas e abertas à inovação, como startups e negócios ligados ao setor de tecnologia, já começaram a estruturar e atualizar seus métodos de trabalho para modelos que permitem trabalhar de qualquer lugar, isso quando não já atuavam neste modelo desde antes da pandemia.

Na fintech para condomínios CondoConta, o modelo já era adotado desde o início da empresa pelo time formado pelos fundadores e primeiros colaboradores. “Quando veio a pandemia, já estávamos totalmente adaptados ao anywhere office. Nada mudou, o time já trabalhava em casa e estava alocado em diversas partes do Brasil e em outros países. Isso, além de agregar produtividade, autonomia e liberdade à performance dos colaboradores, facilita atrair talentos de qualquer lugar do mundo para o time”, revela Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador do CondoConta.

Com sede em São Francisco, a fintech Brex, para empresas em crescimento, é outro exemplo que adotou o trabalho remoto. A fintech mantém os escritórios, mas permite que os colaboradores optem por trabalhar de onde quiserem. No comunicado da adoção da modalidade, os sócios, brasileiros, afirmaram que 64% da equipe gosta de trabalhar de casa e as entregas de projetos estão acontecendo mais rapidamente. Outras startups também estão seguindo o caminho, como a MasterBarter, agfintech que cria soluções baseadas em blockchain para escalar a aplicação do modelo de Barter, mecanismo de financiamento de safra, no Brasil, que também adotou o trabalho remoto.
 

Rodrigo Della Rocca, CEO do CondoConta, fintech que permite o anywhere office, em sala no formato de nave espacial criada para os colaboradores que desejarem trabalhar na sede, em Santa Catarina. Foto Divulgação.

As empresas entenderam que torna mais produtivo ter os times trabalhando em qualquer lugar. No modelo de trabalho híbrido, os resultados da equipe deixam de ser medidos apenas pelo horário de trabalho a cumprir ou pela presença na empresa, e passam a ser avaliados conforme resultados e entregas. A gestão, na opinião de Della Rocca, é mais desafiadora e precisa do compromisso de ambas as partes – tanto da empresa, que deve promover a estrutura necessária, orientar e dar essa liberdade, quanto do colaborador, que precisa ser responsável com suas entregas e estar em sintonia com a companhia.
 

Um dos cuidados fundamentais para amenizar a distância física entre os funcionários está na preservação da cultura organizacional da empresa, criar ferramentas e oportunidades que promovam a interação e revolucionem a comunicação entre os colaboradores é fundamental. Afinal, a informação deve estar disponível para todos, igualmente.

Matheus Prado, Tech Recruiter do CondoConta, avalia que a cultura se reflete na missão, visão e valores da empresa e também das pessoas. Para manter o time coeso, é necessário injetar essa cultura diariamente, através de palavras e ações. “Cada companhia tem método para encurtar distâncias e promover a interação, nós realizamos diversos encontros entre os diferentes times, e dois, especiais e comuns à toda a companhia”,

Atualmente, os mais de 150 colaboradores do CondoConta estão distribuídos pelo Brasil, em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Fora do Brasil, a fintech também conta com colaboradores na Alemanha. Trata-se de um time diverso, carregado de sotaques, histórias e formações diferentes, mas complementares e muito relevantes para compreender as necessidades dos clientes, que também são de todos os estados do país.

Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por  Scalepress
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br