fbpx

Vokkan constrói primeiro bairro parque do Brasil com ecossistema tecnológico completo e anuncia parceria com grandes players mundiais

Projeto Vivapark Porto Belo, em Santa Catarina, já atrai gigantes da tecnologia como Furukawa e Dahua Technology

Roderjan Volaco, presidente da Vokkan, à frente da maquete do edifício Vértice. ( Foto Brunno Covello)

Roderjan Volaco, presidente da Vokkan, à frente da maquete do edifício Vértice. ( Foto Brunno Covello)

É na Costa Esmeralda, uma das regiões mais bonitas e valorizadas do litoral de Santa Catarina, que a Vokkan – empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários – deu início às obras do primeiro bairro parque do Brasil, o Vivapark Porto Belo. O projeto, concebido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, já desponta como um dos principais cases do setor por aliar sustentabilidade e alta tecnologia e chama atenção de grandes players. Entre eles, dois líderes mundiais nos mercados em que atuam: a Furukawa, precursora na área de redes de fibra óptica no mundo, e Dahua Technology, especialista em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica.

Outros parceiros integrarão o projeto ainda este ano. “Já estamos em negociação com grandes empresas dos setores de telecomunicação e de energia elétrica a fim de fechar parcerias ainda nesta primeira fase de construção do Vivapark Porto Belo”, anuncia Roderjan Volaco, presidente da Vokkan.

O ineditismo do projeto se dá não apenas pelo conceito de sustentabilidade e qualidade de vida como também pela escala. O bairro tem mais de 138 mil m² de área verde e deve contar com cerca de 30 mil moradores além de um fluxo grande de visitantes. A construção de um ecossistema tecnológico de alto nível capaz de atender a uma demanda dessa magnitude a longo prazo é um dos maiores desafios do projeto. “Estamos, literalmente, construindo o futuro. O Vivapark será uma espécie de metaverso, só que real, e localizado num verdadeiro paraíso do litoral brasileiro” afirma Fabio Kenji, head de tecnologia da Vokkan.

Parceria com a Furukawa vai além da implantação

A Furukawa, uma das maiores fabricantes globais de soluções baseadas em tecnologia de fibra óptica, já era uma fornecedora estratégica da Vokkan na construção da infraestrutura do Vivapark Porto Belo e se interessou em entrar no projeto como parceria. “Trata-se de um projeto inovador baseado em sustentabilidade que vem ao encontro das soluções e novos produtos que a Furukawa está desenvolvendo”, afirma Guilherme Benavides que atua na área de Engenharia de Aplicações da Furukawa.

Para Roderjan Volaco, este é um dos pontos decisivos do projeto. “Ter a Furukawa conosco engrandece ainda mais o Vivapark porque garante um resultado excepcional no que diz respeito à qualidade de transmissão de dados além da alta capacidade e disponibilidade da rede”, afirma o presidente.

A solução de infraestrutura de rede fornecida pela Furukawa para o Vivapark Porto Belo, chamada Laserway, contempla todos os elementos de rede passiva e, também, equipamentos ativos de rede que irão suportar um projeto completo para atender necessidades como CFTV, circuito de câmeras de segurança, serviços de telecomunicações, de internet, voz e dados, a internet das coisas (IoT) incorporada em todos os dispositivos de monitoramento remoto, serviços de wi-fi, entre outros recursos que farão parte do ecossistema tecnológico do bairro. “Todos esses recursos e serviços estarão integrados em uma única rede de fibra óptica, o que traz uma economia significativa ao projeto como um todo”, diz Fabio Kenji.

De acordo com o head de tecnologia da Vokkan, só na primeira fase da construção da infraestrutura da rede passiva serão utilizados cerca de 20 quilômetros de cabeamento de fibra óptica de 12 vias com alta capacidade para suportar o volume de tráfego. “Não se tem notícia, no Brasil, de um projeto similar ao Vivapark Porto Belo em sua dimensão e, principalmente, sua base tecnológica preparada para suportar rede 5G, dispositivos IOT, monitoramento de energia e muitos outros”, explica.

Outra característica dos produtos Furukawa que serão utilizados no Vivapark Porto Belo é a robustez. São soluções voltadas para ambientes críticos (FI2S) que fazem parte do portfólio da Furukawa e suportam temperaturas extremas, baixas e altas, aplicações em ambientes internos e externos, com proteções especiais contra intempéries.

Além disso, as soluções Furukawa estão voltadas ao conceito de sustentabilidade que é um dos pilares do projeto Vivapark Porto Belo. “A solução a ser adotada no projeto tem como princípio a redução do uso de plástico e de cobre, sendo menos prejudicial ao meio ambiente. E com a utilização do Programa Green IT da Furukawa, ainda é possível dar a destinação correta às sobras de cabos descartadas”, enfatiza Benavides.

Primeiro showroom da Dahua na região Sul e o segundo no Brasil

Reconhecida pela implementação de projetos de alta performance, a Dahua Technology oferece as soluções mais modernas e completas do mundo para várias aplicações e indústrias verticais, incluindo gerenciamento de tráfego, instalações governamentais, varejo e serviços financeiros, e desenvolveu uma rede completa de sistema de segurança e vida inteligente para o Vivapark Porto Belo. Por meio de sua representatividade e atuação mundial, a companhia garante acesso a recursos, serviços e equipamentos para testes mesmo que ainda não estejam disponíveis em larga escala no Brasil. “A Dahua Technology coloca à nossa disposição um enorme e completo portfólio de acordo com as necessidades de cada ponto do projeto antes mesmo da implantação”, comenta Kenji.

Concebido para ser um bairro sem muros e com segurança não ostensiva, o Vivapark fará uso de recursos como câmeras e sensores de alta performance, sistema de reconhecimento facial digital, e análise de comportamento e CFTV para monitoramento ininterrupto. Além do uso da tecnologia mais avançada na construção de hardware, a Dahua Technology usará toda a sua expertise na implementação de softwares e recursos analíticos para prover a segurança no Vivapark Porto Belo. “O uso de inteligência artificial possibilita, por exemplo, a recuperação de registros históricos e localização de alvos, pesquisa de rosto e corpo humano por recurso de imagem, pesquisa de arquivos pessoais e veiculares, permite ainda que sejam geradas trilhas com base em registros de pessoas, veículos e controles de acesso”, afirma Kenji. Por fazer uso de tecnologia 100% Dahua, o Vivapark Porto Belo será o primeiro showroom da companhia na região Sul e o segundo do país.

“Estamos muito satisfeitos em participar de um projeto inovador como o Vivapark, pois temos o compromisso de oferecer soluções eficientes de ponta a ponta para atender às necessidades dos clientes. Temos a certeza de que fornecemos os melhores recursos do mercado e logo os moradores do bairro poderão comprovar a qualidade da nossa tecnologia”, diz Alexandre Mori, diretor de vendas da Dahua Technology.

Um metaverso invertido

Enquanto o metaverso replica experiências realistas dentro de um ambiente totalmente virtual, o Vivapark Porto Belo entrega um ecossistema tecnológico de recursos, serviços e imersão digital em um espaço inteiramente real. “A proposta do bairro parque é tornar a vida dos moradores e visitantes mais eficiente numa perspectiva tecnológica. Quase tudo poderá ser acionado remotamente. Um serviço de jardinagem, a compra de um produto, a análise de um incidente, acompanhamento de imagens internas, tudo estará disponível 24 horas por dia” explica Fabio.

Kenji destaca ainda que o verdadeiro propósito de um bairro inteligente é usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e auxiliar o crescimento econômico com total atenção à sustentabilidade local. “O conceito de smart city só faz sentido se de fato trouxer benefícios para a comunidade como um todo. Qualquer coisa diferente disso pode ser tecnológica, mas não necessariamente inteligente”, conclui o executivo.

Qualityware e DCA – Delta Cable Americas

Para elaboração e implantação do imponente projeto, a Vokkan conta com um dos grandes integradores dos fabricantes Furukawa e Dahua, a empresa Qualityware. “Projetamos a construção de uma rede sólida, totalmente subterrânea que garante grande confiabilidade, segurança e conectividade para aplicação de multisserviços de comunicação, planejada para comportar as futuras expansões do empreendimento, diz Bruno Perboni, diretor de operações da Qualityware.

A Qualityware está atuando diariamente para implantar toda tecnologia essencial ao empreendimento. “Desenvolvemos um projeto alinhando tecnologia e sustentabilidade, visando tranquilidade e facilidade para os moradores e visitantes do bairro. Estamos muito felizes em participar de um projeto tão vanguardista e impecável como o Vivapark. Nossa empresa tem o compromisso de ofertar e integrar soluções que atendam às necessidades dos clientes e do ecossistema no qual os futuros oradores estarão inseridos”, Camila Merolyn, gestora de negócios e marketing da Qualityware.

A empresa juntou-se também à DCA — Delta Cable Americas, uma distribuidora que inova e entrega uma arquitetura de soluções completa para demandas de infraestrutura de rede e conectividade. Com 28 anos de atuação no mercado de tecnologia e equipe especializada no desenvolvimento de projetos personalizados para cada demanda, a empresa conta com fabricantes de referência global para cada uma de suas verticais de atuação, incluindo a de cabeamento estruturado, incluindo a Furukawa, e segurança eletrônica, incluindo a Dahua. “O projeto, desenvolvido pelo time de especialistas da DCA, junto à Qualityware, visou a integração dos sistemas de segurança eletrônica e wi-fi público em uma única rede inteligente de fibra óptica, para promover a melhoria da qualidade de serviço dos empreendimentos e qualidade de vida dos moradores do Vivapark”, Willian Bietkoski, gerente nacional de projetos da DCA.


Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Agencia Casa Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br