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Avaliação de desempenho por competência: 7 formas de fazer

Você sabe como fazer a avaliação de desempenho por competência? Com esse tipo de análise, é possível ter uma noção do desempenho do colaborador dentro da empresa, a partir do que é esperado para cada cargo. 

Essa prática é importante porque é uma forma do gestor dar um retorno sobre a execução das tarefas do funcionário, além de se certificar que eles estão recebendo tudo o que é preciso para desempenhar a sua função, como um bom plano de saúde empresarial

Dessa forma, além de contribuir para que o colaborador tenha uma melhor performance no trabalho, a empresa também investe em bons profissionais, além de conseguir reter talentos. 

Portanto, continue a leitura deste artigo porque preparamos um conteúdo exclusivo com 7 maneiras de fazer uma avaliação de desempenho. Temos certeza de que as nossas dicas irão te ajudar a fazer essa análise da melhor forma possível. 

O que é a avaliação de desempenho por competências?

Avaliação de desempenho por competência é a forma de medir os comportamentos ou skills técnicas, demonstrados pelos colaboradores, e que são possíveis de perceber por meio de observação, pelo gestor ou da equipe de RH.

Sendo assim, os comportamentos são baseados na soma da experiência, habilidade, assim como da motivação do funcionário dentro da empresa. Nesse sentido, a competência se trata de como ele desempenha o seu papel e alcança resultados, a partir do que é exigido para o seu cargo.

Esse indicador fornece informações necessárias para entender a qualidade geral do colaborador, assim como o que precisa ser melhorado. Assim, contribui para a tomada de decisões, seja na fase de recrutamento ou para desenvolvimento e treinamento. 

Dessa forma, essa é uma ferramenta poderosa, já que contribui para o sucesso no trabalho. Contudo, existem algumas maneiras de executá-la, que podem ajudar o gestor ou a equipe de RH a fazerem uma análise eficiente. 

Por isso, vamos mostrar a seguir, as principais maneiras de fazer uma avaliação de desempenho por competência. 

7 formas de avaliar o desempenho através de competências

Para que a avaliação de desempenho por competência dê bons resultados, é preciso considerar o seu modelo de negócio, assim como o que você quer que o trabalhador aprimore. Sendo assim, veja 7 formas diferentes de fazer essa análise. 

Responsabilidade e confiabilidade

Essa é a maneira de perceber se o colaborador é responsável, em questões como pontualidade e nas tarefas que desempenha, assim como se ele não precisa ser supervisionado a todo tempo para cumprir seu trabalho.

Para isso, avalie se o funcionário:

  • é pontual e cumpre instruções, prazos e padrões de produtividade;
  • Concentração nas tarefas;
  • Cumpre prazos, mantendo a qualidade no trabalho;
  • Se responsabiliza por não atingir suas expectativas, pela pontualidade e qualidade do trabalho.

Adaptabilidade

Trabalha bem em situações e com pessoas diferentes, além de conseguir se adaptar bem às mudanças dentro da empresa, mantendo e assumindo novas responsabilidades.

Para isso, avalie se o funcionário: 

  • Lida com facilidade às mudanças, além de ajudar pessoas outras pessoas nesse sentido, a fim de deixar os colegas de trabalho mais tranquilos;
  • Consegue encontrar alternativas para atingir suas metas;
  • Ajusta meios de atingir resultados e soluções de forma prática;
  • Vê as mudanças dentro do ambiente de trabalho de forma positiva, aprimorando novos métodos para atingir objetivos e solucionar problemas. 

Avaliação de desempenho por competências de alinhamento aos negócios

O colaborador participa do alinhamento de negócios dentro da empresa, entendendo bem os serviços, produtos e o desempenho da organização para alcançar bons resultados.

Para isso, avalie se o funcionário:

  • Participa das tomadas de decisões, seja integrando ou fornecendo as informações necessárias à direção executiva da empresa;
  • Está por dentro do que acontece em outros setores, entendendo o serviço, objetivos e resultados conquistados.
  • Quando está em contato com clientes ou pessoas interessadas, consegue argumentar de forma positiva, sobre outros serviços e programas. 

Mudança de liderança

Na mudança de liderança em potencial, o colaborador, além de estar na frente da transição, auxilia os colegas de trabalho a aceitar e encarar de forma positiva as consequências.

Para isso, avalie se o colaborador:

  • Consegue lidar e passar para os demais, as vantagens da mudança, assim como administrar as dificuldades que possam vir a surgir dela;
  • Faz com que os colegas valorizem essa renovação;

Contribui com novas formas de métodos e abordagens. 

Coaching e mentoria

Incentiva, instrui e dá um retorno sobre o seu comportamento dentro da empresa para que os outros evoluam e tenham sucesso em seus cargos.

Para isso, avalie se o funcionário:

  • Dá sugestões e exemplos para proporcionar melhorias;
  • Reconhece e elogia o crescimento a cada evolução;
  • Consegue orientar bem os demais;
  • Assume o papel de ajudar outras pessoas a desenvolverem melhor as próprias habilidades, a fim de alcançar o objetivo necessário;
  • Oferece apoio para quem deseja ter sucesso, tentando novas técnicas, e não somente o que já estão acostumados a fazer.

Comunicação na avaliação de desempenho por competências

O colaborador que consegue se comunicar de maneira eficiente, mas também desempenha um papel de escuta.

Para isso, avalie se o funcionário:

  • Além de receber um feedback, também dá esse retorno de maneira contínua;
  • Está sempre em contato com o gestor, passando dados sobre o progresso, assim como os eventuais problemas que estão acontecendo;
  • Solicita que todas as ações e planos sejam sempre informados para todos os envolvidos no projeto;
  • Garante que os outros funcionários estejam a par de informações importantes da empresa que a eles também lhe competem.

Pensamento criativo e inovador

O colaborador tem um pensamento inovador e também criativo, já que consegue elaborar e potencializar novas ideias para solucionar problemas e desafios que possam surgir no trabalho.

Para isso, avalie se o funcionário:

  • Não pense apenas em soluções rápidas para alcançar os resultados pretendidos;
  • Gerar um grande volume de ideias práticas e originais junto aos outros colaboradores;
  • Não foca em soluções mirabolantes, mas sim em ideias que são viáveis e que possam ser executadas de fato;
  • Testa as sugestões, a partir de metodologias e procedimentos. 

Conclusão

Como visto, existem diversas formas de avaliação de desempenho por competência. Porém, mostramos aqui as principais maneiras de fazer essa análise. Dessa forma, será possível focar no desenvolvimento dos funcionários em seus cargos dentro da organização. 

Portanto, ao entender como o um funcionário age e se comporta para cumprir o seu papel, a empresa será capaz de perceber como ele se encontra naquele momento, e qual comportamento ele precisa desenvolver para obter mais sucesso no trabalho. 

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