fbpx

Segmento de Tecnologia da Informação lidera ranking de startups no Brasil

Estudo realizado pela plataforma de Inteligência de Vendas da Cortex também mostrou que São Paulo, Minas Gerais e Rio são os estados com o maior número de startups.

Uma pesquisa desenvolvida pela Cortex, referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, mostrou que das 11.562 startups ativas no Brasil, 28% são do segmento de Tecnologia da Informação, 22% de Serviços e 16% do Varejo. No ranking, aparecem ainda Indústria com 11%, e Financeiro com 6%. As informações utilizadas no estudo foram obtidas por meio da plataforma Cortex, que possui uma base única de dados sobre empresas do Brasil, reunindo e cruzando informações de mais de 17 mil fontes locais e globais.

O estudo aponta que há pouca distribuição das startups pelo país: São Paulo, sozinho, concentra metade dessas empresas, 49,7%. O estado tem o maior número de startups em praticamente todos os segmentos econômicos, perdendo apenas para o Distrito Federal no setor de Governo. No Global Tech Hubs Report, publicado em 2019 pela CB Insights, a cidade de São Paulo aparece na lista dos 25 maiores polos tecnológicos do mundo.

Seranking de startups

Minas Gerais, em segundo lugar no ranking, tem 8% das startups. Algumas delas no San Pedro Valley, conhecido como o Vale do Silício de Belo Horizonte. Já o Rio de Janeiro, logo atrás no ranking, também conta com 8% das empresas. O estado tem diversos polos tecnológicos, como o Serratec, maior parque tecnológico do interior do RJ, que une o setor de tecnologia das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

SUL – A região Sul soma 2.585 startups, o que corresponde a 22% do total dessas empresas no Brasil. O estado do Paraná, na frente, conta com 852 startups, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm 848 e 785, respectivamente. O setor de Tecnologia da Informação é o que mais se destaca na região, sendo o escolhido por 15% das startups.

NORDESTE – O Nordeste concentra apenas 5,6% de todas as startups do país, somando um total de 652 empresas. Pernambuco é o estado que mais se destaca na região, com 179 startups, sendo 38,5% relacionadas à Tecnologia da Informação. O estado conta com o Porto Digital, polo de inovação mais famoso do nordeste brasileiro, localizado em Recife.

Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por Fleishman Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br