fbpx

A importância do tratamento da água a partir do case NEWBrew

Recentemente, a cervejaria artesanal Brewerkz foi assunto em alguns portais do ramo cervejeiro e de negócios, após lançar a NEWBrew, uma cerveja que leva água potável tratada do esgoto de Cingapura em sua receita. Lançamentos como esse reforçam o potencial do tratamento de água, inclusive, na fomentação de novos negócios.

Para o gerente da Asstefil, empresa de sistemas de filtragem, os processos de filtragem da água são essenciais a uma série de finalidades. “Desde o consumo doméstico até as grandes indústrias, a água é de extrema importância e a preocupação em utilizá-la ou consumi-la de maneira responsável implica na necessidade de seu tratamento”, afirma Fábio de Oliveira.

O especialista explica que existem diferentes métodos para a realização da filtragem da água. “Filtração e desinfecção são o que garantem um tratamento da água eficaz e permitem que o recurso possa ser amplamente utilizado sem implicações”, reforça Oliveira.

Um tratamento da água, independente da finalidade, passa por uma série de processos, como abrandamento, osmose reversa, ultrafiltração, desmineralização, decloração e desferrização. Cada um deles é responsável por solucionar um tipo de intercorrência diferente. 

“O sistema abrandador permite modificar a dureza da água. Já com a osmose reversa, até 99% dos solutos de baixo peso molecular como os sais ou moléculas orgânicas simples são retidos”, explica o gerente da Asstefil.

Em relação à ultrafiltração, o empresário explica que trata-se de uma filtração por membrana “cada vez mais usada para remover partículas, material orgânico natural, bactérias e outros microrganismos que podem causar indesejáveis cores e odores desagradáveis à água”, conta. No caso da decloração, a retirada do excesso de cloro da água. “Ele permite que o produto desinfetante mais usado para eliminar microrganismos seja administrado de maneira correta”.

Assim como o cloro em excesso faz mal, a presença de ferro ou manganês também e para isso é imprescindível o processo de desferrização. “Em grandes quantidades, estas substâncias podem causar problemas de bloqueio de válvulas e acúmulos em tubulações e tanques”, explica Fábio de Oliveira.

A filtragem da água e sua desinfecção nada mais são que os meios pelos quais se retira as impurezas, gostos e odores. “Certamente a água utilizada na produção da NEWBrew passou por processos como esses, para garantir um sabor agradável ao paladar do cliente, bem como requisitos que não implicam na saúde. Esta é certamente uma inovação inspirável”, finalizou o gerente da empresa de sistema de filtragem Asstefil.