fbpx

Dia dos Pais: DNA empreendedor é sucesso dos negócios da família Appolinário

Como os filhos, João, Pedro e Antonio, se inspiram e seguem os passos do pai, o empresário João Appolinário, no mundo dos negócios

João Appolinário é empreendedor por vocação e que teve de seu pai, empresário do ramo de automóveis, grandes ensinamentos no mundo dos negócios. “Ele foi meu grande mentor e me permitiu errar. Foram vários os momentos e situações os quais ele sabia o final do caminho, mas me deixou ir, porque isso faz parte do empreendedorismo. Com isso, tive várias oportunidades e experiências que me trouxeram até aqui, onde estou atualmente”, relata. Visionário, com seu DNA empreendedor, fundou a Polishop, em 1999, com um olhar diferenciado e inovador sobre o futuro do varejo, apostando no modelo de negócios omnichannel. “Eu percebi que o varejo do futuro era atender o consumidor onde ele estivesse. Assim, começamos a venda pela televisão e pelo e-commerce, apoiados por um call center. Em 2001, montamos nosso catálogo e, dois anos depois, abrimos nossas primeiras 10 lojas”, conta.

família Appolinário
Desde pequenos, os filhos acompanham a rotina e o trabalho do pai, João Appolinário, no comando da Polishop e outras empresas as quais ele é sócio – Créditos: Divulgação

E tudo o que ele aprendeu com seu pai no início de sua carreira ele buscou, também, ensinar para os seus três filhos, João (27), Pedro (25) e Antonio (22), desde pequenos. “Eu vim de uma família de empreendedores e me tornei um empreendedor. Consequentemente, meus filhos também presenciaram, desde cedo, esses exemplos e era de se esperar que, em algum momento da vida, eles se interessassem pelo empreendedorismo”, explica Appolinário. “O meu filho mais velho (João) já é empreendedor no Mega Studio Be Emotion e fico feliz de ver que ele está encontrando a razão dele nisso. Pedro está atuando no mercado financeiro e Antonio está estagiando em uma empresa de consultoria. Eles estão se direcionando naturalmente para essa carreira, mas, caso não queiram segui-la, sempre respeitarei a vontade de cada um”, ressalta.
 

Os três filhos têm no pai o maior exemplo no que diz respeito ao empreendedorismo e acompanham a rotina e dedicação de Appolinário para os negócios. O primogênito João Appolinário Neto, formado em Administração de Empresas, já acompanha o pai e é seu sócio em alguns negócios, como o Mega Studio Be Emotion, rede de salões de beleza. “Desde pequeno, eu via meu pai trabalhando com muita dedicação e resiliência no que faz. Sempre saindo cedo de casa e voltando tarde, trabalhando aos finais de semana e feriados, e isso acabou se tornando natural e ‘normal’ para mim também”, comenta. “Eu tinha 12 anos quando comecei a rodar as lojas da Polishop com ele e essa é uma das maiores lições que aprendi com ele: se dedicar e entender as coisas que você abre mão na vida por escolher ser empreendedor. Ele é meu maior exemplo na vida e na carreira por sua dedicação e pelo sucesso que ele tem e conquistou por ele mesmo, trabalhando muito, tendo investido em negócios que deram certo ou não e que me ensinaram que não tem problema errar, mas que se deve ser eficiente e ágil para passar por eles. Inclusive, ele é meu sócio no Mega Studio”, completa.

família Appolinário
João Appolinário e seus três filhos (João, Pedro e Antonio) –
Créditos: Divulgação

Assim como o irmão mais velho, Pedro – que é administrador e atuante na gestão de fundos em uma companhia de investimentos – e Antonio – que cursa Administração de empresas e é estagiário em uma empresa de consultoria de negócios – também querem seguir os passos do pai e têm nele grandes exemplos no que diz respeito ao empreendedorismo. “As maiores lições que aprendi com meu pai foram duas: a de que errar no empreendedorismo e nos negócios é normal e que só não erra quem não tenta, ou seja, tudo bem errar, mas aprenda com os erros e não persista neles durante a caminhada empreendedora; e a de se inovar sempre e questionar aquilo que já estamos acostumados, pois muitas vezes, lá se encontram novas oportunidades”, comenta Pedro. “Sempre ouvi dele que se você não fizer, ninguém vai fazer por você e que, independente do que for fazer, o importante é focar naquilo que você é bom e fazê-lo de forma bem feita, com dedicação e foco, sem perder tempo com o que não é importante na vida” ressalta Antonio.

DNA Inovador – Um de seus maiores legados, a inovação sempre esteve presente na carreira de João Appolinário como empreendedor e na Polishop que, desde o início, tem em sua missão, visão e valores, o objetivo de não vender apenas produto, mas, sim, benefícios para os clientes e agregar valor para eles. “Produto tem preço, benefício tem valor. A Polishop não vende só produtos, mas demonstra, principalmente, os benefícios que eles oferecem, porque hoje as pessoas não estão querem comprar por comprar, elas querem algum tipo de benefício que aquele produto tem, e nós somos experts no quesito demonstração”, ressalta.

Atualmente, a empresa é referência no varejo brasileiro, destacando-se pela criação de marcas e categorias de produtos exclusivos e de alta qualidade, que facilitam a vida de milhões de pessoas, e pelo seu formato de vendas e atendimento ao consumidor totalmente integrado, que inclui TV, lojas físicas, canal de venda direta, revista, plataforma digital completa (site, e-commerce e mídias sociais). Tudo isso funcionando com o auxílio dos mais de 3 mil colaboradores, mais de 200 lojas próprias instaladas nos principais shoppings centers do país, além de centros de distribuição, contact center 24/7 e 6 canais próprios de TV. Nos últimos anos, a empresa incorporou ao seu portfólio as marcas próprias Be Emotion (beleza), GENIS Fitness, que vêm crescendo e ganhando a preferência dos consumidores mais exigentes, e VIVA Smart Nutrition (nutrição inteligente). Além disso, estabeleceu parcerias com grandes marcas como Oster, Delong, Philips, Wap e a mais recente delas, com a Xiaomi, para venda de produtos exclusivos. A Polishop, inclusive, possui uma fábrica própria em Manaus (AM).

Com sua carreira de sucesso, João diz que tudo o que ele busca transmitir aos filhos é aproveitar as oportunidades. “Quero que eles estudem, se formem e que, acima de tudo, respeitem as pessoas e seus princípios em qualquer situação da vida, além de que, na medida do possível, absorvam a mentoria que eu dou a eles”, comenta. “Fico muito orgulhoso das escolhas que meus filhos têm feito para a vida de cada um deles e foi com eles que aprendi o verdadeiro significado da palavra amor. O meu maior desejo é o de que eles sejam felizes, na vida e, principalmente, na carreira que eles decidiram seguir. Espero e desejo que eles acertem mais do que errem nessas escolhas”, finaliza.


Este conteúdo de divulgação comercial foi fornecido
Por 
Oxoflow Comunicação
e não é de responsabilidade de revistaempreende.com.br