Alcançado no Brasil, esse resultado já é um case global da ASICS tendo ampliado significativamente os resultados da marca multinacional japonesa no país
A ASICS, uma das líderes globais em artigos esportivos, tem revolucionado as vendas no comércio digital a partir da parceria com a VTEX, plataforma global de comércio composable. Tendo em vista um cenário em que é cada vez mais comum as pessoas serem impactadas por conteúdos e experiências diferenciados disponíveis no ambiente digital, a ASICS decidiu ampliar a parceria com a VTEX, que vem desde 2019, e incorporar a solução de live shopping em sua estratégia de marketing.
Imagine estar acompanhando as redes sociais de suas marcas preferidas e se deparar com uma transmissão ao vivo com várias ofertas e novidades e, muitas vezes, influenciadores e personalidades renomadas que trabalham com a marca? É isso que o VTEX Live Shopping proporciona ao combinar a interatividade das transmissões ao vivo em redes sociais e a praticidade do comércio digital, propondo uma nova abordagem para o processo de venda e consumo que facilita a jornada de compra do consumidor, que só precisa acessar a home page do próprio ecommerce.
Os primeiros resultados da parceria com a ASICS foram surpreendentes: Em comparação com o período em que não se fazia lives, a empresa chegou a um aumento de 135% no número de pedidos.
Tal resultado chamou a atenção da matriz global da ASICS, consolidando a operação brasileira como um exemplo internacional de inovação. Além de gerar um crescimento nos pedidos, as lives também impulsionam outros KPIs importantes, como sessões médias do site, taxa de conversão média e até mesmo aumento no ticket médio.
“Nos tornamos um case global com o Live Shopping da VTEX ao utilizá-lo não só como um caminho para a comunicação entre a marca e o consumidor final, mas como um recurso importante dentro da nossa estratégia de vendas e de marketing. Essa virada de chave impulsionou os nossos resultados”, afirma Helio Pereira, diretor de DTC e vice-presidente regional de vendas da ASICS América Latina. “Nosso desafio agora é entender como podemos utilizar o live shopping também como apoio em outras vertentes de comunicação da marca”, conclui o executivo.
Hoje, a ASICS entende o Live Shopping da VTEX não apenas como mais um canal de vendas, mas como um canal de comunicação para os consumidores finais, que participam de uma experiência diferente nas redes sociais enquanto avaliam as novidades sobre o lançamento. Isso porque a ASICS, por exemplo, passou a trazer influenciadores e profissionais do esporte para interagir com os clientes durante as lives. Durante a transmissão, esses especialistas comentam tecnicamente sobre os benefícios e os diferenciais dos produtos, além de testar, em tempo real, os modelos de destaque do Live Shopping. Além disso, as transmissões ao vivo também trazem um conteúdo diferenciado aos próprios vendedores, que adquirem mais conhecimento para aplicar no seu dia a dia.
“Na VTEX, entendemos que vender vai muito além da transação: é também um momento de experiência. O case da ASICS mostra como o Live Shopping pode transformar o engajamento em um pilar estratégico de vendas. Quando unimos tecnologia, conteúdo ao vivo e relevância, criamos experiências que constroem comunidades, fortalecem a marca e geram resultados concretos”, destaca Rafaela Rezende, general manager da VTEX no Brasil.
Um exemplo dessa conexão são os lançamentos de tênis, em que o VTEX Live Shopping é uma das principais estratégias de marketing e de vendas para transformar o lançamento em uma experiência inovadora, consistente e atrativa ao consumidor. Em setembro, a ASICS conduziu uma live para lançar os novos Megablast™ e Sonicblast™. Apresentada por Julia Sette, com participação de Flávia Palheiros e do treinador de corrida Marcelo Avelar, além de Daniel Costa, Diretor de Produto e Inovação da ASICS América Latina, e Flávio Higa, Gerente de Produto da ASICS América Latina, a transmissão contou com convidados e ofereceu uma imersão completa sobre os novos modelos, além de promoções exclusivas para quem assistia.
A estratégia do VTEX Live Shopping também teve destaque em outros lançamentos, como da linha Metaspeed Tokyo, em julho de 2025, e do Novablast 5 no final de 2024.
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