1

Multinacional do e-commerce triplica número de pedidos nas últimas duas Black Friday e projeta enviar mais de 120 mil produtos neste mês

red and white balloons on white wall

Social Digital Commerce está há sete anos no mercado e figura como o segundo maior player do segmento no Brasil; executivo destaca a importância do e-commerce próprio para se destacar da concorrência em épocas com grande volume de vendas

No próximo dia 25 de novembro, mais de 78% dos brasileiros pretendem comprar produtos pela internet por conta da Black Friday, segundo pesquisa recente da Nielsen. Em 2022, as vendas no varejo cresceram 6,9% e o e-commerce registrou alta de 21,1%, enquanto o faturamento no universo físico subiu 5,4%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Já para a Social Digital Commerce, segunda maior empresa de e-commerce no Brasil, que tem visto os seus números saltarem nos últimos anos criando lojas online para marcas e inserindo estrategicamente empresas no universo digital, o cenário foi ainda mais positivo.

A multinacional, que registrou cerca de 13 mil pedidos faturados e 25 mil produtos enviados em novembro de 2021, comemorou em novembro de 2022, ao fechar o faturamento de 25 mil pedidos e enviar mais 75 mil produtos, o triplo do ano anterior. Na última Black Friday, a empresa chegou a faturar 3 mil pedidos em apenas oito horas. A projeção é que em 2023, o mês de novembro se encerre com pelo menos 40 mil pedidos faturados e cerca de 120 mil produtos enviados, um aumento de 60% em relação ao ano anterior. A empresa ainda realizou a contratação de 150 funcionários durante este mês de novembro por conta da data e pretende efetivar cerca de 80 deles.

Para o CEO e fundador da Social Digital Commerce, Ricardo Onofre, os números favoráveis registrados pela empresa nos últimos anos se devem justamente ao fato de a multinacional trabalhar com uma gama de serviços que buscam otimizar de forma completa a jornada de compra para o cliente final, “não basta oferecer o produto na internet, é necessário o desenvolvimento de uma estratégia completa de e-commerce para que a marca ou produto se destaque da concorrência”, afirma o executivo. Nesta proposta, de trabalhar a digitalização de maneira otimizada, a Social Digital Commerce tem atraído clientes de peso: Botafogo, Concha y Toro, Copag, Darkside Books, Del Rio, Freixenet e Tekbond são algumas das marcas que vão faturar na Black Friday por meio do serviço da empresa.

Onofre reforça ainda a importância das marcas terem um e-commerce próprio, especialmente na Black Friday. O executivo explica que este fator, além de estreitar o relacionamento com os clientes fiéis da marca, traz mais liberdade para as empresas, já que elas poderão criar suas próprias ações com ofertas exclusivas, distintas das negociações realizadas no varejo. “A alta competitividade dos negócios online exige que empreendedores se destaquem e ofereçam mais do que já está disponível no mercado. É essencial proporcionar uma jornada otimizada para o cliente final e isso, atrelado a um e-commerce próprio e eficiente, pode aumentar não apenas a confiança na marca, como também fidelizar o cliente, fator de extrema importância para negócios de todos os segmentos”, finaliza.

Quatro hubs de soluções compõem a linha de frente da multinacional, que quadruplicou o seu faturamento total nos últimos três anos. O Digital Management, que gerencia e monitora toda a jornada de compra, desde o planejamento, apoio para cadastro de produtos, precificação, manutenção e gestão de sites à integração com os principais marketplaces do mercado. O Marketing Intelligence, que traz uma experiência de venda completa por meio de um BI totalmente integrado à plataforma de vendas por meio de estratégias do marketing digital. O International Management, que oferece os produtos dos clientes no Brasil e em outros países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá, China e diversos países da América Central. E o hub exclusivo de Retail Management, que transpassa as barreiras do digital e incorpora a experiência do varejo em lojas físicas por meio da criação de lojas conceito e pop up stores, sendo a Social Digital Commerce a única empresa de e-commerce no Brasil a oferecer o serviço.